Porque o sol faz mal para quem tem lúpus?

Perguntado por: Fabiana Coelho  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

A exposição solar desencadeia uma reação inflamatória no organismo do paciente com lúpus que pode afetar estruturas como articulações, cérebro e rins. Saiba como se proteger. O lúpus é um doença inflamatória e crônica de origem autoimune cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva.

O que acontece se uma pessoa com lúpus tomar sol?

O sol pode comprometer todos os órgãos envolvidos na doença, por isso, quem tem lúpus precisa redobrar os cuidados. Ainda segundo a reumatologista, o portador do LES deve evitar também lugares que possa penetrar luz solar: “O contato com o sol provoca crises de atividade do lúpus.

O que piora o lúpus?

Os gatilhos para desencadear o Lúpus, de acordo com a ciência, são: Luz solar: a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus. Além disso, esse tipo de postura também pode provocar câncer de pele.

O que uma pessoa com lúpus deve evitar?

Evitar fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta; tratar as infecções; evitar o uso de estrógenos e de outras drogas; evitar a gravidez em fase ativa da doença e evitar o estresse são algumas condutas que os pacientes devem observar, na medida ...

Quem tem lúpus sente muito calor?

Com o aumento da temperatura, torna-se essencial que pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) redobrem os cuidados. Motivo? Cerca de 40% dos portadores da doença demonstram maior sensibilidade aos raios ultravioletas, que podem provocar erupções na pele e inflamações em órgãos internos.

O SOL E A LÚPUS - Dra. Liz Helena

35 questões relacionadas encontradas

Como acalmar o lúpus?

  1. Durante uma crise de Lúpus, priorize suas atividades e reduza a escala em qualquer coisa que não esteja no topo da lista. ...
  2. Tente dormir o quanto for possível, aumente a ingestão de alimentos anti-inflamatórios , como probióticos, frutas vermelhas e outros.
  3. Tente manter um diário para acompanhar todos os dias.

Como é o cansaço do lúpus?

A fadiga é um dos sintomas iniciais da doença em mais da metade dos pacientes com lúpus. Cada pessoa é afetada de maneira diferente; o cansaço pode estar acompanhado de dor, irritabilidade ou dificuldade para se concentrar; ou simplesmente a pessoa pode sentir que tem vontade de dormir.

Quais órgãos o lúpus ataca?

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos. A condição é capaz de afetar diversos sistemas do corpo, como articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

Qual é a melhor vitamina para quem tem lúpus?

Evidências sugerem que a vitamina D tenha um grande potencial na regulação da resposta imunológica. Diversos estudos têm demonstrado que a deficiência e a insuficiência de vitamina D estão presentes em várias doenças autoimunes, em especial no LES: seus níveis estão inversamente relacionados com a atividade de doença.

Quem tem lúpus não pode beber muita água?

Apesar da diversidade de sintomas, é possível conviver com a doença, através de tratamento correto e adoção de alguns hábitos de vida importantes, como ter uma alimentação saudável, ingerir muita água, evitar bebida alcoólica, tabagismo e exposição ao sol e praticar atividade física regularmente.

Quem tem lúpus pode ter raiva?

O estado emocional tem sido cada vez mais reconhecido como um fator importante na manifestação e progressão do lúpus. O estresse e sua conexão com o lúpus: O estresse crônico tem sido associado a um aumento na atividade do sistema imunológico, o que pode desencadear e agravar os sintomas do lúpus.

Quantos anos vive com lúpus?

Outro complicador é que a atividade da doença (e o seu tratamento) aumentam o risco de infecções oportunistas. Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

Quem tem lúpus pode ficar nervoso?

Em algumas pessoas, o lúpus afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo, até problemas de memória, psicose, convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.

O que leva uma pessoa a ter lúpus?

A causa do lúpus não é totalmente conhecida, mas pode estar associada a fatores ambientais, genéticos, hormonais e infecciosos. A exposição solar excessiva também parece desencadear a doença em pessoas com predisposição genética, além do uso de determinados medicamentos e infecções virais.

Quais são os direitos dos portadores de lúpus?

O Projeto de Lei 1456/23 equipara pessoas com lúpus à pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. O texto garante aos portadores da doença os direitos previstos em lei para pessoas com deficiência, como o direito a não discriminação e a atendimento prioritário.

Como se proteger do sol lúpus?

“Orientamos que os pacientes com a doença sempre utilizem bloqueadores solares de fator no mínimo 30 quando saírem às ruas. Mesmo se o dia estiver nublado, é preciso usar o produto. O importante é impedir que surja o processo inflamatório.

Quem tem lúpus pode comer doce?

Alimentos que devem ser evitados

Na dieta para lúpus deve-se evitar alimentos ricos em açúcar e farinhas refinadas, como doces, pão branco, macarrão branco, geleias, sorvetes, bolos e pudins, porque esses alimentos favorecem situações, como ganho de peso, obesidade e diabetes.

Como aumentar a imunidade de quem tem lúpus?

A suplementação de vitamina D pode ajudar na imunidade desses pacientes, reduz o risco cardiovascular, reduz a atividade da doença e melhora a fadiga, a suplementação pode ser realizada tanto por médico como nutricionista.

Quem tem a doença lúpus tem direito a aposentadoria?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).

Qual lúpus é mais grave?

Lúpus Sistêmico

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Quais os 4 tipos de lúpus?

Quais os tipos de Lúpus existentes? Existem quatro tipos de lúpus: sistêmico, discoide, neonatal e o induzido por drogas.

Como saber se o lúpus está ativo?

Sintomas de lúpus
  1. Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
  2. Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
  3. Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
  4. Febre acima de 37,5º C;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;

Quem tem lúpus tem muito sono?

Cerca de 90% das pessoas com lúpus experimentam algum nível de fadiga. Um cochilo da tarde faz o truque para algumas pessoas, mas dormir demais durante o dia pode levar à insônia à noite.

Quem tem lúpus sente muito sono?

A fadiga pode ser um sintoma clínico de pacientes com lúpus. Mesmo não estão atividade inflamatória aguda este a fadiga pode se manifestar . Há necessidade de uma boá interação médico paciente no sentido de se avaliar outras possíveis causas até mesmo hormonais .

Quem tem lúpus incha a barriga?

Os sintomas são variados e incluem dor abdominal, distensão (aumento do volume do abdômen), vômitos, constipação ou diarréia. Os pacientes com LES também podem apresentar diversas infecções no TGI, como candidíase, hepatite B ou C, herpes e outros processos infecciosos causados por inúmeros vírus e bactérias.

Artigo anterior
Como incentivar equipe de vendas?
Artigo seguinte
Para que é indicado o medicamento celestamine?