Porque o paclitaxel Taxol e eficiente no tratamento do câncer?

Perguntado por: Margarida Iara Vaz de Araújo  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Expostas ao paclitaxel, as células tumorais perdem a sua capacidade de se dividir de maneira ordenada e morrem. Esse mecanismo atua em sinergia aos outros agentes quimioterápicos e terapias alvo quando a droga é usada em combinação.

Para que serve a quimioterapia paclitaxel?

Tratamento de primeira linha em combinação com um composto de platina ou como agente único para o tratamento do câncer de não-pequenas células do pulmão em pacientes que não são candidatos a cirurgia e/ou radioterapia com potencial de cura.

O que significa Taxol?

Taxol contém paclitaxel, substância que possui atividade antitumoral. O paclitaxel é um agente que promove as reorganizações de funções que são essenciais para formação celular e também induz a formação anormal de estruturas durante o ciclo celular exercendo assim a atividade antitumoral.

Quais os efeitos colaterais da quimioterapia Taxol?

Muito comum: neurotoxicidade (principalmente: neuropatia periférica). Raro: neuropatia motora (com fraqueza menor distal resultante). Muito raro: neuropatia autonômica (resultando em íleo paralítico e hipotensão ortostática), epilepsia do tipo grande mal, convulsões, encefalopatia, tontura, dor de cabeça, ataxia.

Como atua o Taxol?

Expostas ao paclitaxel, as células tumorais perdem a sua capacidade de se dividir de maneira ordenada e morrem. Esse mecanismo atua em sinergia aos outros agentes quimioterápicos e terapias alvo quando a droga é usada em combinação.

O que é a quimioterapia branca: paclitaxel e docetaxol - Câncer de Mama Brasil

40 questões relacionadas encontradas

Qual a função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?

O fármaco em questão interfere na função dos microtúbulos. Estes tem função de formar o citoesqueleto e transporte intracelular, mas principalmente, atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular. Com a função inibida, a divisão celular será afetada.

Como Taxol age?

TAXOL contém paclitaxel, substância que possui atividade antitumoral. O paclitaxel é um agente que promove as reorganizações de funções que são essenciais para formação celular e também induz a formação anormal de estruturas durante o ciclo celular exercendo assim a atividade antitumoral.

Quais são as reações adversas comuns observadas com o paclitaxel?

Nos estudos clínicos, pacientes tratados com paclitaxel apresentaram reações de hipersensibilidade, alterações cardiovasculares (como, diminuição da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial e alterações no eletrocardiograma), neuropatia (doença do sistema nervoso), sintomas gastrointestinais (como náuseas, ...

Quais são as quimioterapias mais fortes?

Quimioterapia vermelha

Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.

Qual o valor de paclitaxel?

ou em até 6x de R$45,62 no cartão sem juros.

O que é a quimioterapia citotóxica?

Quimioterapia. Fármacos citotóxicos danificam o DNA e matam muitas células normais, bem como células cancerosas. Os antimetabólitos, como fluoruracila e metotrexato, são específicos para fases do ciclo celular e não apresentam relação linear entre a dose e a resposta.

Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia no corpo?

Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais. (herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.

Como a quimioterapia diminui o tumor?

A quimioterapia é um tipo de tratamento que consiste na aplicação de medicamentos para combater as células que formam os tumores e tem o objetivo de destruir as células cancerosas. Como atuam em diversas etapas do metabolismo celular, essas medicações alcançam as células malignas em qualquer parte do organismo.

Quando é indicado a quimioterapia branca?

Quais são as indicações das QUIMIOTERAPIAS BRANCAS? As QUIMIOTERAPIAS BRANCAS são indicadas para quimioterapia de pacientes com câncer de mama, praticamente todos os tipos com indicação de quimioterapia.

O que fazer quando a quimioterapia não faz efeito?

O que fazer se a quimioterapia não funciona?
  1. Terapia direcionada. Esta é a maneira mais avançada e segura de tratar o câncer. ...
  2. Terapia de radiação. Esta é uma exposição de células cancerígenas à radiação. ...
  3. Terapia hormonal. ...
  4. Imunoterapia.

Quanto tempo dura a neuropatia periférica no corpo da quimio?

A neuropatia periférica pode levar de 6 a 18 meses para amenizar ou melhorar totalmente. Portanto, são necessários mais estudos que avaliem a efetividade das técnicas propostas no tratamento fisioterápico da NPIQ, diante do grande impacto desta complicação na vida do paciente que necessita do tratamento quimioterápico.

Qual o processo da divisão celular será diretamente afetado pela ação do paclitaxel?

De acordo com a ação antitumoral descrita, o fármaco paclitaxel atua de modo a interferir diretamente na função dos microtúbulos, uma vez que tais estruturas constituem o citoesqueleto e transporte intracelular, além de atuar no deslocamento dos cromossomos no advento da divisão celular.

O que é a quimioterapia branca?

A quimioterapia branca é formada por diversas classes de medicamentos que não apresentam nenhuma cor, como ciclofosfamida, taxanos, gencitabina e vinorelbina. Ou seja, a cor do medicamento é devido às características físico-químicas dos seus componentes e não influencia nos efeitos colaterais.

Como a droga alcaloide Taxol interfere nos microtúbulos?

2. Taxol – impede a despolimerização dos microtúbulos, interferindo na separação dos cromossomas na mitose. Utilizado no tratamento antineoplásico.

Porque quimioterapia de 21 em 21 dias?

Este intervalo é importante para que corpo se recupere dos efeitos colaterais do medicamento. A repetição do tratamento é necessária para que se mantenha a doença em controle, ou para se intensificar e aumentar a chance de cura, quando o tratamento é feito após a cirurgia.

Qual o tipo de quimioterapia que não cai o cabelo?

Quimioterapias semanais, em doses baixas, ou em comprimidos podem causar queda de cabelo menos perceptível e que acaba se equilibrando com o crescimento normal, ficando pouco aparente.

Que processo celular importante para o tratamento de tumores é bloqueado quando não se formam microtúbulos?

O sulfato de vincristina é uma substância usada para o tratamento de tumores. Esse quimioterápico penetra nas células e liga-se à tubulina, impedindo a formação de microtúbulos.

O que ocorre na terapia celular?

A terapia celular visa tratar doenças restaurando ou alterando certos conjuntos de células, ou utilizando as próprias células para administrar um tratamento no corpo. Com a terapia celular, as células são cultivadas ou modificadas fora do corpo antes de serem injetadas no paciente.

O que a quimioterapia faz com as células?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Artigo anterior
Quanto é um quadrimestre?
Artigo seguinte
O que significa escrita ortográfica?