Porque o NADH produz mais ATP que o FADH2?

Perguntado por: Constança Mélanie Lima Vicente Matos  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Isso porque são necessários 2 NADH para formar 5 ATP e 2 FADH2 para formar 3 ATP na cadeia respiratória. Assim, cada NADH produz 2,5 ATP e cada FADH2 produz 1,5 ATP.

Por que o NADH produz mais ATP do que o FADH2?

É importante ressaltar que cada molécula de NADH que libera elétrons durante a cadeia respiratória produzirá energia suficiente para produzir 3 moléculas de ATP. Já os elétrons carregados pelas moléculas de FADH2 são menos energéticos e produzem apenas 2 ATPs.

Porque cada NADH produz 2 5 ATP?

Não se deve dizer que o NADH é convertido em 2,5 ATP, mas sim que leva à produção de 2,5 ATP, pois o NADH não é gasto no processo, apenas cede 2 eletrões. ... Como o processo ocorre continuamente, o somatório da energia libertada por cada 2 dadores de eletrões é suficiente para garantir 1 ATP em conjunto.

Porque a oxidação do FADH2 produz menos ATP que a do NADH?

Por causa desse "atalho", cada molécula de FADH 2​start subscript, 2, end subscript faz com que menos prótons sejam bombeados (e contribui menos ao gradiente de próton) do que cada molécula de NADH.

Qual o propósito da produção de NADH e FADH2?

Função. Como carregadores de elétrons, NADH e FADH2 ajudam a fornecer os elétrons necessários à cadeia de transporte de elétrons. A estrutura química de ambas as moléculas carrega uma carga.

Quantos ATP's são gerados a partir de NADH e FADH2?

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do NADH?

O NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) é uma coenzima encontrada em todas as células. Sua principal função é a produção de energia celular para o organismo. Quanto mais NADH uma célula possui, mais energia ela poderá produzir. Muito eficaz na fadiga crônica e potente antioxidante.

Qual a importância das moléculas de NADH e FADH2 para a cadeia respiratória?

Os elétrons do NADH e do FADH2, atraídos pelo gás oxigênio, percorrem um caminho por entre os complexos proteicos, liberando neste trajeto uma grande quantidade de energia. ... A energia liberada pelos elétrons de NADH e do FADH2 em sua passagem pela cadeia respiratória rendem, teoricamente, 34 moléculas de ATP.

Porque cada NADH mitocondrial produz 2 5 ATP e cada FADH2 fornece 1-5 ATP?

Saldo energético total da respiração aeróbia celular

Para cada molécula de glicose que entra na cadeia respiratória, formam-se 30 ou 32 ATP. Isso porque são necessários 2 NADH para formar 5 ATP e 2 FADH2 para formar 3 ATP na cadeia respiratória. Assim, cada NADH produz 2,5 ATP e cada FADH2 produz 1,5 ATP.

Por que a Oligomicina um inibidor da síntese de ATP inibe a respiração celular?

Pela ligação à uma subunidade de Fo e dessa forma a oligomicina também bloqueia o movimento de prótons através desse canal. O atractilosídeo também inibe a síntese de ATP porém de forma diferente. ... Como desacopladores, eles funcionam como carregadores de prótons através da membrana interna.

Como a oxidação das coenzimas é usada para a síntese de ATP?

Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP. Para isso ocorre a fosforilação do ADP, ou seja, ele recebe grupos fosfato. Por isso esse processo é chamado Fosforilação Oxidativa.

Quantos ATP a fermentação produz?

O processo de fermentação ocorre em apenas uma etapa, diferentemente da respiração celular, que ocorre em três. O saldo energético final da fermentação, que é um processo de degradação parcial da glicose, é de duas moléculas de ATP.

Porque o processo de produção de ATP e Quimiosmótico?

“A hipótese quimiosmótica é o processo de produção de energia dentro das mitocôndrias. Ela explica como, criando um gradiente de prótons, você consegue produzir ATPs ”, afirma. Segundo ele, há dois atores nesse processo: a cadeia de elétrons e a ATP sintase. ... Os hidrogênios retornam, então, para a matriz da mitocôndria.

Qual via Metabolica produz mais ATP?

