Porque não vende mais termômetro de mercúrio?

Perguntado por: Adriana Matos  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

A fabricação, importação e a venda de termômetros de mercúrio foi proibida pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas na prática, esse tipo de termômetro só deve ser banido em 2019. O motivo são os riscos do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente.

Porque não tem mais termômetro de mercúrio?

Os termômetros de mercúrio são também conhecidos como termômetros analógicos e foram amplamente utilizados no passado. Porém não são mais recomendados, porque o mercúrio é considerado uma substância tóxica.

Quando foi proibido o termômetro de mercúrio?

Regras estabelecidas em 2017 começaram a valer no dia 1º de janeiro deste ano. A Anvisa proibiu a fabricação, a importação e a comercialização dos termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde.

Por que o termômetro de mercúrio não pode ser utilizado caso se quebre?

O termômetro de mercúrio é um objeto que exige cuidado. Em caso de quebra, o mercúrio contido dentro do objeto será liberado e pode contaminar o ambiente externo e o usuário.

Qual termômetro foi proibido?

13/02/2019

Desde 1º de janeiro de 2019 estão proibidos em todo o território nacional os termômetros e esfigmomanômetros contendo mercúrio, bem como os amálgamas dentários que não sejam preparados por meio de cápsulas pré-dosadas.

SAIBA O MOTIVO DESSE TERMÔMETRO SER PROIBIDO!?⚠

20 questões relacionadas encontradas

Qual termômetro é mais confiável?

O termômetro infravermelho, também chamado de termômetro digital de testa, é uma alternativa conveniente, rápida e oferece baixo risco de infecção por não promover contato físico, diferentemente do termômetro de mercúrio1.

O que fazer se quebrar um termômetro de mercúrio?

Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas. Use luvas de borracha e recolha o mercúrio com um material impermeável, como um saco de lixo ou papelão e coloque-o em um recipiente com água. A área, então, deve ser descontaminada. Misture água sanitária e água e ventile o local.

Por que mercúrio é tóxico?

Ele é bastante perigoso à saúde humana porque é capaz de ultrapassar as biomembranas e seus íons possuem afinidade pelos grupos sulfidrilas das proteínas. Atua também como um potente desnaturador de proteínas e inibidor de aminoácidos, interferindo nas funções metabólicas celulares.

O que acontece se pegar mercúrio na mão?

Podem incluir fraqueza muscular, falta de coordenação, dormência nas mãos e pés, erupções da pele, ansiedade, problemas de memória, problemas na fala, problemas de audição, ou dificuldade para enxergar. O alto nível de exposição ao metilmercúrio é conhecida como doença de Minamata.

Pode usar termômetro de mercúrio?

Anvisa aprova resolução que proíbe termômetro com mercúrio | Veja Saúde.

Como limpar o chão sujo de mercúrio?

Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.

Por que o mercúrio é usado em termômetros?

O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro.

Quanto mercúrio tem em um termômetro?

Apesar da pequena quantidade do mercúrio presente nos termômetros de vidro — dois gramas —, o contato com o metal, em caso de acidentes quando a cápsula é quebrada, também representa risco para a saúde.

Qual termômetro é mais preciso digital ou de mercúrio?

Com o passar do tempo, os termômetros de mercúrio perdem a precisão, enquanto os digitais continuam medindo corretamente. Isso contraria o senso comum de que os que contém a substância são melhores do que os modelos mais modernos. Essa sempre foi uma dica importante na hora de saber qual o melhor termômetro.

Qual o melhor termômetro digital ou mercúrio?

Já que o "bom e velho" termômetro de mercúrio não é tão bom assim, a melhor opção para se ter em casa ou em instituições de saúde é o termômetro digital, também conhecido como termômetro clínico.

Quanto tempo se deixa o termômetro de mercúrio?

O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.

Pode colocar mercúrio na mão?

A ação do mercúrio no organismo não é instantânea, o resultado da intoxicação é lento e cumulativo. Então, por precaução, nunca repita este tipo de experimento.

Como saber se fui contaminado por mercúrio?

Os sintomas agudos após a inalação de vapor de mercúrio elementar incluem falta de ar, febre/calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, paladar metálico, dores de cabeça, fraqueza e visão embaçada. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver lesão pulmonar aguda e desconforto respiratório grave com hipoxemia.

Como saber se tem mercúrio no corpo?

Contaminação por Mercúrio: Principais sinais e sintomas
  1. Fraqueza, cansaço frequente;
  2. Perda do apetite e consequente emagrecimento;
  3. Úlcera no estômago ou no duodeno;
  4. Alteração do funcionamento dos rins;
  5. Dentes fracos e quebradiços, podendo haver tendência à queda;

Quais as principais formas tóxicas do mercúrio?

Qual a forma química mais tóxica do mercúrio? O mercúrio elementar é um elemento presente naturalmente na crosta terrestre, na água, nos seres vivos e na atmosfera. Dentre as diferentes formas químicas do Hg, o metil-Hg+ é a forma mais tóxica para organismos superiores, particularmente mamíferos.

Como o ser humano se contamina pelo mercúrio?

“O mercúrio é disseminado pelas águas dos rios, e a contaminação de seres humanos se dá especialmente por meio da ingestão de peixes contaminados.

Em qual forma química O mercúrio é mais perigoso e por quê?

A forma de sais orgânicos é a mais perigosa porque 90% da quantidade ingerida chega a ser absorvida. Já na forma metálica, somente 10% é absorvida. Além da ingestão, outro perigo do mercúrio vem do fato de poder ser absorvido em praticamente todos as mucosas e os epitélios do nosso corpo.

Como jogar mercúrio fora?

Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas de acordo com o Disque-Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

Como pegar mercúrio no chão?

Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. Transferir o mercúrio recolhido para o recipiente de plástico duro e resistente, fechar hermeticamente e rotular. Para coletar as gotas menores pode-se utilizar fita adesiva.

Qual o melhor termômetro do mercado?

Termômetro Clínico: nossa recomendação dos melhores produtos
  • Termômetro Classsic, Geratherm, Transparente, Único. ...
  • Termômetro Clínico G-Tech Digital de Testa sem Contato - Medição da Temperatura Corpórea, Ambientes e Superfícies, G-Tech. ...
  • Termômetro Digital de Ponta Flexível, G-Tech.

Artigo anterior
Quem paga pelo ICMS comprador ou vendedor?
Artigo seguinte
Como funcionam as licenças Creative Commons?