Porque os portugueses não usam o gerúndio?
Perguntado por: Liliana Patrícia Ribeiro Antunes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)
No Brasil, o gerúndio (com a terminação "ndo") é utilizado frequentemente na fala e na escrita, mas em Portugal há a ausência da conjugação verbal. Dessa forma, em vez dos portugueses perguntarem "Você está acordando?", eles perguntam "Tu estás a acordar?", substituindo o gerúndio por a + o verbo no infinitivo.
Porque portugueses não usam gerúndio?
O português europeu até o século XIX utilizava-se do gerundio. Estar + a é uma evolução; portanto, é recente. Haja vista que o sul de Portugal continou com a forma antiga. O Brasil sempre usou a forma antiga.
Por que no se deben utilizar Gerundios?
Isso acontece porque geralmente usamos essa forma nominal do verbo para não cometer algum erro, fenômeno conhecido como hipercorreção, ou por não sabermos modalizar o discurso para evitá-lo.
Quando usar gerúndio português?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Quando não usar vírgula antes de gerúndio?
Há aí uma finalidade implícita: “para pedir informações”. Este é um dos casos em que não se coloca vírgula antes do gerúndio, isto é, quando ele configura e introduz uma oração adverbial final, como nos seguintes exemplos: Foi emitida nota oficial informando que o prazo de entrega do IR foi prorrogado.
Gerúndio - Português BR X Português PT.
Pode iniciar frase com gerúndio?
Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.
Vai estar sendo gerúndio?
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
Como evitar o gerúndio no call center?
A rapidez no atendimento pode ser melhorada com redução do uso do gerúndio, não necessariamente falando mais rápido. Várias são as estratégias para eliminar esse gerúndio: transcrever os atendimentos e reescrevê-los com tempos verbais no presente, leituras de textos específicos, entre outros.
Pode usar gerúndio na redação do Enem?
Trata do que está, esteve ou estará em andamento. Veja neste novo exemplo: Eu estava telefonando para você, agora mesmo… Você também pode utilizar corretamente o Gerúndio para expressar duas ações simultâneas. Observe nesta oração: Eu estava cozinhando, enquanto te esperava para jantar.
Qual a diferença do português de Portugal português do Brasil?
A alteração de pronúncia é o que mais evidencia as diferenças entre português de Portugal e do Brasil. Os brasileiros pronunciam as vogais átonas e tônicas com mais clareza, em decorrência da sua fala lenta. Já em Portugal é comum pronunciarem de forma clara apenas as vogais tônicas.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quando o gerúndio está errado?
Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando.
Vai está ou vai estar?
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Qual o correto vai estar Ou estará?
Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
Quais são as regras para formar o gerúndio?
Gerúndios são formados pela adição de “-ing” ao verbo: “sleeping,” “drawing,” “swimming.” Mas elas não são as formas verbais “-ing” que você vê no tempo presente ou passado contínuo. Parecem iguais, mas os gerúndios são na verdade formas verbais usadas como substantivos.
Quais são as palavras usadas como gerúndio?
- Verbo amar: amando.
- Verbo caminhar: caminhando.
- Verbo conversar: conversando.
- Verbo chamar: chamando.
- Verbo convidar: convidando.
- Verbo vender: vendendo.
- Verbo fazer: fazendo.
- Verbo agradecer: agradecendo.
Como se forma o gerúndio em uma frase?
- O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
- Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
- Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.
Quando usar vírgula antes ou depois do Ou seja?
- Você vai aceitar isso, de forma calma e controlada, ou você vai continuar brigando?
- Todos estudaram, ou deveriam ter estudado, durante o fim de semana.
Pode ter vírgula antes de verbo?
A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
O que é oração reduzida de gerúndio?
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria.
Como se diz bom dia em português de Portugal?
Quem diz bom dia, boa tarde, boa noite não cai em erro insuportável. A verdade, porém, é que a maneira mais vernácula, mais portuguesa, mais genuína e até mais generosa é bons dias, boas tardes, boas noites.
Como as pessoas de Portugal fala?
Em Portugal, fala-se português, mas como em todos os lugares, cada região tem sua forma de pronunciar as palavras. Quem é de Lisboa fala de um jeito mais vocalizado e “aberto” do que outras cidades do norte do país, por exemplo, embora a fala deles, em geral, seja mais “fechada” que a nossa.