Porque não usamos energia nuclear?
Perguntado por: Renato Gustavo de Cruz | Última atualização: 25. März 2022Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)
A energia nuclear tem altíssimos custos (na construção) e no processo de enriquecer o urânio. Também altos custos para o depósito do lixo atômico, além dos custos de descontaminação e demolição (decommissioning) dos reatores velhos que não são declarados.
Porque não usar a energia nuclear?
Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...
Por que não temos energia nuclear no Brasil?
Nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo. Não existe uma fonte de energia que só tenha vantagens. Não há energia sem controvérsia, mas a nuclear, pelo poder destruidor que tem qualquer vazamento de radiação, não deve ser utilizada para produzir eletricidade.
Quais são as desvantagens do uso da energia nuclear?
- Os acidentes tem sérias consequências. ...
- Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. ...
- O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
- Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.
Por que o uso da energia nuclear gera polêmicas na atualidade?
Essa fonte energética é responsável por muita polêmica e desconfiança: a falta de segurança, a destinação do lixo atômico, além da possibilidade de acontecerem acidentes nas usinas, geram a reprovação da utilização da energia nuclear por grande parte da população.
O Problema da Energia Nuclear
Porque a usina nuclear é um assunto polêmico?
Entre as desvantagens, destacam-se: a) riscos de acidentes que podem gerar desastres e liberação de energia nuclear (bastante nociva); b) é mais cara que a maioria das demais fontes de energia; c) os resíduos produzidos geram radioatividade durante um longo tempo; d) dificuldade de armazenamento e descarte dos ...
Porque o programa nuclear brasileiro é um assunto polêmico?
[EcoDebate] O Programa Nuclear Brasileiro surgiu durante a ditadura militar, e até hoje atende demandas de setores das forças armadas, fascinados pelo poder que a energia nuclear lhes traz, e com a justificativa da necessidade de proteção e de segurança das nossas fronteiras, e de nossas riquezas.
Quais são as principais vantagens e desvantagens da energia nuclear?
- Nível menor de poluição atmosférica. ...
- Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
- Disponibilidade do combustível. ...
- Imenso poder energético. ...
- Área para construção reduzida. ...
- Risco de acidente nuclear. ...
- Poluição térmica. ...
- Lixo nuclear.
Quais são as principais vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear?
Em meio á tantas discussões é importante considerar os pontos positivos e negativos que essa fonte de energia pode proporcionar, alguns aspectos positivos é que essas usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás, como é o caso do Brasil, além desse fator ...
Quais são as desvantagens da energia hidrelétrica?
- Alteração das formas de vida das populações, em especial, de grupos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas.
- Supressão da vegetação nativa por meio do alagamento de grandes áreas de floresta para a construção das barragens.
Qual a posição do Brasil no uso da energia nuclear?
O Brasil tem apenas duas usinas nucleares, Angra 1 e Angra 2, responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país - para comparação, a usina hidrelétrica de Itaipu gera 15%.
Quais as razões que levam a não expansão desse tipo de energia no Brasil?
Existem alguns obstáculos que impedem a expansão da geração de energia por meio de recursos renováveis. A energia eólica, por exemplo, só pode ser produzida em locais em que há bastante movimentação de ar. Já a energia solar é produzida somente no período diurno e em locais de grande insolação.
Porque o Brasil investe em energia nuclear?
“A energia nuclear é parte da solução para o grave problema da emissão de gases causadores de efeito estufa pela geração de eletricidade com combustíveis fósseis, contribuindo para sérias mudanças climáticas”, defende Aquilino Senra, físico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde os anos 1970 ...
Por que a radiação nuclear é perigosa?
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Quais as polêmicas em torno do programa nuclear brasileiro?
O programa nuclear brasileiro possui uma história repleta de polêmicas e controvérsias. ... O físico alertava o presidente estadunidense para a ameaça da construção de uma bomba nuclear pelo regime de Hitler.
Qual a situação do programa nuclear brasileiro?
A construção de um terceiro reator teve início em junho de 2010, estava previsto para entrar em funcionamento em maio de 2018, porém, em decorrência de interrupção das obras, o início das operações foi adiado para 2024. A empresa brasileira encarregada de produzir energia nuclear é a Eletronuclear.
Qual é a função do programa nuclear brasileiro?
Nesse sentido, com a finalidade de acompanhar esse desenvolvimento, desde a década de 50, o Programa Nuclear Brasileiro (PNB), desponta como importante vetor de desenvolvimento da tecnologia atômica nacional, abrangendo desde o enriquecimento do urânio até a geração de energia elétrica.
Quais fatores você acredita serem necessários para justificar a necessidade de uma usina nuclear?
A luz solar e os ventos são intermitentes, exigindo nas usinas uma capacidade extra de acumulação de energia, para que o fornecimento seja confiável. Por sua vez, a biomassa requer uma área de extensão considerável (400.000 ha para cada 1.000 MWe gerados) para o plantio de árvores.
Como a energia nuclear é utilizada na medicina?
Na Medicina Nuclear, os isótopos radioativos são usados como traçadores de atividades metabólicas em exames como a cintilografia, que permite a visualização dos órgãos e auxilia no diagnóstico de doenças dos ossos, da tireoide, dos aparelhos respiratório e urinário.
O que é fissão e fusão nuclear?
Fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. ... A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia.
Por que os países investem em energia nuclear?
A energia nuclear é muito mais limpa em termos de emissões que outras, afeta menos a paisagem e eventualmente custam menos. E na França ainda há o argumento do domínio tecnológico do processo, afinal, com 75% da matriz energética oriunda do nuclear, e há tanto tempo, efetivamente eles detêm a tecnologia.
Porque alguns países utilizam a energia nuclear?
Vários países confirmaram a vontade de recorrer à energia nuclear por diferentes razões, mas principalmente pela necessidade de garantir o fornecimento de energia sem depender das fontes fósseis importadas ou porque veem nela uma forma inevitável de reduzir suas emissões de CO2.
Quais foram as principais causas do não crescimento da energia nuclear no mundo?
No entanto, os riscos apresentados em relação a acidentes radioativos e a possíveis impactos ambientais dificultam a expansão dessa fonte energética, uma vez que existe muita pressão no mundo inteiro por parte de governos, instituições e grupos socioambientais para conter a sua utilização.
Quais as principais fontes não renováveis que o Brasil possui?
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Qual é a energia não renovável mais consumida no Brasil?
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
Quando se usa fundações profundas?
Quantas espécies de plantas existem na Caatinga?