Porque sangra após histeroscopia?

Perguntado por: Tomé Antunes de Correia  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

É normal ter sangramento após histeroscopia cirúrgica? Sim, a dilatação do colo uterino e a retirada da patologia do interior do útero podem provocar sangramentos de pequeno volume no pós operatório, mas que duram poucos dias.

Quanto tempo é normal sangrar após histeroscopia?

O sangramento após a histeroscopia deve durar apenas alguns dias. Algumas pacientes também relatam a presença de cólicas após o procedimento. Senso assim, são prescritas medicações para aliviar possíveis dores.

O que pode acontecer depois da histeroscopia?

Embora a histeroscopia cirúrgica seja bastante segura, possibilitando uma rápida e plena recuperação da paciente, há risco de que o procedimento cause sangramento vaginal excessivo, perfuração uterina, intoxicação hídrica e lesões nas estruturas internas.

É normal menstruar depois da histeroscopia?

O fluxo menstrual pode alterar após um procedimento cirúrgico. Recomendo procurar o médico que fez o procedimento em caso se dúvidas ou persistência dos sintomas.

É normal sangrar após retirada de pólipo uterino?

O sangramento não deve ser muito intenso e deve diminuir com o passar dos dias, não tendo tempo certo para finalizar - aquela "borrinha de café" pode ficar alguns dias. Se o sangramento estiver intenso ou aumentar com o dia-a-dia, você deve retornar ao serviço em que fez a polipectomia (retirada do pólipo!).

HISTEROSCOPIA: CUIDADOS E DICAS APÓS O PROCEDIMENTO

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para cicatrizar a retirada de pólipo?

3 a 7 dias é suficiente.

Quantos dias dura o sangramento de cirurgia de pólipo endometrial?

Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. O sangramento em pequena quantidade, sem dor excessiva, sem febre, sem corrimento com odor fétido, sem náuseas ou vômitos é normal. Esse sangramento pode durar até 20 dias.

É normal sangrar depois da videohisteroscopia?

Após o exame, a paciente poderá retornar as suas atividades cotidianas. Uma discreta cólica e dor nos ombros, além de um pequeno sangramento vaginal, são esperados.

Pode pegar peso depois da histeroscopia?

Se não houve intercorrências no procedimento e você está se sentindo bem, já pode retornar às atividades.

Como é a recuperação da histeroscopia?

Como é a recuperação

O pós-operatório da histeroscopia cirúrgica normalmente é simples. Depois da mulher acordar da anestesia, ela fica em observação por cerca de 30 a 60 minutos. Assim que estiver bem acordada e não sentir qualquer desconforto, pode ir para casa.

Como fica o útero depois da histeroscopia?

Como fica o útero após o procedimento? Pode haver um pequeno sangramento que cessa espontaneamente e um leve desconforto em baixo ventre. Em geral, a recuperação é rápida e a mulher pode retornar às suas atividades cotidianas alguns dias após a histeroscopia.

Pode retirar mioma por histeroscopia?

Por meio da histeroscopia cirúrgica é possível remover pólipos uterinos, miomas submucosos, corrigir alterações da cavidade do útero e remover aderências.

Quanto tempo pode ter relação depois de uma histeroscopia?

Se estiver sem sangramento ou dor, 7 dias.! Normalmente algo entre 7 a 14 dias, quando já não sentir colicas nem tiver sangramentos.

Como fica a menstruação depois da histeroscopia cirúrgica?

Como é a recuperação

Geralmente a paciente fica sangrando por alguns dias, de forma semelhante a uma menstruação.

É normal sangrar após biópsia do útero?

Se for feita uma biopsia do colo do seu útero, você pode um sangramento vaginal leve durante uns dias. Se você recebe o tratamento pela crioterapia, pode ter um exsudato (corrimento) vaginal aquoso por até quatro semanas. Embora seja improvável, você também pode ter hemorragia vaginal intensa.

Quem faz histeroscopia pode trabalhar?

Após o exame pode trabalhar ou passear normalmente. Pedimos que evite atividade física após o exame. Se for feita a biópsia, é esperado um pequeno sangramento nos próximos dias. O resultado da biópsia (laudo histopatológico) demora em média 10 dias, quando, então, concluímos o diagnóstico e emitimos o laudo do exame.

Quanto tempo leva para cicatrizar uma cirurgia de histerectomia por dentro?

Em média, a recuperação é de 4-6 semanas, mas depende das intervenções realizadas e de particularidades individuais.

O que não pode comer depois da histeroscopia?

Olá! Não há contra indicações dietéticas e nem de exposição solar neste pós operatório. Converse com o seu médico sobre a liberação para atividades físicas, atividades de vida habituais e relações sexuais.

Quem faz histeroscopia cirúrgica pode subir escadas?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

No pos operatório o ideal é não fazer esforço físico por 30 dias . Todavia , poderá subir escadas ao chegar na sua casa sem problemas mas não deve subir e descer diversas vezes para evitar complicações associadas como herniacoes , seromas e infecção de ferida .

Para que serve a Vídeo-histeroscopia com biópsia?

Na clínica ginecológica e na investigação da infertilidade feminina, a vídeo-histeroscopia com biópsia é um recurso fundamental para confirmar o diagnóstico de doenças intrauterinas, como endometrite, pólipos endometriais e câncer de endométrio.

Pode dirigir depois da histeroscopia cirúrgica?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Pode dirigir imediatamente!

Quanto custa uma histeroscopia cirúrgica particular?

A histeroscopia diagnóstica é mais simples e portanto, com custo menor. Na região Norte, por exemplo, ela pode ser feita por preço médio de R$300 e em SP pode chegar a R$ 1000 reais. Se com sedação, aumenta mais o preço.

Quem teve pólipo pode ter de novo?

Os pólipos intestinais retirados raramente voltam, entretanto durante o exame algum pólipo pequeno pode passar desapercebido ou pode haver crescimento de novos pólipos, e por isso a necessidade de repetir o exame a determinados intervalos.

Qual o valor de uma cirurgia de histeroscopia?

Se toda a despesa é particular, em torno de 5 a 10 mil, depende do estado.

Porque o pólipo vai para biópsia?

Pólipos de até 5 mm possuem menores chances de já terem se tornado um câncer e são retirados com mais facilidade. Para esse tipo de pólipo, pode ser utilizada uma pinça de biópsia, como instrumento para retirada, e não costuma haver necessidade de cauterização, uma vez que o risco de sangramento é baixo.

Artigo anterior
Como ligar a cobrar de portugal para o brasil?
Artigo seguinte
Como obter certificado digital Icp-brasil A1 ou a-3?