Porque o período socrático tem esse nome?

Perguntado por: Igor Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates.

Por que o período socrático tem esse nome?

Trata-se de um tempo marcado pela presença de Sócrates (470-399 a.C), cujo pensamento rompe com a temática central da realidade natural dos filósofos anteriores.

O que é o período socrático?

Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.

O que foi o período socrático ou antropológico?

Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).

Quem são os Socraticos?

Os pré-socráticos eram estudiosos da physis (a natureza), aquilo que é natural, que ia em contraposição ao sobrenaturalismo vigente. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

PERÍODO SOCRÁTICO

18 questões relacionadas encontradas

Quem era Sócrates e o que ele defendia?

Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

Que foi o filósofo Sócrates?

Sócrates foi um grego de origem humilde que revolucionou o pensamento ocidental de tal modo que foi condenado à morte em 399 a.C. Mestre de Platão, Sócrates teria inaugurado o período antropológico da filosofia grega. Sócrates (470 – 399 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental.

Em que sentido a filosofia de Sócrates e antropológica?

Com Sócrates todos os problemas foram vistos sob uma nova perspectiva e o centro intelectual foi dirigido para o ser humano e a pergunta que resta é: “o que é o ser humano?”. Na filosofia de Sócrates encontramos o caráter de uma antropologia filosófica, que é, no entanto, um conceito relativamente recente.

São filósofos do período antropológico?

Período Antropológico, Socrático ou Clássico
  • Sócrates. O período tem como marco principal o pensamento desenvolvido por Sócrates (469-399 a.C.). ...
  • Platão. Platão (428-347 a.C.), discípulo de Sócrates, foi responsável pela maior parte da informação. ...
  • Aristóteles.

Por que a filosofia socrática é considerada antropológica?

Conclusão dos Socráticos ou Antropológicos:

A Filosofia se volta para as questões humanas no plano da ação, dos comportamentos, das ideias, das crenças, dos valores e, portanto, se preocupa com as questões morais e políticas.

Quais os três principais do período socrático?

Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.

O que foi o período socrático e qual seu principal representante?

Período Socrático (séculos V a IV a.C.): também chamado de período clássico, nesse momento surge a democracia na Grécia Antiga. Seu maior representante foi o filósofo grego Sócrates que começa a pensar sobre o ser humano. Além dele, merecem destaque: Aristóteles e Platão.

Quais são as principais ideias do período socrático?

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:
  • Na imortalidade da alma.
  • Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.
  • Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
  • Na democracia com um filósofo a frente.
  • Na ética do senso comum.

Qual é a origem do termo Filosofia?

A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.

Qual era a base do pensamento socrático?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Qual o principal filósofo do período antropológico?

Anaxímenes de Mileto: um dos filósofos precursores (iniciantes) do período Pré-Socrático. Este período é também conhecido como Período Antropológico.

Quais são os nomes dos principais filósofos?

Relembre os 10 filósofos mais importantes da história
  1. Aristóteles (384-322 a.C.) Compartilhar. ...
  2. Platão (427-347 a.C.) Compartilhar. ...
  3. Nietzsche (1844-1900) Compartilhar. ...
  4. Wittgenstein (1889-1951) Compartilhar. ...
  5. Descartes (1596 - 1650) Compartilhar. ...
  6. Hegel (1770-1831) Compartilhar. ...
  7. Kant (1724-1804) ...
  8. Sócrates (470-399 a.C.)

Quais são os 4 períodos da filosofia?

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Qual a relação entre a antropologia e a filosofia?

A filosofia é para a antropologia o instrumento que auxilia na tarefa de compreensão da condição humana. Mas, mesmo sendo uma ferramenta que visa libertar a visão científica dos ferrolhos metodológicos a filosofia também, em muitos casos restringiu sua visão.

O que é a antropologia filosófica?

A antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do Homem.

Qual a principal questão da antropologia filosófica?

A antropologia filosófica lida com questões existenciais e metafísicas acerca da natureza humana. Subdivide essa questão fundamental em vários temas, como identidade, pessoalidade, livre-arbítrio e determinismo, constituição humana, natureza humana, psique, mente, dentre outros tópicos.

Qual a filosofia de plantão?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Quem é o verdadeiro pai da filosofia?

Tales de Mileto, pai da Filosofia.

Quem foi Sócrates e qual a importância dele para a filosofia?

Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).

Artigo anterior
Qual é o estado mais verde do mundo?
Artigo seguinte
Como o coelho vê o mundo?