Porque não pode começar frase com pronome oblíquo?

Perguntado por: Rita Machado  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. Ex.: Livre-se de tudo.

Pode começar frase com pronome oblíquo?

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

Pode terminar frase com pronome oblíquo?

Este modelo de língua segue rigidamente as regras gramaticais e, segundo estas, não se inicia frase com pronome oblíquo. Para que esse caso de colocação pronominal esteja de acordo com o que preceitua a gramática tradicional, deve-se colocar o pronome depois do verbo.

Pode começar uma frase com preposição?

Na norma culta, é possível iniciar período com preposição? ... É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Pode começar frase com que?

PRONOME INTERROGATIVO

Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas. Exemplo: Que aconteceu com o aniversariante?

INICIAR FRASES COM PRONOMES OBLÍQUOS - LINGUAGENS EM 1 MINUTO (Dicas de Língua Portuguesa)

42 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  • qual. ...
  • o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  • o que, aquilo que, tudo o que. ...
  • quão, quanto, como, a que ponto. ...
  • de. ...
  • exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

Quando se usa que é que?

Quando usar o quê? Quê, com acento circunflexo, atua também como um pronome interrogativo, sendo utilizado, contudo, apenas no final das frases, seguido do ponto de interrogação: Isso significa o quê? Aconteceu o quê?

Pode começar uma frase com conjunção?

Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.

Quando se usa preposição?

O que são preposições?
  1. Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. ...
  2. Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). ...
  3. Observe que o termo que antecede a preposição é denominado regente e o termo que sucede é denominado regido.

Pode começar frase com não?

Uma perguntinha para você: É correto iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono? A resposta é simples: não, pelo menos não nos textos escritos que pretendem adequar-se à norma culta da língua. Na oralidade e nos gêneros literários, o pronome oblíquo átono no início da oração está liberado.

Como usar o pronome oblíquo se?

Pronomes oblíquos átonos

São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

Como utilizar pronomes oblíquos?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”. Vamos ao encontro de alguns exemplos? “O bom gerente respeita todos os vendedores.”

Como usar o pronome oblíquo lo?

1) -lo, -la, -los, -las

Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.

Quem no início da frase?

O uso do pronome relativo “quem”

Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Como saber se é artigo ou preposição?

Desde já, agradeço. O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Quais são os tipos de preposição?

As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas.

Onde é preposição?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Pode começar a frase com portanto?

Este artigo foi visualizado 19 822 vezes. “Portanto” é uma conjunção adverbial que pode ser usada como transição entre frases e parágrafos. Ela mostra causa e efeito entre duas orações separadas, por isso não pode ser empregada no começo de um parágrafo ou como parte de uma sentença independente.

Pode iniciar um parágrafo com a conjunção Porém?

Os manuais de redação afirmam que não se pode iniciar oração com porém. ... Temos aqui duas questões: o uso de porém no início da oração e do parágrafo. Não há jornal ou revista que não contenha pelo menos uma frase ou oração iniciada pela conjunção adversativa “porém”. Isso faz parte da nossa escrita, sempre fez.

Tem no início da frase?

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Que ou que exemplos?

Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?

Quando se acentua o quê?

O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”

Como substituir o uso do que na redação?

Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.

Não tem de quê ou não tem de quê?

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Qual é o objetivo do uso do pronome oblíquo lo?

O pronome oblíquo, na frase, exerce a função de complemento verbal. Por isso ele se comporta como um objeto direto ou um objeto indireto do verbo. Eles também têm função de agente da passiva e de adjunto adverbial.

Artigo anterior
O que é lesão intraepitelial escamosa de baixo grau displasia leve grau 1?
Artigo seguinte
Qual é o meio de transporte de cargas mais usado atualmente?