Porque o repolho roxo é um indicador de acidez?

Perguntado por: Margarida Ana Moreira  |  Última atualização: 11. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

O repolho roxo – assim como muitas plantas – possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

Qual é o objetivo da experiência do repolho roxo?

O objetivo do presente experimento foi identificar a presença de ácidos e bases em produtos do cotidiano. O extrato de repolho roxo foi adicionado aos seguintes produtos: sabão em pó, leite de magnésia, água sanitária, suco de limão, vinagre e detergente que estavam em copinhos descartáveis.

O que faz o repolho roxo muda de cor?

Porém, existem também algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais. As substâncias presentes nas folhas de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas.

Porque o repolho roxo fica azul?

O repolho roxo contém pigmentos, as antocianinas, que são capazes de alterar sua estrutura e, consequentemente, coloração de acordo com o meio ácido ou básico em que se encontram.

Qual é o pH do repolho?

Já para o extrato aquoso de repolho roxo pode ser identificado com bastante facilidade e exatidão as substâncias com valores de pH de 1, 2, 9, 10 e 12.

Experimento - Indicador ácido-base com repolho roxo

32 questões relacionadas encontradas

Porque o repolho é um indicador de pH?

O repolho roxo – assim como muitas plantas – possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

Qual a função do indicador de pH?

Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.

Qual a substância química presente no repolho roxo?

As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas.

Qual é o nome do pigmento do repolho roxo?

As antocianinas são flavonoides e compõem o maior grupo de pigmentos solúveis em água do reino vegetal sendo responsáveis por grande parte das cores em flores, frutas, folhas, caules e raízes de plantas.

Como fazer teste de pH com repolho roxo?

É possível fazer um indicador ácido-base com repolho roxo por apenas bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico.

É bom comer repolho roxo?

Ajuda a emagrecer (100 gramas possuem apenas 103kcal, e suas fibras causam sensação de saciedade). É bom para o coração devido às suas fibras, potássio (tem ação vasodilatadora) e antocianinas, que é importante na prevenção da degeneração das células humanas e proteção do sistema vascular desse órgão.

Pode comer repolho roxo cru?

Os tipos de repolho variam de acordo com a textura das folhas, que podem ser lisas ou crespas, e de cor roxa ou verde, podendo ser consumidos crus, como saladas, sucos e fermentado (chucrute) ou cozidos, como refogados e sopas, por exemplo.

Qual é o pH do repolho roxo?

capitata (Repolho Roxo) em soluções com diferentes valores de pH,variando de 0,1 a 14. CONCLUSÕES: Conclui-se que o extrato de repolho roxo apresenta ampla variação de cor em função do valor de pH.

Por que as antocianinas mudam de cor?

Durante o processamento dos alimentos, as antocianinas podem sofrer reações de degradação por efeito da temperatura, variações do pH, efeito da luz, presença de oxigénio e por reação com outras espécies presentes na matriz. Estas reações levam a alteração da cor dos alimentos e das suas propriedades biológicas.

O que significa pH na química?

A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.

Qual a antocianina do repolho roxo?

O resultado encontrado para antocianina no repolho roxo in natura foi de 6,58 mg/100g, para o extrato por método alcoólico foi de 4,58 mg/100g e 5,33 mg/100g para o extrato aquoso.

O que caracteriza a escala de acidez?

O pH é uma escala numérica que determina o grau de acidez de uma solução aquosa, baseado na concentração de íons hidrônio (H3O+). Soluções ácidas possuem excesso de íons hidrônio e pH menor do que 7. Soluções básicas possuem excesso de íons hidroxila (OH-) e valores de pH superiores a 7.

O que significa cada cor do pH?

Observando os indicadores, pode ser feita a análise: Vermelho neutro: se está amarelo-alaranjado, isso significa que o pH do meio está acima de 8. Amarelo de alizarina: se está amarelo-claro, significa que o pH do meio está abaixo de 10. Púrpura de m-cresol: se está púpura, significa que o pH do meio está acima de 9.

Como as antocianinas agem?

As funções desempenhadas pelas antocianinas nas plantas são variadas: antioxidantes, proteção à ação da luz, mecanismo de defesa e função biológica. As cores vivas e intensas que elas produzem têm um papel importante em vários mecanismos reprodutores das plantas, tais como a polinização e a dispersão de sementes.

O que é um indicador ácido-base natural?

Os indicadores ácido-base naturais são substâncias que podem ser extraídas de vegetais e mudam de cor de acordo com o pH do meio. Conforme explicado no texto Indicadores ácido-base, essas substâncias são capazes de mudar de cor na presença de ácidos e bases, indicando a possível faixa de pH do meio.

O que são indicadores ácido-base 3 exemplos?

Conforme explicado no texto Indicadores ácido-base, um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila.

Por que o pH muda de cor?

Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. Indicador ácido-base: são naturais, um exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado em sua casa. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, mas quando o pH muda sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro.

Qual é o princípio químico da mudança de cor de um indicador de pH?

Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.

O que é um pH ácido?

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Artigo anterior
Como se calcula metros cúbicos?
Artigo seguinte
Como saber se estou com cólica de rim?