Porque o fenol deixou de ser usado nos hospitais?

Perguntado por: Viviane Morais Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Seu uso diminuiu em muito o número de mortes por infecção hospitalar. Essa propriedade ocorre porque os elétrons do anel benzênico realizam ressonância, dando estabilidade para o carbono ligado ao grupo OH, enquanto se forma o ânion fenóxido.

Para que o fenol é utilizado?

O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios), da aspirina, do ácido pícrico (que será mencionado no próximo parágrafo) e dos cresóis acima.

Por que o Hidroxibenzeno não tem sido mais utilizado como desinfetante?

Além disso, o hidroxibenzeno é o fenol mais importante por ser o que mais possui aplicações. Em solução, ele foi o primeiro composto comercializado como antisséptico, principalmente de hospitais e de instrumentos cirúrgicos. Mas foi substituído por ser corrosivo e tóxico.

Porque o fenol é mais ácido que o álcool?

Os fenóis em geral são bem mais ácidos que os álcoois porque o sal resultante (fenolato ou fenóxido) é estabilizado pela ressonância do anel (deslocalização de elétrons).

Qual foi o primeiro uso do fenol comum?

Principal Fenol

O fenol, também conhecido como ácido fênico, foi o primeiro antisséptico comercializado, por volta de 1870, e isso proporcionou uma queda muito acentuada nas taxas de morte provocadas por infecção pós-operatória.

Hospitais podem ser multados diariamente por falta de equipamentos de proteção

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica da função fenol?

Eles são incolores e pouco solúveis ou insolúveis em água, mas são solúveis em bases. Uma das aplicações principais dos fenóis é como antissépticos e germicidas. Isso ocorre porque eles conseguem coagular as proteínas dos organismos das bactérias.

Como se forma o fenol?

O fenol (hidroxibenzeno) pode ser produzido da oxidação parcial do benzeno, pelo processo do cumeno, ou pelo processo Raschig-Hooker. Ele pode também ser encontrado como um produto da oxidação do carvão mineral.

Por que o fenol é muito mais ácido do que um álcool alifático?

Por outro lado, fenóis (pKa ~ 10) são mais ácidos de que álcoois devido às estruturas de ressonância mostradas a seguir: pKa (fenol) = 9.95 Mais ácido do que álcoois alifáticos, mas menos ácido do que os ácidos carboxílicos !? Etc.

Por que o fenol é um ácido mais forte que Ciclohexanol?

O fenol (2) também contém uma hidroxila, porém ligada a um átomo de carbono parte de um grupo fenil. ... Consequentemente, a constante de dissociação do fenol é maior do que aquela do ciclo-hexanol, portanto, o fenol é um ácido mais forte na água (o que significa que ele doa mais íons de hidrogênio).

Por que o fenol apesar de conter o grupo hidroxila não é um álcool?

Isso acontece porque os dois elementos possuem a hidroxila em sua composição. ... Em sua composição o fenol é caracterizado pela ligação entre a hidroxila (ou mais de uma) e um anel aromático. Essa ligação acontece diretamente entre os dois compostos. Já no álcool a hidroxila não está ligada diretamente ao anel aromático.

O que é o Hidroxibenzeno?

O hidroxibenzeno, também conhecido como fenol, benzenol, ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico e mono-hidroxibenzeno, é um dos compostos aromáticos mais simples.

Por que os fenóis não reagem com ácidos?

Essa propriedade ocorre porque os elétrons do anel benzênico realizam ressonância, dando estabilidade para o carbono ligado ao grupo OH, enquanto se forma o ânion fenóxido.

Qual a função da Amina?

As aminas são usadas na síntese de compostos orgânicos, na produção de certos tipos de sabões e na vulcanização da borracha. As aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de corantes (como a anilina, que é a benzenoamina) e de explosivos.

Qual a função da Amida?

As amidas são muito empregadas na síntese de polímeros como é o exemplo dos náilons, que são poliamidas encadeadas e também os poliuretanos. Também são empregadas como herbicidas, repelente de insetos e medicamentos.

Qual é o ácido mais forte?

É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.

Por que o ácido Trifluoracético é mais ácido que o ácido acético?

Ele é um ácido carboxílico forte devido a influência dos três átomos de flúor extremamente eletronegativos. Em comparação com o ácido acético, o ácido trifluoroacético (TFA) é, pelo menos, 100.000 vezes mais ácido. O ácido trifluoroacétido é amplamente utilizado em química orgânica.

Como saber se um ácido é mais forte que o outro?

Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.

Qual a diferença entre Enol álcool e fenol?

Observe as diferenças entre eles a seguir: Álcoois: diferentemente dos enóis, os álcoois têm a hidroxila ligada em um carbono saturado, isto é, que só faz ligações simples. Fenóis: no caso dos fenóis, a hidroxila está ligada diretamente ao anel benzênico.

Qual a substância do fenol?

O fenol (C6H6O) é um composto químico orgânico que possui pelo menos um grupamento –OH (hidroxila) ligado diretamente a um anel benzênico (anel aromático). ... Outros nomes utilizados para se referir aos fenóis são: ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico, benzenol, hidroxibenzeno e monohidroxibenzeno.

Como identificar um fenol?

Para identificá-las, repare, você precisa apenas analisar o carbono ao qual a hidroxila se liga. Se for um carbono que só faz ligações simples (“saturado”), identificamos a função como álcool. Se o grupo 'OH' se liga a um carbono pertencente a um anel benzênico (benzeno), dizemos que a função é fenol.

O que caracteriza a função cetona?

As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário.

Quais são as características dos aldeídos?

Química. Os aldeídos são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O. Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa.

Artigo anterior
Qual a velocidade que as partículas são aceleradas no interior do LHC?
Artigo seguinte
Qual a praia mais tranquila do litoral norte de SP?