Porque se usa agrotóxicos na agricultura?

Perguntado por: Renato Araújo Jesus  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Para que servem os agrotóxicos? Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.

Qual é o principal objetivo da aplicação de agrotóxicos?

O método atual de aplicação não difere daquele que se empregava no final do século passado, e tem como objetivo estabelecer uma barreira tóxica na superfície do alvo para impedir o ataque de pragas e doenças. Atualmente, a eficácia dos agrotóxicos para o controle dos problemas fitossanitários é muito grande.

Por que usamos agrotóxicos nas lavouras?

Os agropecuaristas utilizam os agrotóxicos a fim de controlar e combater possíveis pragas e doenças que atacam as plantações, pois esses possuem a capacidade de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos. Esse controle garante, de certo modo, a produtividade das produções agrícolas, evitando prejuízos.

O que justifica o uso de agrotóxicos na produção de alimentos?

O uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos está diretamente atrelado a necessidade de maior produtividade agrícola. Tais substâncias químicas visam, entre outros fatores, à proteção dos alimentos contra pragas e o aumento da produtividade rural, que ajuda no crescimento econômico do país.

O que causa o uso de agrotóxicos nas plantações?

Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.

AGROTÓXICOS NO BRASIL: IMPACTOS NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE | Atualidades e Redação para o Enem

29 questões relacionadas encontradas

Por que usam tanto agrotóxicos no Brasil?

A mais óbvia é que somos um dos maiores produtores agrícolas do mundo, de soja principalmente. Uma outra é que nossas sementes melhoradas já são pensadas para usar agrotóxicos. São selecionadas até um certo ponto em que, realmente, dependem destes produtos.

Quais são os benefícios do uso de agrotóxicos?

O texto é claro: os agrotóxicos têm como função proteger a fauna e a flora dos ataques de espécies consideradas nocivas. Eles são usados contra o ataque de insetos e lagartas ou no tratamento de doenças causadas por fungos e ácaros. Ou seja, os agrotóxicos são os remédios das plantas.

É possível produzir alimentos sem usar agrotóxicos?

Em suma, é praticamente impossível produzir qualquer alimento totalmente isento do que hoje é chamado de "agrotóxico e afins" que, pela sua definição, nem sempre é de uso agrícola e nem sempre é veneno.

É possível o mundo viver sem o uso de agrotóxicos?

Eliane garante que é possível alimentar toda a população sem o uso de agrotóxicos. “O ideal é que seja feita gradualmente a mudança de modelo. Mas atualmente, existe muito pouco incentivo a essas práticas mais sustentáveis”, avalia.

Quais os impactos do agrotóxicos?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Quem defende o uso de agrotóxicos?

Com o veto, permanece o atual sistema tripartite de registro e controle de agrotóxicos, que congrega as pastas da Agricultura, do Meio Ambiente, por meio do Ibama, e da Saúde, representado pela Anvisa.

Qual é o agrotóxico mais perigoso?

A análise mostrou que glifosato, Aldicarbe, paraquate, Picloram e Carbofurano são os agrotóxicos que mais intoxicaram brasileiros na última década.

Como os agrotóxicos afetam o Meio Ambiente?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados.

Porque os agrotóxicos são perigosos?

Estudos científicos no mundo todo têm evidenciado a relação entre o uso de agrotóxicos e diversas doenças, como: leucemias e outros cânceres; alterações neurológicas (como o Mal de Parkinson); lesões no fígado, pele e pulmão; alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental.

Como diminuir o uso de agrotóxicos na agricultura?

Três dicas para reduzir o consumo de agrotóxicos
  1. Lave frutas, verduras e legumes em água corrente. Apesar de não ser possível eliminar completamente os agrotóxicos, você pode diminuir o excesso de resíduo que está na superfície dos alimentos. ...
  2. Valorize os produtores locais. ...
  3. Opte por alimentos da estação.

Qual a importância de reduzir o uso de agrotóxicos?

A falta de controle de pragas compromete a biodiversidade e ameaça populações afetadas pela fome. Cerca de 40% da produção agrícola do mundo é perdida todos os anos pelo ataque de pragas, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

O que o uso de agrotóxicos pode causar no solo?

A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares.

Quais são os alimentos que mais utilizam agrotóxicos?

Quem lidera a lista como alimento mais contaminado é o pimentão, seguido da goiaba, da cenoura, do tomate e da alface. Veja os níveis de agrotóxico em cada um deles na imagem.

Como é possível evitar o uso de agrotóxico?

Entre os artifícios usados na agroecologia, podemos citar a compostagem, o uso de defensivos naturais, a rotação de culturas e a diversidade no plantio.

O que aconteceria se não existisse o agrotóxicos?

“Uma pesquisa holandesa mostra que os agrotóxicos matam também os inimigos naturais das pragas. Sendo que, se os inimigos fossem preservados, não haveria necessidade de agrotóxicos. Muitas espécies podem ser associadas à criação do café sem prejuízos para as plantações. O inimigo natural faria o controle”, explicou.

O que acontece com os alimentos com agrotóxicos?

Estudos recentes comprovam que a exposição prolongada aos agrotóxicos causam ataques ao sistema nervoso, ao sistema imunológico, câncer, má formações, além de infertilidade. A ingestão de alimentos com restos de produtos químicos também pode provocar alergias e sobrecarga do fígado, entre outros problemas.

Como evitar o uso de agrotóxicos no Brasil?

Agrotóxico no Brasil: como ajudar a reduzir?
  1. 2.1 1. Não desperdice alimentos.
  2. 2.2 2. Compre produtos da estação.
  3. 2.3 3. Compre de pessoas da sua região.
  4. 2.4 4. Evite alimentos ultraprocessados.
  5. 2.5 5. Fale sobre o uso de agrotóxicos.

Quais as vantagens e desvantagens do uso de agrotóxicos na agricultura?

Além de ser eficaz no combate a pragas e doenças nas plantações quando utilizado de forma correta. Por outro lado, há forte embate de ambientalistas contra o uso de agrotóxicos, embasados em dados e pesquisas que comprovam danos aos solos, aos recursos hídricos e a contaminação de alimentos.

Qual é o país que mais usa agrotóxico no mundo?

No mesmo ano, a China, que tem quase sete vezes mais habitantes que o Brasil, aplicou 244 mil toneladas. Já os EUA aplicaram 457 mil toneladas. Juntos, eles uasaram 701 mil toneladas. De acordo com os dados da FAO, o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo.

O que falar sobre agrotóxicos?

Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano (BRASIL, 2002; INCA, 2021).

Artigo anterior
Quem é Danton Mello diabetes?
Artigo seguinte
Qual é o livro mais famoso do mundo?