Porque precisa fazer radioterapia?

Perguntado por: Santiago Ferreira de Vieira  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

O que acontece com a pessoa que faz radioterapia?

Os efeitos colaterais da radioterapia na região do cérebro podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, inchaço do cérebro (aumento da pressão intracraniana), convulsão, dor de ouvido, perda de audição, dor de cabeça, náuseas e vômitos, perda de apetite, problemas cognitivos (como de memória e fala), fadiga, ...

O que é mais perigoso quimioterapia ou radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.

Tem pessoas que morrem no tratamento da quimio?

Ele cita um estudo britânico de 2006: “Com quimioterapia ou radioterapia, 58% dos pacientes estavam vivos após um ano. Sem eles, não havia sobreviventes depois de um ano. O risco de morte ao longo do primeiro ano foi 66% maior entre os pacientes que não faziam o tratamento recomendado”, disse.

T13: Radioterapia: quando, como e porque?

17 questões relacionadas encontradas

Quando a radioterapia é indicada?

Quando é indicada

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Como a radioterapia mata o tumor?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.

Quanto tempo dura os efeitos da radioterapia no organismo?

Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.

Quais doenças a radioterapia trata?

A indicação principal da radioterapia está no tratamento de tumores malignos, sendo muitas vezes uma opção ao tratamento cirúrgico, como nos casos de metástases cerebrais, câncer de próstata, câncer de canal anal e tumores de cabeça e pescoço, dependendo do estágio da doença.

Quais as 4 finalidades da radioterapia?

Pode ser aplicada para melhora da dor, redução de sangramento ou diminuição do efeito compressivo do tumor em órgãos adjacentes.

Qual a diferença de quimioterapia e radioterapia?

A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.

O que fazer para amenizar os efeitos da radioterapia?

O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita. O banho deve ser rápido e com água morna, pois água quente pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele, agravando a coceira e o ressecamento. O sabonete tem de ser indicado pelo médico.

Como saber se a radioterapia está funcionando?

Um cronograma de exames periódicos poderá ser recomendado para monitorar os resultados do tratamento e, se houver sintomas de recidiva, pode ser necessária a realização de outros exames para reestadiamento, como laboratoriais, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia de tórax, ...

O que fazer para reduzir os efeitos da radioterapia?

Entre as principais estão caminhadas, pilates e hidroginástica, pois favorecem a liberação de substâncias que causam bem-estar, amenizando a dor sem sobrecarregar o organismo. Como é possível notar, simples ações podem trazer muito mais qualidade de vida ao paciente e diminuir os efeitos colaterais da radioterapia.

Quem teve câncer tem imunidade baixa?

Mulheres com diagnóstico atual de câncer de mama e que estejam em tratamento (principalmente quem realizou cirurgia recentemente ou está passando por sessões de quimioterapia e radioterapia) são consideradas vulneráveis por apresentarem uma certa deficiência imunológica e precisam redobrar os cuidados no seu dia a dia ...

Como aumentar a imunidade de paciente com câncer?

Principalmente durante o tratamento quimioterápico, incluir alimentos que aumentam a imunidade no cardápio pode ser a chave para enfrentar esse momento tão difícil.
...
Conheça alguns!
  1. 1 – Alho. ...
  2. 2 – Gengibre. ...
  3. 3 – Pimenta. ...
  4. 4 – Alimentos orgânicos. ...
  5. 5 – Brócolis/Couve/Espinafre. ...
  6. 6 – Graviola. ...
  7. 7 – Gorduras boas. ...
  8. 8 – Peixes.

Quem tem câncer dorme muito?

O sono excessivo durante o tratamento oncológico é um sintoma separado e deve ser tratado como tal. No caso da fadiga, esta é uma sensação de cansaço que não melhora após uma noite de sono ou uma tarde de descanso, mas ela não é a consequência e nem a causa do excesso de sono durante o dia.

Quando a radioterapia começa a fazer efeito?

Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejáveis mais frequentes são: Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: é recomendável comer pouco e em mais vezes.

Em quais tipos de câncer a radioterapia é utilizada?

É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Como é a dor de um câncer?

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

O que comer quando estiver fazendo radioterapia?

Procure ingerir alimentos como banana-prata, banana-maçã, maçã sem casca, goiaba sem casca nem sementes, pera sem casca, limão (refresco coado), água de coco, caju, batata, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme ou água de arroz, pois eles ajudam a controlar ou evitar a diarreia.

É normal sentir dor após radioterapia?

Radioterapia - A dor pode desenvolver-se após o tratamento radioterápico e também desaparecer espontaneamente. Mas, algumas vezes a dor pode persistir durante meses ou anos após o tratamento, especialmente em casos de irradiação do tórax ou da medula espinhal.

O que não pode comer quando faz radioterapia?

Evite alimentos ácidos, muito quentes ou muito gelados. caçarolas. Diminua o consumo de chocolates, açúcares, hortelã, cafeína (café e chá preto), frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), leite integral, produtos à base de tomate, alimentos gordurosos e frituras. Evite ingerir líquido durante as refeições.

Artigo anterior
O que é um bem considerado singularmente?
Artigo seguinte
Como esvaziar o intestino toda manhã?