Porque o césio 137 é considerado um isótopo?

Perguntado por: Marcos Loureiro de Anjos  |  Última atualização: 30. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

O césio-137 é um isótopo radioativo do césio, que possui número de massa (A) igual a 137, pois corresponde à soma do número de prótons (55) com os nêutrons (82).

Por que o césio-137 é considerado um isótopo?

a) O césio-137 é considerado um isótopo porque esse elemento pode apresentar números de massas diferentes ao mesmo tempo em que ambos possuem um mesmo número de prótons.

Porque o césio-137 é radioativo?

O césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio e é um dos produtos da fissão nuclear de átomos pesados, como o urânio-235, que sofre desintegração emitindo raios gama, partículas beta e elétrons. O elemento químico césio possui um único isótopo natural, o césio-133, e cerca de 39 isótopos radioativos.

Quais são os isótopos do césio?

O césio é um metal alcalino com número atômico 55 e apresenta 40 isótopos, cujo número de massa varia entre 112 e 151. Entre eles, há apenas um isótopo estável desse elemento, o césio-133, o qual ocorre naturalmente.

O que significa dizer que um isótopo radioativo?

Dizemos que um elemento é um isótopo de outro elemento quando seus átomos possuem o mesmo número de prótons, mas diferente número de nêutrons. Muitos isótopos apresentam uma importante característica: são capazes de emitir algum tipo de radiação, sendo, por isso, chamados de isótopos radioativos ou radioisótopos.

O QUE É CÉSIO 137 (RADIAÇÃO)

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o elemento mais radioativo do mundo?

Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

Como saber se um isótopo é radioativo?

No caso dos elementos radioativos, ou seja, aqueles com número atômico maior ou igual a 84, a grande maioria dos seus isótopos são radioativos. Já no caso dos elementos químicos que apresentam número atômico inferior a 84, um ou outro isótopo desse elemento é radioativo.

Para que o césio é usado?

A principal aplicação do césio é em relógios atômicos, que são equipamentos de medição de tempo de altíssima precisão.

O que o césio pode causar?

No caso dos acidentados de Goiânia, algumas pessoas já apresentavam náuseas e vômitos no mesmo dia do contato com o césio 137, em quadro típico de SAR. Além das quatro mortes, diversas pessoas sofreram amputações, falência de medula óssea e lesões cutâneas em consequência da radiação.

Onde o césio é encontrado na natureza?

O césio existe na lepidolita, polucita ( silicato de alumínio e césio hidratado ) e em outras fontes. Uma das fontes mundiais mais significativas deste metal são encontradas no Lago Bernic em Manitoba ( Canadá ). São estimados nesta região depósitos de 300 mil toneladas de polucita com uma média de 20% de césio.

De quem foi a culpa do acidente do césio-137?

Os proprietários do IGR, Carlos Figueiredo Bezerril, Criseide de Castro Dourado e Orlando Alves Teixeira e o físico responsável pelos equipamentos do Instituto, Flamarion Barbosa Goulart, foram os únicos condenados pela Justiça que cumprem suas penas.

Qual o lugar mais radioativo do Brasil?

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo. O acidente em Goiânia começou quando um aparelho de radioterapia foi abandonado em um ferro-velho.

Porque o césio-137 e azul?

Os catadores levaram a cápsula e venderam-na para um ferro-velho. A cápsula acabou sendo violada e liberou o material radioativo, que chamou a atenção de muitos em virtude da luminescência do césio, que é um pó que brilha no escuro, em um tom azulado.

Onde o césio-137 foi encontrado?

O césio-137 é o mesmo material de cápsula encontrada em Goiânia em 1987 por catadores de lixo em terreno do IGR (Instituto Goiano de Radiologia), no maior acidente radioativo do país, que provocou a morte de quatro pessoas, lesões em pelo menos 16 e contaminação em 200.

Qual é o tipo de radiação emitida pelo césio-137?

O Césio-137 ao emitir uma partícula Beta, seus núcleos se transformam em Bário-137. No entanto, pode acontecer de, mesmo com a emissão, o núcleo resultante não eliminar toda a energia de que precisaria para se estabilizar. A emissão de uma onda eletromagnética (radiação gama) ajuda um núcleo instável a se estabilizar.

O que foi feito com o lixo radioativo césio-137?

A estrutura que abriga os rejeitos foi projetada para resistir 300 anos intacta e preparada para desastres como tremor de terra e queda de avião. O local é o único depósito de lixo radioativo definitivo do Brasil.

Quantas pessoas morreram por causa do césio?

Dentro do cabeçote de chumbo do aparelho, os trabalhadores encontraram uma cápsula com 19 gramas de um pó que ficava esbranquiçado de dia e brilhante de noite. A substância radioativa, chamada Césio-137, espalhou-se pela cidade, ocasionou quatro mortes e deixou mais de mil pessoas afetadas pela radiação.

Quantos anos dura a radiação?

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

Qual é o elemento químico mais letal ao ser humano?

É um elemento amplamente conhecido por sua grande toxicidade. Estima-se que 130 mg de arsênio são suficientes para serem fatais ao ser humano.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Qual o tipo de radiação mais forte?

Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.

Qual é o tempo de meia vida do césio 137?

Sem tratamento médico adequado, o césio-137 tem meia-vida de 70 dias no corpo humano.

Qual é a pedra mais radioativo do mundo?

Resumo sobre o urânio

É o elemento de maior número atômico encontrado na natureza. Possui 23 isótopos, todos radioativos, sendo que apenas três deles ocorrem na natureza.

Qual é a diferença entre radiação e radioatividade?

A radioatividade é a propriedade que alguns núcleos atômicos têm de emitir partículas ou radiação eletromagnética, de forma espontânea ou não, a fim de adquirir maior estabilidade. As emissões de átomos radioativos são conhecidas como radiações, sendo também classificadas como ionizantes.

Qual foi o primeiro elemento radioativo a ser descoberto?

Em 20 de abril de 1902, o casal Marie e Pierre Curie conseguiu isolar sais de rádio radioativo do mineral pechblenda (uraninita) em seu laboratório em Paris. Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda.

Artigo anterior
Qual a meia vida do ferro?
Artigo seguinte
Como é feito o retratamento de canal?