Porque o desvio sofrido pela radiação beta é maior?

Perguntado por: Alexandra Vaz de Melo  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

OBSERVAÇÃO. Note que o desvio sofrido pelas partículas beta em direção a placa positiva foi mais acentuado que aquele sofrido pelas partículas alfa em direção a placa negativa. Isso se deve ao fato de ser a partícula beta mais leve do que a partícula alfa.

O que acontece com um elemento radioativo ao emitir uma radiação beta mais?

Como há uma alteração no número de prótons do núcleo do átomo, sempre que uma radiação beta é emitida, temos a formação de um novo elemento químico, cujo número atômico é 1 unidade maior que o que deu origem a ele.

Quais os efeitos da radiação beta no corpo humano?

Danos causados ao ser humano:

Visto que seu poder de penetração sobre o corpo humano é de apenas 2 cm, as partículas β podem penetrar na pele, causando queimaduras, mas são barradas antes de atingir órgãos mais internos do corpo.

Qual radiação penetra mais?

A radiação UVA é de 800 a 1000 vezes menos ativa que o UVB na pele, porém penetra, pelas suas características físicas, mais profundamente, provocando danos principalmente na derme.

Por que a radiação gama não sofre desvio ao passar por uma região de campo eletromagnético?

Esta é ainda mais energética que as outras radiações. Concluiu-se, portanto, que a radiação gama (γ) não é constituída de partículas, mas, assim como o raio X, ela seria formada por ondas eletromagnéticas, além de não possuir carga nem massa. Por não ter carga, essa radiação não sofre interferência no campo elétrico.

Radioatividade: Alfa, Beta e Gama.

39 questões relacionadas encontradas

Qual radiação pode ser desviada por campo magnético?

Uma onda eletromagnética pode ser desviada por um campo magnético. Em um meio não dispersivo, a frequência da luz depende da velocidade.

Quais são as principais diferenças entre as radiações alfa e beta?

A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.

Qual a diferença entre a radiação alfa beta e gama?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Por que a radiação gama e liberada após a emissão de partículas alfa ou beta A para aumentar a estabilidade do núcleo?

Radiação gama (γ): mesmo após emitir partículas, o núcleo radioativo ainda possui um excesso de energia que precisa ser aliviado. Ele faz isso por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, mais especificamente a radiação gama.

Por que a radiação gama e liberada após a emissão de partículas alfa e beta?

Resposta: Geralmente, após a emissão de uma partícula alfa ( ) ou beta ( ), o núcleo resultante desse processo, ainda com excesso de energia, procura estabilizar-se, emitindo esse excesso em forma de onda eletromagnética, da mesma natureza da luz, denominada radiação gama.

O que emite radiação beta?

As partículas Beta são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável. Em núcleos instáveis betaemissores, um nêutron pode se decompor em um próton, um elétron e um antineutrino permanece no núcleo, um elétron (partícula Beta) e um antineutrino são emitidos.

Qual a penetrabilidade da radiação beta?

Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são facilmente barrados por pedaços de madeira.

Quais são os benefícios da radiação beta?

A exposição desses alimentos a radiações beta e gama elimina larvas, bactérias e outros micro-organismos, podendo ser transportados para lugares distantes sem que deteriorem. Ainda nessa área, a radioatividade pode contribuir para a eliminação de pragas.

Quais elementos emitem radiação beta?

Entre os processos de origem nuclear estão os raios beta, ou a radiação beta. Certos tipos de átomos sofrem um decaimento nuclear denominado beta, entre eles estão o potássio-40, o carbono-14 e o iodo-132.

O que significa partícula beta?

As partículas β (beta) são eletrões ou positrões de elevada energia cinética emitidos pelos núcleos de certos elementos radioativos (radionuclídeos). A formação de partículas β pelos radionuclídeos denomina-se decaimento β.

Qual partícula não é desviada por um campo magnético?

Os raios gama não são desviados por campos elétricos nem magnéticos, porque são ondas eletromagnéticas.

Como e gerada a radiação beta?

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Essa radiação assume a forma de partículas, partículas de alta energia, emitidas pelo núcleo de um átomo em um processo conhecido como decaimento beta.

Quais são os órgãos mais sensíveis à radiação?

Radiação e crianças

Em crianças, alguns órgãos e tecidos, como o cérebro, o cristalino do olho e a glândula tireoide, são mais sensíveis à radiação do que em adultos.

Como a radiação pode alterar o DNA?

Agência FAPESP* – A radiação ionizante (como, por exemplo, os raios X) em altas doses pode danificar o DNA presente no núcleo celular – algo que pode tanto levar ao desenvolvimento de câncer em humanos como ser explorado para matar células cancerígenas.

Qual a radiação mais perigosa alfa beta ou gama?

Dentre essas três emissões radioativas naturais, a radiação gama é a mais perigosa. Como não é uma partícula, ela não sofre interferência dos elétrons e prótons dos átomos do material e, por isso, tem um alto poder de penetração.

Porquê a radiação gama e a mais perigosa?

Devido à sua elevada energia e alta profundidade de penetração na pele, podem causar danos no núcleo das células sadias do corpo humano. Raios gama podem ser usados para esterilizar equipamentos médicos e alimentos.

Qual e o tipo de radiação mais utilizada na medicina?

A radiação ionizante, como raios-X e partículas alfa, tem energia suficiente para ionizar átomos e é amplamente utilizada em medicina.

O que acontece quando um átomo emite uma partícula alfa e beta?

Em muitos núcleos o decaimento através de partículas alfa e beta é seguido da emissão de energia em forma de uma onda eletromagnética. Esta onda é chamada radiação gama ( ). Quanto à natureza esta radiação é do mesmo tipo da radiação X (raios X) ou da radiação luminosa, por exemplo.

Qual a diferença entre as radiações?

Existem dois tipos de radiação, a não ionizante (que emite um baixo índice energético) e a radiação ionizante (cujo alto teor de energia é capaz de arrancar elétrons do átomo do qual pertencem). A única diferença existente entre a radiação e a luz é apenas a frequência com que ocorre a radiação nos corpos.

Onde e utilizada a radiação beta?

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.

Artigo anterior
Como tirar mancha de roupa que pegou de outra?
Artigo seguinte
O que é primeiros socorros resumo?