Porque não pode expor bebês a telas?

Perguntado por: Renato Marcos Castro Cunha  |  Última atualização: 3. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

O uso excessivo de telas pode gerar prejuízos determinantes no desenvolvimento cognitivo e físico de crianças e adolescentes. Encontrar o equilíbrio entre o uso de telas e a saúde das crianças é um grande desafio para pais e profissionais de hoje.

Porque não mostrar telas para bebê?

A pesquisa indicou que crianças de 1 ano que tiveram maior exposição ao tempo de tela do que seus colegas apresentaram atrasos no desenvolvimento de habilidades motoras finas, pessoais e sociais. A boa notícia é que esses atrasos costumam se dissipar aos 4 anos de idade.

O que acontece se o bebê ver telas?

Crescimento cerebral: Nos primeiros 2 anos de idade, o cérebro da criança triplica de tamanho. O estímulo das telas (televisão, ipad, celulares) em excesso no cérebro em desenvolvimento é associado ao déficit do funcionamento executivo e atenção, atrasos cognitivos, prejuízo da aprendizagem e aumento da impulsividade.

Porque evitar telas até 2 anos?

“O desenvolvimento se dá pela formação de novas conexões neurais — as sinapses, o encontro entre os neurônios — pelos estímulos certos. A tela leva a criança a um entretenimento passivo. Isso não estimula novas conexões cerebrais.

O que as telas fazem com o cérebro da criança?

Segundo o novo trabalho, a exposição a telas provoca alterações anatômicas no córtex pré-frontal (que é responsável pelo raciocínio), no lobo parietal (interpreta sinais táteis), no lobo temporal (relacionado a memória e linguagem) e no lobo occipital (que processa sinais visuais).

Zero telas antes dos 2 anos? Saiba os motivos | Casa Crescer

42 questões relacionadas encontradas

Quais os problemas causados pelo uso excessivo de telas?

Considerando apenas os estudos que avaliaram crianças, 72% deles constataram aumento da depressão associado ao abuso da exposição a telas nesse grupo. Uma possível explicação dessa relação é o aumento do tempo em frente às telas no dia a dia, após a pandemia de covid-19.

O que é transtorno de tela?

Tal patologia pode ser definida como o uso abusivo de telas, tais como, celular, televisão, computador, jogos eletrônicos, entre outros dispositivos (ABREU, 2013).

Quantos meses o bebê pode assistir TV?

A resposta é SIM! A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda ZERO horas de tela para crianças com menos de 2 anos. O excesso de telas pode predispor a alterações de sono, a problemas visuais e à obesidade.

Quando pode dar tela para bebê?

Os bebês não devem ser expostos às telas! - YouTube. Tempo de tela por idade: - do nascimento aos 2 anos: zero; - dos 2 anos aos 6 anos: 1h ao longo de todo o dia no máximo; - maiores de 6 anos: 2h de tela ao longo do dia no máximo.

Quando oferecer telas para bebê?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda, por exemplo, que crianças de menos de 2 anos não devem ser expostas a telas. Já as crianças entre 2 e 5 anos, o tempo de tela deve ser de ao máximo de 1 hora/dia. Sempre com supervisão de pais, cuidadores ou responsáveis.

Pode dar celular para bebê?

Organização Mundial da Saúde lança diretrizes para o uso de celulares e outros aparelhos digitais por crianças e recomenda atividade física e sono adequado para cada faixa etária.

Como tirar as telas do bebê?

3 dicas para reduzir o uso de telas do seu filho
  1. Aumento do uso durante a pandemia. ...
  2. Prejuízos do uso de telas. ...
  3. Reduzindo o uso de telas. ...
  4. Priorize momentos presenciais.
  5. Tenha uma rotina. ...
  6. Evite as telas à noite. ...
  7. Esteja presente.

Como entreter o bebê sem telas?

  1. Leitura e contação de histórias. Ler com as crianças é sempre a melhor maneira de passar o tempo usando a imaginação. ...
  2. Aproveitar a natureza e os animais. Brincar na natureza faz bem para a saúde. ...
  3. Brincar com o que tem em casa. ...
  4. Cozinhar juntos. ...
  5. Ouvir música e dançar.

Por que as telas causam no bebê?

Efeitos do excesso de telas em bebês

Habilidades de coordenação motora fina, como as necessárias para pegar objetos com a mão; Habilidades de coordenação motora grossa, como as necessárias para mover o corpo (andar ou engatinhar); Capacidade de resolução de problemas; Habilidades pessoais e sociais.

O que a OMS diz sobre telas?

Neste artigo, vamos discutir as recomendações da OMS para o tempo de tela na primeira infância. De acordo com a OMS, crianças com menos de 2 anos de idade não devem ter acesso algum à telas eletrônicas, como smartphones, tablets ou televisões.

O que não usar em Recém-nascido?

É sempre bom evitar a lã, que pode irritar a pele de bebês pequenos. Gorros podem ser usados para sair de casa, se estiver realmente frio. Lembre-se que a criança não deve dormir de gorro devido à maior associação com morte súbita. Manta também pode ser usada, sendo liberados tecidos mais quentinhos como a linha.

Como o celular afeta o desenvolvimento infantil?

Lacunas no desenvolvimento cognitivo e prejuízos ao sono são alguns dos problemas causados pelo uso excessivo do celular e outras telas digitais na infância.

Pode deixar bebê de 3 meses assistir TV?

Recomendações de tempo de TV por idade

Segundo a Academia Americana de Pediatria, os bebês de 0 a 2 anos devem evitar qualquer exposição à televisão, pois nessa faixa etária, aprendem melhor por meio da interação com outras pessoas e com o mundo ao seu redor.

Pode deixar bebê de 2 meses assistir TV?

Sim, assistir TV é melhor do que passar fome, mas é pior do que não assistir TV. Boa evidência sugere que a visualização da tela antes dos 18 meses de idade tem efeitos negativos duradouros sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças, habilidades de leitura e memória de curto prazo.

Pode colocar desenho para bebê?

Ao mesmo tempo que desenhos animados entregam momentos de diversão aos pequenos, eles são considerados prejudiciais até os 2 anos de idade, pois a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças até essa idade não tenham qualquer acesso a telas.

Por que as telas podem viciar?

O excesso de estímulos visuais e auditivos pode prejudicar a capacidade de concentração e de memorização. Isso pode ser especialmente grave em crianças e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento cerebral e podem ter seu aprendizado comprometido pelo uso excessivo do celular", explica o neurocirurgião.

O que é transtorno Butterfly?

A pessoa com TPB também tem uma autoimagem instável e enfrenta oscilações de humor frequentes. Por conta disso, eles não toleram a solidão. Os relacionamentos interpessoais sofrem com as tentativas incessantes da pessoa com borderline de evitar um possível abandono, mesmo quando não há indícios de que isso acontecerá.

Por que as telas viciam?

As telas afetam o sistema de recompensa do cérebro

Como relata o material, os jogos eletrônicos e redes sociais fazem com que algumas crianças fiquem "viciadas" nos dispositivos e liberam muita dopamina (um neurotransmissor que gera uma sensação de bem-estar).

O que o uso excessivo do celular pode causar no cérebro?

Saúde emocional e dependência

A presença constante em redes sociais, por exemplo, pode favorecer um comportamento de comparação social permanente, alimentando uma sensação de inadequação e contribuindo para o surgimento de problemas como ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Qual o tempo ideal de tela para cada idade?

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

Artigo anterior
O que defendiam os educadores da nova escola movimento brasileiro presente na década de 1920?
Artigo seguinte
Quem tem problema de tireoide pode tomar chá verde?