Durante a respiração celular, uma molécula de glicose é gradualmente decomposta em dióxido de carbono e água. Ao longo do caminho, alguns ATPs são produzidos diretamente nas reações que transformam a glicose. No entanto, mais tarde, muito mais ATP é produzido em um processo chamado de fosforilação oxidativa.

Quantas moléculas de ATP são produzidas a partir de uma molécula de FADH?

Nesse mecanismo são produzidos ATD de forma direta, no entanto, são formadas moléculas (FAD e NAD) receptoras de prótons H+, sendo cada molécula de FADH2 e NADH responsáveis pela reconstituição respectiva de 2 e 3 moléculas de ATP.

Qual é o rendimento de ATP da respiração e da fermentação explique o porquê dessa diferença?

FERMENTAÇÃO – RENDIMENTO ENERGÉTICO INFERIOR

Ambas produzem 2 ATP no final do processo. Portanto, o processo fermentativo apresenta um rendimento energético bem inferior ao da respiração aeróbia, que produz 38 ATP.

Como ocorre o processo de produção de ATP?

Os processos de produção de ATP e liberação de energia, por meio de sua hidrólise, formam o ciclo da ATP. A energia utilizada nessas reações é proveniente das reações de catabolismo (ou decomposição) que ocorrem nas células, como a respiração celular e a fermentação.

O que é um inibidor qual a sua consequência na síntese de ATP e no funcionamento da cadeia de transporte de elétrons?

Os inibidores da cadeia respiratória bloqueiam o transporte de elétrons através da inibição dos complexos proteicos na membrana mitocondrial interna, impedindo a transferência de elétrons para o oxigênio, o que causa a diminuição do consumo dessa molécula, além de impedir que ocorra o bombeamento de prótons e a geração ...

Como funcionam os inseticidas inibidores da respiração celular?

Todos os inseticidas que afetam a respiração celular atuam na membrana mitocondrial interna, seja inibindo a ATP-sintase, interrompendo algum dos complexos de transporte de elétrons, ou desacoplando a oxidação da fosforilação ao tornar a membrana permeável aos prótons (e, portanto, incapaz de manter um gradiente de ...

O que o cianeto faz na cadeia respiratória?

O cianeto tem uma grande afinidade pelo Fe3+, mas não pelo Fe2+. Ele se liga rapidamente ao íon férrico da citocromo c oxidase, impedindo que retorne ao estado ferroso. Isso bloqueia toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.

Como que o NADH entra na mitocôndria?

Para que o NADH citosólico possa ceder sua energia ao ATP, ingressam na mitocôndria somente seus elétrons (e-) e H+, já que o NADH em si não pode fazê-lo. ... Assim, uma lançadeira, após captar dois elétrons e um H+ do NADH (mais outro H+ do meio), os conduz até a mitocôndria, onde os transfere a outra molécula.

Como se dá a produção de ATP pela mitocôndria?

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

Quantas moléculas de ATP NADH e piruvato são geradas pela quebra de uma unidade de glicose durante a glicólise?

Assim, o saldo final da glicólise, será de duas moléculas de piruvato, duas moléculas de NADH e duas moléculas de ATP, produzidas a partir de uma molécula de glicose.

O que é NAD e FAD e para que servem?

As moléculas de NAD, de FAD e de citocromos que participam da cadeia respiratória captam hidrogênios e os transferem, através de reações que liberam energia, para um aceptor seguinte. Os aceptores de hidrogênio que fazem parte da cadeia respiratória estão dispostos em sequência na parede interna da mitocôndria.

Qual a função dos NAD e FAD representados no esquema?

b) NAD e FAD são aceptores intermediários de elétrons e participam da cadeia respiratória, sendo esta a mais energética das fases da respiração celular, acarretando a produção de maior quantidade de ATP.

O que são o NAD e o FAD?

NAD e FAD são intermediários que interligam os processos como a glicólise, formação de acetil-CoA com a cadeia respiratória, sendo aceptores intermediários de elétrons, por fim recebidos pelo O2, o aceptor final.

Artigo anterior
Quais são as cláusulas penais?
Artigo seguinte
O que acontece se nutrir muito o cabelo?