Precisa dar baixa no contrato intermitente?

Perguntado por: Madalena Mota  |  Última atualização: 24. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Ao final da relação trabalhista, o empregador deve dar baixa na carteira de trabalhador intermitente. O processo ocorre na página “Contrato de Trabalho”, na qual é preciso preencher a data de rescisão e a assinatura do empregador. Além disso, o empregador deve registrar o desligamento no eSocial.

Como encerrar o contrato intermitente?

Para formalizar a rescisão no contrato intermitente, a empresa deve elaborar um documento afirmando a dispensa do colaborador. Depois disso, basta dar baixa na carteira de trabalho e registrar o desligamento do profissional no eSocial.

Como fazer a rescisão de contrato intermitente?

Para formalizar a rescisão no contrato intermitente, a empresa deve fazer um documento que afirma a dispensa do trabalhador. Depois disso, basta dar baixa na carteira de trabalho e fazer o desligamento no eSocial.

Quando termina o contrato intermitente?

Conforme estabelece a Lei 13.467/2017, principal texto que rege o trabalho intermitente, não existe um prazo de duração para o contrato intermitente. Ou seja, o empregador não precisa se preocupar em quanto tempo dura um contrato intermitente, visto que a modalidade contratual é por tempo indeterminado.

É devido aviso prévio no contrato intermitente?

A rescisão sem justa causa do funcionário intermitente terá a verba de aviso prévio na modalidade indenizada, conforme dissemos anteriormente. Além disso, seguindo a regra geral das rescisões de contrato de trabalho, a empresa não poderá rescindir o contrato com o funcionário e dispensar o pagamento do aviso.

7 COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE CONTRATO INTERMITENTE

26 questões relacionadas encontradas

O que acontece se o intermitente pedir demissão?

Caso o empregado tenha pedido demissão, seus direitos na rescisão no trabalho intermitente são: Salário referente aos dias trabalhados; 13º salário proporcional; Férias proporcionais acrescidas de ⅓ constitucional.

Sou intermitente posso pedir demissão?

De maneira geral, os motivos para a rescisão de contrato intermitente são iguais aos demais modelos de relação trabalhista. Desta forma, as regras sobre o que se caracteriza demissão por justa causa e sem justa causa são as mesmas. Além disso, o colaborador também pode pedir o desligamento da empresa.

Como é calculado o aviso prévio do intermitente?

Para calcular o aviso prévio do trabalhador intermitente, o empregador deve fazer a média dos últimos 12 salários do funcionário. Contudo, caso o período de contrato tenha sido inferior a 1 ano, utilizam-se as remunerações do curso do contrato.

Quais são as regras do contrato intermitente?

O contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado por escrito e conter especificamente o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao valor horário do salário mínimo ou àquele devido aos demais empregados do estabelecimento que exerçam a mesma função em contrato intermitente ou não.

O que diz a CLT sobre contrato intermitente?

Assim dispõe a nova redação do artigo 443 da CLT: “Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.”

Qual o valor da multa rescisória no contrato intermitente?

Multa rescisória e novos modelos de contrato

No contrato intermitente, a multa de 40% do FGTS não é aplicada, tendo em vista que a relação de trabalho não é contínua. Já na demissão de comum acordo, prevista no artigo 484-A da CLT, o empregado tem direito a 20% de multa sobre o saldo do FGTS, e não 40%.

Qual é a desvantagem de um contrato de trabalho intermitente?

Desvantagens do contrato de trabalho intermitente

Complexidade na Gestão do Empregador: Para os empregadores, a gestão de uma equipe intermitente pode ser mais complexa, exigindo um planejamento cuidadoso para atender às demandas flutuantes.

Quantos dias no mês o intermitente pode trabalhar?

Quantos dias no mês o trabalhador intermitente pode trabalhar? Dependendo da demanda da empresa, o trabalhador intermitente pode trabalhar até todos os dias, mas, ao fim dessa necessidade de trabalho, o período de inatividade deve ser respeitado, já que essa é a principal característica deste tipo de contrato.

Como fica o FGTS no contrato intermitente?

Trabalhador intermitente tem direito ao FGTS? Sim, o trabalhador intermitente tem direito ao FGTS. O recolhimento é obrigatório e de responsabilidade da empresa contratante ao final de cada convocação. O FGTS para contrato intermitente segue os 8% de contribuição, com base no salário proporcional.

O que acontece quando o contrato de trabalho fica em aberto?

O contrato aberto na carteira de trabalho significa que o trabalhador possui um contrato de trabalho por tempo indeterminado, ou seja, sem uma data de término especificada. Isso garante ao empregado estabilidade no emprego e o direito a todos os benefícios e proteções previstos na legislação trabalhista.

Qual a diferença entre contrato intermitente e CLT?

Tempo de Leitura: 14 minutos O trabalho intermitente é aquele que não segue uma jornada de atividades preestabelecida, por isso o funcionário é chamado ao trabalho apenas quando necessário. O trabalho intermitente, previsto na CLT, é um modelo de contrato no qual o colaborador trabalha para uma empresa ocasionalmente.

Qual o valor do salário de um intermitente?

O salário do trabalhador intermitente em 2024 é de, no mínimo, R$ 6,42/hora de trabalho. Além disso, o empregador deve considerar descontos e adicionais incidentes sobre o valor bruto – Foto: Freepik.

Quem trabalha intermitente tem direito a vale alimentação?

Sim. O funcionário deverá usufruir de intervalo para repouso e/ou alimentação de acordo com a legislação, sendo 15 minutos para jornadas de 4 a 6 horas consecutivas, e de 1 a 2 horas para jornadas superiores a 6ª hora diária.

Quem tem contrato intermitente recebe seguro desemprego?

Importante destacar que o trabalhador intermitente não tem direito ao programa de seguro-desemprego. Em caso de rescisão no trabalho intermitente, é preciso registrar o fim do contrato no eSocial. Dessa maneira, você faz o desligamento do funcionário de forma transparente e legal perante o governo federal.

Como anotar o contrato de trabalho intermitente na CTPS?

Carteira de trabalho digital

Logo, o empregador não precisa preencher a carteira de trabalho do funcionário intermitente, basta fazer o cadastro do mesmo no eSocial e todas as informações irão constar automaticamente na CTPS digital, isso porque os sistemas são integrados.

Quem paga o INSS no contrato intermitente?

Quem paga o INSS do trabalhador intermitente? Assim como para outros colaboradores, o pagamento deve ser realizado de forma integral pela empresa (fique de olho na exceção, abaixo).

Qual o prazo para informar a rescisão no Esocial?

Prazo de envio

O prazo é até 10 dias a contar data do desligamento, sendo que na contagem é excluído do dia do desligamento. No caso de desligamento por transferência ou por mudança de CPF do empregado, o prazo é até o dia 15 do mês seguinte à data do desligamento.

O que significa a letra j No FGTS?

J Rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado. K Rescisão a pedido do empregado ou por iniciativa do empregador, com justa causa, no caso de empregado não optante, com menos de um ano de serviço.

Quanto tempo a empresa tem para me dar a chave do FGTS?

Prazo empresa liberar chave FGTS

O prazo para liberação da chave do FGTS é de até 10 dias, após o empregador ter informado à Caixa Econômica sobre a rescisão do contrato do trabalhador.

Artigo anterior
Quais são as formas de orientação?
Artigo seguinte
Qual o melhor lugar para escolher no cinema?