Porque o piso de concreto trinca?

Perguntado por: Soraia Diana Cunha Garcia  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Devido ao calor gerado pela hidratação do concreto, a água começa a ser consumida pelo meio, causando uma rápida redução de volume, ocasionando assim esforços de tração ao longo do elemento de concreto. Como o concreto não é eficiente para resistir a estes esforços, surgem as chamadas fissuras por retração.

Como evitar trincas no piso de concreto?

Como evitar um piso de concreto com fissuras?
  1. Recomenda-se usar aditivos plastificantes;
  2. É importante molhas as formas de concreto e também as superfície antes de iniciar a concretagem;
  3. Não se deve adicionar água para o acabamento do piso de concreto;

Porque um piso de concreto racha?

Assim como as infiltrações e o excesso de umidade podem favorecer o aparecimento de rachaduras e fissuras no concreto, a falta da umidade necessária causa a chamada retração por secagem. Isto acontece porque ao perder a umidade, o concreto se contrai e trinca.

O que fazer para o piso não rachar?

Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão. Proteja o piso do sol e do vento nas primeiras 72 horas e, depois, umedeça a superfície a cada 8 horas por mais 4 dias. O objetivo desse processo é deixar o cimento secar lentamente para que fique mais resistente e uniforme.

Quais as causas das fissuras no concreto?

CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO

“Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.

Trincas em Pavimentos de Concreto

41 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos de fissura?

edificação. Comprometimentos estéticos que transmitem ao usuário a sensação de insegurança, infiltrações que põem em risco a salubridade dos ambientes,e a redução da durabilidade da estrutura, são algumas consequências desse problema.

Como tratar fissuras no concreto?

Como tratá-las?
  1. Quando a fissura for menor ou igual a 1mm de largura, deve-se tapar com um tipo de massa flexível, recomendada para pequenas fissuras.
  2. Quando a fissura for maior que 1 mm de largura, deve-se tapar com um reparo estrutural flexível de maior penetração, recomendado para as fissuras mais críticas.

Quando o piso trinca?

A principal causa é a falta de projeto de fundações adequado às características do local. Em lajes, fissuras nos cantos podem indicar um problema estrutural, como falta de armadura; e, em pisos, as fissuras térmicas podem atravessar toda a largura, indicando falta de juntas de dilatação.

Quando o cimento racha?

Fatores como chuvas, insolação, tremores de terra e outros fenômenos naturais podem favorecer o desgaste do cimento e o aparecimento de rachaduras e fissuras ao longo do tempo. Por isto, se tornam extremamente importantes o preparo, a colocação e a manutenção correta do concreto.

O que fazer quando o concreto da laje racha?

Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.

Como prevenir trincas e fissuras?

Como evitar trincas e fissuras no drywall
  1. Utilizar materiais adequados para o tipo de construção e que tenha qualidade;
  2. Observar o tempo de secagem durante o acabamento – são pelo menos 4 dias para a parede ficar pronta e livre de trincas e outros defeitos;

Porque a cerâmica trinca?

CAUSA: Esse defeito é resultado de tensões transmitidas à superfície cerâmica através das camadas inferiores. ... Essas situações provocam o aparecimento de fissuras na base do revestimento (contrapiso ou alvenaria) que afloram na superfície do revestimento cerâmico.

O que fazer quando o porcelanato trinca?

Reparos no porcelanato
  1. Com uma espátula remova resíduos de suas peças para que você possa aplicar argamassa fresca em baixo de seu azulejo.
  2. Prepare as superfícies. Certifique-se que todas as superfícies que você deseja colar ou remendar estejam limpas, secas e com um bom encaixe.
  3. Aplicação.

Como preparar uma massa de cimento para fazer calçada?

Dica. Fazer uma mistura com a seguinte proporção: 1 parte de cimento, 2 partes de areia media, 2 partes de brita. Exemplo: 10 latas de cimento, 20 latas de areia media, 20 latas de brita 1 lata de pigmento Pó Xadrez®.

Como fazer massa de concreto para calçada?

É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água. O rendimento deste concreto é de 8 latas, 0,15 m ou 3 m de piso (5 cm de espessura) .

Qual o melhor cimento para calçada?

No caso de reparos e reformas, o cimento Obras Básicas é o mais indicado. De excelente custo-benefício, ele pode ser usado em aplicações mais simples, como a concretagem de uma calçada para nivelar o piso e permitir a passagem de pedestres e veículos, formando assim o que algumas pessoas chamam de calçada de concreto.

Como corrigir fissura em laje?

Para realizar um reparo eficiente, a fissura deve ter, no mínimo, uma largura de 0,5 cm e profundidade de 1 cm. Somente assim será possível realizar a limpeza na cavidade. É preciso remover todas as partes soltas e poeira. Na hora de retirar as sujeiras da trinca, utilize um estilete ou uma espátula em formato V.

Como acabar com trincas de dilatação?

Agora, mãos à obra!
  1. #1 Proteja móveis ao redor. Para evitar que o pó acabe sujando os móveis, assim como o chão, é importante protegê-los com lona ou plástico. ...
  2. #2 Abra a fissura. ...
  3. #3 Tire todo o pó ...
  4. #4 Aplique a solução. ...
  5. #5 Aguarde tempo de secagem. ...
  6. #6 Faça o acabamento final.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

Como podemos identificar se uma fissura e ativa ou não?

Outra diferença na classificação das fissuras é se elas são ativas ou passivas. As aberturas ativas variam conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura não varia ao longo do tempo ela é chamada de fissura passiva.

Como tirar trinca de cerâmica?

Fazer o reparo na cerâmica de casa pode ser muito simples. Utilizar a massa epóxi é uma alternativa muito eficiente. Aliás, o produto é multifuncional e consegue grudar a cerâmica a diferentes tipos de materiais, principalmente por ser um material poroso, que facilita a adesão da cola.

Como evitar fissuras nas paredes?

6 formas de evitar aberturas na parede
  1. Tenha cuidado com os materiais utilizados para evitar as retrações. ...
  2. Observe trepidações ou vibrações. ...
  3. Fique atento às infiltrações. ...
  4. Evite construir em terrenos instáveis. ...
  5. Observe a incidência de insetos na sua residência. ...
  6. Chame um profissional.

Como evitar fissuras na construção civil?

Como evitar rachaduras na construção
  1. Estude a região da construção. Antes de começar a construção, você precisa estudar a área onde a edificação está sendo feita. ...
  2. Escolha bem os materiais que vão ser utilizados. ...
  3. Molhe a superfície. ...
  4. Utilize fibra de poliéster. ...
  5. Dê dicas para os clientes.

Como evitar rachaduras na parede?

Quando as trincas já existem, nesse caso é indicado o uso de um selante acrílico. Conheça o ORBI TRINCAS, um produto a base d'água, ecológico e pintável, é indicado principalmente para trincas e fissuras.

Artigo anterior
Qual é a abreviação de versículo?
Artigo seguinte
O que é sociedade de acordo com a sociologia?