Porque o dia 25 foi escolhido para comemorar o Natal?

Perguntado por: Gaspar Fábio Borges  |  Última atualização: 18. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.

Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: “25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data – 25 de dezembro de 336 – é a primeira celebração do Natal registrada.

Quem determinou a escolha da data de 25 de dezembro para comemoração do Natal?

A escolha do 25 de dezembro como o dia para celebrar o nascimento de Cristo, segundo a teoria mais aceita atualmente, aconteceu supostamente como uma iniciativa da Igreja Católica para enfraquecer as celebrações pagãs que aconteciam na época do solstício de inverno e garantir a conversão de fiéis.

Qual é a verdadeira data do nascimento de Jesus?

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.

Qual é a origem do dia 25 de dezembro?

Os historiadores alegam, então, que colocar o Natal no dia 25 de dezembro era uma forma de esvaziar a festividade pagã e garantir fiéis ao cristianismo. O argumento retórico era basicamente mostrar que uma pessoa não estava celebrando Mitra ou o Sol Invicto na referida data, mas sim o nascimento de Jesus Cristo.

Homilia Diária | Os dois efeitos do Pão da Vida em nós (Quinta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

34 questões relacionadas encontradas

Onde está escrito na Bíblia que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?

É impossível afirmar que Cristo nasceu, mesmo, no dia 25 de dezembro. Para Fernando Ripoli e Marcelo Carneiro, professores na Universidade Metodista de São Paulo, é importante enfatizar que Jesus não veio ao mundo nesta data e que na Bíblia não há nenhuma menção ao dia.

O que era comemorado no dia 25 de dezembro antes do nascimento de Jesus?

Desta forma, o 25 de dezembro como Natal não foi algo "inventado", mas sim algo "convencionado", como bem esclarece o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP. "Os antigos romanos celebram, na data, o solstício de inverno no hemisfério norte, a festa do Sol Invicto.

Porque Jesus não nasceu em 25 de dezembro?

O 25 de dezembro é apenas uma data simbólica, adotada pela Igreja por volta do século 4. Na verdade, ninguém faz ideia de quando Jesus Cristo nasceu.

O que a Bíblia fala sobre o Natal?

A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.

Qual foi o dia que Jesus morreu na cruz?

A Sexta-feira Santa é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Também é chamada de Sexta Feira da Paixão, porque com origem do latim, paixão significa sofrimento.

É verdade que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?

Jesus nasceu em 25 de dezembro? Milhões de cristãos celebram o Natal neste dia, mas a verdade é que na Bíblia — e especificamente nos Evangelhos, onde são narrados episódios de sua vida — não há menção a uma data específica de seu nascimento.

Em que ano nasceu e morreu Jesus Cristo?

Jesus, também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século.

O que o Papai Noel tem a ver com o Natal?

O Papai Noel é um personagem criado no século IV, por Nicolau Taumaturgo que em sigilo colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas dos que estavam precisando de ajuda na época do natal. Tornou-se santo e símbolo natalino, partiu da Alemanha, onde vivia, até se tornar conhecido por todo o mundo.

Quais são os deuses que são comemorados no dia 25 de dezembro?

Uma dessas datas era o 25 de dezembro, dedicado ao deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. O dia 25 de dezembro, a partir de então, ficou conhecido como o dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível).

Como os evangélicos comemoram o Natal?

Os evangélicos também são cristão e creem no nascimento de Jesus Cristo. Eles celebram o natal com cultos em igrejas e orações em casas.

O que o Natal significa para os crentes?

O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.

Qual é a religião que não comemora o Natal?

Além do islamismo e do hinduísmo, culturas como o budismo, o judaísmo e o taoísmo são algumas das quais não seguem as mesmas crenças cristãs. Cada uma tem seus dogmas, peculiaridades e até calendários diferentes.

Qual foi o dia que Jesus nasceu segundo a Bíblia?

Ninguém sabe a data exata quando Jesus nasceu.

Ele provavelmente nasceu entre 6 e 4 a.C., antes do inverno. Jesus provavelmente não nasceu no dia 25 de dezembro, mas não é errado celebrar o Natal nesse dia. A Bíblia não diz em que dia ou mês Jesus nasceu.

Qual foi o horário da morte de Jesus?

Em que hora Jesus foi crucificado? Em Marcos 15:25, afirma-se que a crucificação ocorreu na hora terceira (9 da manhã) e que a morte de Jesus ocorreu na hora nona (3 da tarde).

Onde está escrito na Bíblia que Jesus nasceu no Natal?

Um dos detalhes mais importantes e que abordaremos neste texto – a data do nascimento de Jesus - não é mencionado na Bíblia. Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu.

Quem inventou a festa de Natal?

O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.

Quais são as religiões que comemoram o Natal?

A verdade é que o Natal já se tornou uma celebração universal e que transcende religiões. Afinal, se não foram os cristãos que inventaram a data, não há motivo para ela ser monopolizada. Judeus, hindus, budistas e islâmicos têm seus próprios rituais e significados para esta ocasião.

Quem falou que Jesus nasceu dia 25?

A tradição de que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro O primeiro que afirmou com clareza que Jesus nasceu a 25 de Dezembro foi Hipólito de Roma, no seu comentário ao Livro do profeta Daniel, escrito por volta de 204.

Artigo anterior
Quando o gato está fraco e não quer comer?
Artigo seguinte
Tem vírgula em tanto quanto?