Porque quem tem trombose não pode andar de avião?

Perguntado por: Yasmin Bruna de Brito  |  Última atualização: 28. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

Qualquer pessoa que voe durante o tratamento de trombose com medicamentos corre o risco de o coágulo de sangue se desprender da parede do respetivo vaso sanguíneo e, no pior dos casos, de se deslocar em direção aos pulmões, coração ou cérebro.

Pode viajar de avião quem tem trombose?

6. Quem já teve diagnóstico de trombose ou embolia pode viajar de avião? Sim, mas é importante consultar o médico antes e seguir rigorosamente as orientações quanto à medicação. No entanto, nunca se deve, em hipótese alguma, automedicar-se quando se trata de uma condição tão séria como a trombose.

Como evitar embolia em voo?

As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a trombose venosa profunda em viagens de avião: Levantar-se e andar no corredor do avião a cada duas horas. Usar roupas largas e confortáveis. Peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas.

Quanto tempo depois da trombose pode viajar?

Pode ser utilizado um, três, 06 meses ou até mais tempo a depender do caso. O certo mesmo é se consultar e acompanhar com um profissional de sua confiança.

Quais são as restrições para quem tem trombose?

evitar o consumo de álcool e tabagismo; manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose.

🔴 Como evitar TROMBOSE e problemas na circulação em Viagem de avião ou viagens longas

19 questões relacionadas encontradas

O que pode piorar a trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Qual o tipo de trombose mais grave?

Tipos de trombose

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Quem faz anticoagulante pode viajar de avião?

Não há evidências de que o uso de medicação anticoagulante seja eficaz e seguro em indivíduos que façam viagens aéreas prolongadas. Pode ser recomendada em pessoas de maior risco de trombose venosa, mas sempre sob orientação médica. Nunca tome anticoagulantes sem prescrição médica.

Quem tem trombose nas pernas pode viajar de avião?

Não tem contra indicação absoluta pra viaja de avião, porem como você já teve trombose venosa profunda prévia existe um risco maior de apresentar um novo episodio.

Qual a chance da trombose voltar?

Infelizmente um paciente com trombose venosa profunda tem uma chance aumentada para novos eventos trombóticos, em comparação a uma pessoa que nunca teve. Por essas razões, é importante um acompanhamento periódico com um angiologista ou Cirurgião Vascular.

Como viajar de avião com trombose?

Além disso, classes econômicas de aviões comerciais não costumam oferece muita liberdade para os passageiros, fazendo com que ele fique na mesma posição por longas horas. Isso também pode agravar a situação médica. Entretanto, há uma solução eficaz e rápida para viajar com trombose: a ambulância aérea.

Quem não pode viajar de avião?

Insuficiência cardíaca grave e descompensada: não deve voar. Insuficiência cardíaca moderada: verificar com o médico se há necessidade de utilização de oxigênio durante o vôo. Revascularização cardíaca: aguardar duas semanas. Taquicardia ventricular ou supraventricular não controlada: não voar.

Quem tem trombose pode fazer viagens longas?

Para aquelas pessoas que já possuem problemas circulatórios, é preciso se prevenir ao fazer viagens longas. Ficar muito tempo sentado pode ocasionar um acúmulo de líquido nos membros inferiores, o que ocasiona inchaço nas pernas e nos pés.

Quem toma Xarelto pode viajar de avião?

Quem faz uso de Xarelto por causa de trombose profunda na perna pode fazer uma viagem aérea de 12 horas de duração? Se o seu tratamento não for recente (algo em torno de 1 semana), e você não estiver mais sintomático, não há contra indicação.

Quem tem trombose tem que ficar de repouso?

Após o diagnóstico de trombose venosa profunda, deve-se permanecer em repouso com o membro acometido levemente elevado.

Quem tem trombose tem que caminhar?

Após a trombose, sua perna pode estar inchada, sensível, vermelha ou quente ao toque. Esses sintomas devem melhorar com o tempo e o exercício geralmente ajuda. Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo.

Quem está com trombose na perna pode caminhar?

Durante o tratamento da tromboflebite, os pacientes são encorajados a evitar a imobilidade, ficar ativo para manter a circulação do sangue e continuar suas atividades diárias normais, incluindo o caminhar normal.

Quem está com trombose pode ir à praia?

Se, com a meia, está tudo bem, sem sintomas como edema, dor, vermelhidão, experimente (antes de ir à praia) permanecer um período pequeno sem a meia. Veja como você se sentirá, se não terá inchaços ou dores. Assim você perceberá se consegue ficar um pouco sem a meia para ir à praia.

O que pessoas que tomam anticoagulante não pode fazer?

  1. Modificações no estilo de vida para evitar traumatismos.
  2. Preocupar-se com interação medicamentosa e alimentar.
  3. Não usar injeções no músculo. ...
  4. Não usar medicações por conta própria, principalmente anti-inflamatórios (Ex: Voltaren, Cataflam, etc.). ...
  5. Em caso de dor ou febre usar preferencialmente TYLENOL (Paracetamol).

Quanto tempo antes do voo tomar anticoagulante?

E o cuidado para quem tem alto risco deve ser ainda maior: é aconselhável tomar injeção de anticoagulante 12 horas antes do embarque.

O que uma pessoa que usa anticoagulante não pode fazer?

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Como saber se a trombose está avançada?

Sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, pode não ser apenas uma simples manifestação de cansaço. Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

O que desfaz a trombose?

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

Artigo anterior
Como fazer a limpeza do contato do cartucho da impressora HP?
Artigo seguinte
Quais são os 7 valores olímpicos e paralímpicos?