Porque o custeio por absorção e aceito pelo Fisco?

Perguntado por: Adriana Matias  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

Custeio por Absorção é um processo de apuração de custos, cujo objetivo é ratear todos os seus elementos (fixos e variáveis) em cada fase da produção. ... O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação.

Por que o método de custeio variável não é aceito pelo Fisco?

O Custeio Variável contraria os princípios contábeis e também as normas do fisco, pois, tanto a legislação societária quanto a fiscal exigem que todos os custos sejam atribuídos aos produtos, independentemente de fixos ou variáveis.

Em que momentos devemos utiliza o custeio por absorção?

O Custo por Absorção só acontece no momento da venda dos produtos. Do contrários os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que ainda não tenham sido vendidos devem ser tratados como Estoques de Produtos em Elaboração ou Estoques de Produtos Acabados.

O que é o método de custeio por absorção?

O custeio por absorção é também chamado custeio integral. Isso porque ele considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. ... Todos os produtos absorvem parte destes custos, permitindo que se obtenha um custo total da produção desses produtos.

Qual o método de custeio onde os custos fixos são considerados diretamente no resultado do exercício?

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO

40 questões relacionadas encontradas

Em qual metodologia os custos fixos são tratados como despesas?

Custos fixos: são os custos que independem do volume de produção e venda, mantendo-se sempre os mesmos e, por isso, considerados despesas no método de custeio variável.

Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

Qual a vantagem do método de custeio por absorção?

Custeio por absorção – Vantagens

Possibilita um planejamento a longo prazo por possuir informações completas sobre todos os itens. Define com maior precisão o custo final de cada produto. É menos complexo e pode ser utilizado em alguma apresentação externa. A tomada de crédito, por exemplo.

Qual a diferença entre custeio direto e por absorção?

O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o que pode gerar o uso da arbitrariedade. ... No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado.

Qual a diferença entre o custeio direto e por absorção?

“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.

Qual o primeiro passo para executar o custeio por absorção?

O primeiro passo para executar o método de custeio por absorção é identificar todos gastos da empresa e separá-los entre custos e despesas. Como já dito, no custeio por absorção, é apenas os custos que você irá considerar.

Quais os prós e contras ao se escolher o método por absorção ou o variável?

A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.

Como fazer o custeio variável?

Cálculo custos variáveis: Método 1
  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

Qual é o método de custeio aceito pelo Fisco?

O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.

Qual é o método de custeio caracterizado pela apropriação de todos os custos de fabricação sejam eles diretos ou indiretos?

Diante dessas afirmações, pode-se considerar o custeio por absorção como o método de custeio em que são apropriados todos os custos de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.

Qual é o método de custeio que não é aceito pela legislação e também não é publicado em relatórios contábeis ou seja é usado apenas para fins gerenciais?

Apesar de o custeio por absorção ser o único método aceito pela legislação, para fins gerenciais, a contabilidade da empresa pode utilizar outros sistemas de custeio.

Qual a diferença entre custeio ABC custeio direto e custeio por absorção Cite exemplos?

Diferentemente dos custeios por absorção e variável que distribuem os custos diretamente aos produtos, o Custeio ABC rastreia as atividades relevantes do processo produtivo, aloca os custos às atividades para então distribuí-los aos produtos.

Qual a diferença entre custeio variável e custeio direto?

Custeio Variável não é a mesma coisa que Custeio Direto, pois, neste último, custos fixos que porventura sejam diretamente identificáveis com os objetos de custeio (outros que não sejam as unidades de produto, tais como a linha de produto, o centro de custos, o departamento), a estes são levados, o que jamais deve ...

Qual a grande diferença entre o método de custeio por absorção e o método de custeio direto e ou variável Levando-se em conta os aspectos da legislação brasileira?

RESPOSTA ESPERADA: A grande diferença entre os dois métodos de custeio é que no método por absorção todos os gastos são inclusos ¿ custos diretos e indiretos de fabricação, enquanto que no método direto e/ou variável são incorporados os custos de comportamento variável.

Qual é grande dificuldade para calcular os custos por absorção?

Além disso, o custeio por absorção pode ser utilizado para a obtenção de empréstimos e investimentos para a empresa. Entre as desvantagens, está o fato de que a soma dos custos fixos não permite conhecer a margem real dos produtos, e sim de toda a empresa.

Qual a principal crítica sofrida pelo método de custeio por absorção?

Nesse método, os gastos são divididos em: despesas, custos diretos e indiretos. No entanto, o método é alvo de algumas críticas. Qual a principal crítica sofrida pelo método de custeio por absorção? ...  O rateio dos custos indiretos.

Quais são os métodos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

Quantos métodos de custeio existem?

Basicamente existem dois tipos de custeio de produtos, custeio por absorção e custeio variável. O que são e quais as suas características serão apresentados a seguir. Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável.

São exemplos de empresas que utilizam o custeio por processo?

podemos citar como exemplo as empresas do ramo de eletrodomésticos, produtos químicos, hospitais, etc. podemos citar como exemplo as empresas do ramo de eletrodomésticos, produtos químicos, hospitais, etc. Toda empresa utiliza o custeio, ou melhor toda ação que envolva um tramite monetário a irá envolve-la.

O que é sistema de custeio Rkw?

O Custeio Pleno ou RKW é um método de determinação dos preços dos produtos com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.

Artigo anterior
Qual o limite de comentários no Instagram por dia?
Artigo seguinte
Em qual bacia hidrográfica está situada a maior hidrelétrica do Brasil?