Porquê usar hipoclorito na endodontia?
Perguntado por: Íris Ariana Rocha Torres Borges | Última atualização: 9. August 2024Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)
O hipoclorito de sódio utilizado nos tratamentos endodônticos possui um amplo espectro de ação contra bactérias encontradas no canal radicular. Também apresenta característica única de dissolver matéria orgânica de remanescentes pulpares.
Para que serve o hipoclorito na endodontia?
O hipoclorito de sódio utilizado em diferentes concentrações para limpeza de canais radiculares tem sido a solução de escolha entre os profissionais por apresentar ação antimicrobiana e atuar como solvente tecidual.
Qual hipoclorito Devo usa em canal?
O hipoclorito de sódio (NaCLO) é a solução auxiliar da instrumentação dos canais radiculares mais utilizada por cirurgiões dentistas de todo o mundo, devido às suas propriedades altamente desejáveis como coadjuvante do preparo químico-mecânico do canal radicular.
Quando usar hipoclorito ou clorexidina?
O hipoclorito de sódio e a clorexidina possuem atividade antimicrobiana muito semelhante e são eficazes como agentes irrigantes na endodontia. Em grandes concentrações, o hipoclorito de sódio é mais eficaz do que a clorexidina, porém concentrações elevadas causam danos aos tecidos periapicais.
Para que é usado o hipoclorito de sódio?
PARA QUE SERVE? O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus.
Ação do Hipoclorito no tratamento Endodôntico
Qual o mecanismo de ação do hipoclorito de sódio?
Hipoclorito de sódio fórmula: Sua fórmula, NaClO, se dá pela combinação do cloro com hidróxido de sódio. A reação gera o hipoclorito, um forte agente oxidante capaz de eliminar vírus e bactérias, microrganismos extremamente sensíveis à oxidação.
Quais são as vantagens e desvantagens do hipoclorito de sódio?
No caso de tecidos brancos e claros, o hipoclorito de sódio pode ser útil na remoção do bolor – que é muito difícil de retirar sem deixar vestígio. Porém, é importante lembrar que o hipoclorito é um agente corrosivo e quanto mais diluído, menor é a agressão à peça.
Porque não pode usar clorexidina após hipoclorito de sódio?
A combinação de hipoclorito de sódio (NaOCl) e clorexidina (CHX) produz um precipitado potencialmente tóxico (PPT).
Quais são as principais soluções Irrigadoras utilizadas na endodontia?
Dentre as soluções irrigadoras mais comumente utilizadas na terapia endodôntica tem-se: hipoclorito de sódio, clorexidina e mais recentemente o ácido acético (vinagre). Palavras-chave: soluções irrigadoras, hipoclorito de sódio, clorexidina, ácido acético.
Quais as principais vantagens da clorexidina e hipoclorito de sódio?
A clorexidina, ao contrário do hipoclorito de sódio, apresenta biocompatibilidade, não sendo irritante aos tecidos periapicais, além de possuir substantividade, isto é, tem efeito antimicrobiano residual. O hipoclorito de sódio é capaz de dissolver tecidos orgânicos, talvez sua principal vantagem sobre a clorexidina.
O que substitui o hipoclorito?
Pode-se substituir o hipoclorito 1% por água sanitária 2,5% na proporção 2 litros diluídos em 3 litros de água.
O que o dentista usa para desinfetar o dente?
Há décadas estudos tem analisado o uso da água sanitária, que na sua composição possui o hipoclorito de sódio, no tratamento endodôntico. O hipoclorito de sódio (NaOCl) é considerado a solução irrigadora mais utilizada mundialmente na terapia endodôntica.
O que acontece se cair hipoclorito na boca?
O uso do hipoclorito de sódio sem o adequado isolamento absoluto do dente pode levar à ingestão bem como à inalação desta solução por parte do paciente. Isto pode resultar numa irri- tação da garganta e, nos casos mais graves, a via aérea supe- rior pode ficar comprometida.
Quando usar o EDTA Na Endodontia?
Sua utilização se dá como irrigação final (no mínimo 5ml), na remoção da matéria inorgânica e abertura de túbulos, ou para instrumentação, em casos de canais com dentina muito calcificada, devido a sua ação quelante.
Como usar EDTA em Endodontia?
- Colocar uma gota de EDTA Trissódico Líquido na entrada do conduto radicular no início da instrumentação;
- Aguardar de 2 a 3 minutos, período durante o qual o produto começa a fazer efeito, para iniciar a instrumentação.
Quais as vantagens e desvantagens da clorexidina?
Devido a excelente propriedade antimicrobiana do hipoclorito de sódio, ele é o irrigante mais utilizado na endodontia, porém ele tem uma desvantagem que é a de ser muito irritante aos tecidos periapicais, podendo cau- sar reação inflamatória no local e dor severa14.
Quando usar Formocresol na endodontia?
Caso de necrose pulpar
Se o canal não estiver totalmente instrumentado recomenda-se dar preferência pela escolha do medicamento Formocresol do que o Tricresol Formalina, pois ele é menos tóxico e tem menor concentração de Formaldeído.
Para que serve o Formocresol na endodontia?
Normalmente o formocresol é usado como medicação de escolha em pulpotomias, ou seja, o tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie.
Para que serve o hidróxido de cálcio na endodontia?
Nesse caso, as pastas de hidróxido de cálcio são usadas desta forma quando há perda do selador coronário. Além disso, o hidróxido de cálcio é utilizado para estimular a formação de barreira mineralizada, reparando tecidos em casos de perfurações.
Quais os 3 tipos de clorexidina?
A clorexidina pode ser encontrada em farmácias, drogarias ou lojas de produtos hospitalares, em diversas formulações e diluições, na forma de solução aquosa ou alcoólica, spray e também como clorexidina degermante ou enxaguante bucal.
Para que serve a clorexidina na Odontologia?
Na saúde bucal, a clorexidina é geralmente recomendada para o tratamento da gengivite, doença muito comum de ser diagnosticada nos consultórios odontológicos. Como explicamos, essa substância mata bactérias ruins, o que ajuda a tratar a gengivite, bem como promover a cicatrização da gengiva inflamada.
O que é solução de Milton?
Solução de hipoclorito de sódio a 1% altamente bactericida, indicado para a instrumentação e irrigação de canais radiculares, atuando como desinfetante. Tem ação física de circulação do líquido pelo interior do canal radicular.
Quais as desvantagens do hipoclorito de sódio?
O hipoclorito de sódio é altamente prejudicial ao meio ambiente. Ambientalistas alertam e reprovam seu uso, pois o NaClO reage quimicamente com outras substâncias presentes na água, causando destruição e contaminação no local ou nas substâncias expostas.
Como o cloro mata bactérias?
A atividade bacteriana, de forma geral, necessita de baixos níveis de cloro, e o excesso desse elemento é o responsável pela inibição de reações enzimáticas essenciais dentro da célula. O cloro tem propriedades oxidativas, sendo então capaz de modificar estruturas de enzimas vitais para as bactérias.
Qual a diferença de cloro e hipoclorito?
O cloro é usado apenas em atividades específicas, como o tratamento de água em grandes volumes. O hipoclorito costuma ser utilizado para limpeza de piscinas, alimentos, caixas d'água e outros ambientes. Já a água sanitária é o produto mais comum, usado com frequência na limpeza de diversos espaços, como os banheiros.
Qual a diferença do diclofenaco sódico e o de potássio?