Porque o gerundismo é inadequado?

Perguntado por: Mélanie Alexandra Batista  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. ... O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento.

Por que gerúndio é errado?

Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando.

Por que no se deben utilizar Gerundios?

Isso acontece porque geralmente usamos essa forma nominal do verbo para não cometer algum erro, fenômeno conhecido como hipercorreção, ou por não sabermos modalizar o discurso para evitá-lo.

Porque os portugueses não usam o gerúndio?

Porque em Portugal não se usam os verbos no gerúndio? Não é correto afirmar que em Portugal não se usam os verbos no gerúndio. ... Assim, se o verbo auxiliar for o verbo estar, a construção perifrástica indica uma ação durativa que decorre num momento específico (ex.: «Ele estava a estudar/estudando, hoje de manhã»).

Estou verificando e gerundismo?

Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

GERÚNDIO: COMO USAR CORRETAMENTE - Profa. Pamba

16 questões relacionadas encontradas

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

O que é um exemplo de gerúndio?

Exemplos de gerúndio simples

Antes da ação principal: Ouvindo a conversa dos filhos, a mãe entrou no quarto. Em simultâneo com a ação principal: Esperou rezando para que tudo se resolvesse. Depois da ação principal: O cantor terminou o show, seguindo para o camarim.

Tem gerúndio no português de Portugal?

No Brasil, o gerúndio (com a terminação "ndo") é utilizado frequentemente na fala e na escrita, mas em Portugal há a ausência da conjugação verbal. Dessa forma, em vez dos portugueses perguntarem "Você está acordando?", eles perguntam "Tu estás a acordar?", substituindo o gerúndio por a + o verbo no infinitivo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual a diferença do português de Portugal Português do Brasil?

A alteração de pronúncia é o que mais evidencia as diferenças entre português de Portugal e do Brasil. Os brasileiros pronunciam as vogais átonas e tônicas com mais clareza, em decorrência da sua fala lenta. Já em Portugal é comum pronunciarem de forma clara apenas as vogais tônicas.

É errado usar gerúndio na redacao?

Provavelmente, você já deve ter escutado que devemos evitar o gerúndio na redação ao máximo, não é mesmo? Porém, a verdade é que apontaram como vilão de toda essa história, o que se chama de gerundismo. O gerundismo consiste no uso exagerado e repetitivo do gerúndio e é considerado um vício de linguagem.

Como não falar no gerúndio?

Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.

O que usar no lugar do gerúndio?

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''. O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.

Qual a forma correta de usar o gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Porque telemarketing fala no gerúndio?

Com o telemarketing o "gerundismo" instituiu-se como sendo um padrão mais educado de passar as informações para o cliente. Os operadores sentem que transmitem uma linguagem mais formal e mais culta. Errado! O uso do tempo verbal no gerúndio em excesso não transmite objetividade, nem tão pouco prontidão no atendimento.

Por que é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Como usar o porquê certo?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Qual é maneira de aprender o português de Portugal?

O português é a única língua oficial da Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de também ser falada em outros países, como na Guiné Equatorial, Timor-Leste e Macau. Como você sabe, uma mesma língua é falada de diferentes maneiras.

Onde foi ou aonde foi?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Quando surgiu o gerundismo?

Assim como ocorre com outros vícios de linguagem, é difícil saber exatamente como surgiu o gerundismo. A hipótese mais aceita é que a mania é uma adaptação de uma estrutura da língua inglesa, que se espalhou no Brasil através do telemarketing.

Quais são os verbos gerúndio?

Verbos no Gerúndio
  • Verbo amar: amando.
  • Verbo caminhar: caminhando.
  • Verbo conversar: conversando.
  • Verbo chamar: chamando.
  • Verbo convidar: convidando.
  • Verbo vender: vendendo.
  • Verbo fazer: fazendo.
  • Verbo agradecer: agradecendo.

O que é gerúndio e particípio?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

Como é formado o gerundismo?

O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo. V. Falado, corrido, aceito, entregue e escrito são exemplos de verbos flexionados no gerúndio.

Artigo anterior
O que é planejamento operacional exemplos?
Artigo seguinte
Porque a zebra não pode ser domada?