Porque meu implante dentário está doendo?

Perguntado por: Gil Frederico Soares Andrade  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

A principal causa da gengiva inflamada em implante dentário é o acúmulo de placa bacteriana. Com o tempo, as bactérias ali presentes podem dar origem a duas doenças distintas: a mucosite, é que é semelhante à gengivite que ocorre em dente naturais, e a peri-implantite, que por sua vez é semelhante à periodontite.

É normal o dente do implante doer?

Não é normal haver dor na região do implante. Seria importante o paciente delimitar se a dor é na gengiva ou se é mais interna. Ajuda no diagnóstico. Muitas vezes o paciente liga e diz que o implante está mole, sendo que se trata apenas do provisório que ficou solto.

Quantos dias o implante fica dolorido?

Se sim, quanto tempo ainda vai ficar dolorido? Re: Bom dia, A gengiva, em condições normais e de saúde, depois que é manipulada e com uso de anti-inflamatórios, não leva mais do que 3 dias para cessar a dor. Se a dor persistir além desse período de tempo, pode ser que algo esteja causando inflamação no tecido.

Quais os sintomas de uma rejeição de implante dentário?

A seguir, veja alguns sintomas de que algum evento não esperado pode estar acontecendo.
  • Dor intensa. Sentir dor não é comum durante ou após um implante dentário. ...
  • Formigamento e perda de sensibilidade. Formigamentos estão muito associados a lesões nervosas. ...
  • Mobilidade. ...
  • Secreções. ...
  • Peri-implantite.

Como saber se o implante está inflamado?

Qualquer sinal de sangramento, vermelhidão ou inchaço ao redor do seu implante deve ser sinal de alerta para que voce procure seu dentista. É importante lembrar que a mucosite não tratada poderá evoluir para uma periimplantite, assim, a mucosite deve ser tratada o mais breve possível!

Não, implante dentário não dói, saiba o que realmente pode causar dores

36 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o implante inflama?

O tratamento da gengiva inflamada e infeccionada junto ao implante dentário é semelhante ao utilizado na periodontite. O objetivo da terapia é eliminar as bactérias que causam a infecção e inflamação da gengiva e do osso que suporta o dispositivo implantodôntico. A tratamento inicial pode ser feito sem cirurgia.

O que tomar para desinflamar implante?

Pode ocorrer inchaço nos primeiros dias após os implantes, por esse motivo é receitado anti inflamatório para tomar assim que necessário. Os alimentos frios e a aplicação de gelo ajudam a reduzir o inchaço na boca.

Como saber se o corpo está rejeitando o pino?

quando se sabe que a placa e os parafusos estao sendo rejeitados qual sintomas? Quando existe dor local e o material de implante (placas e parafusos) encontra-se salientes abaixo da pele. Outra situação que é confundida com "rejeição" é a ocorrência de infecção pós-operatória.

O que acontece quando o implante dentário não dá certo?

Há uma perda funcional pela dificuldade em mastigar, e também estética. Afinal, o implante de má qualidade ou mal executado pode ficar na angulação errada, ter uma aparência artificial, quebrar ou se soltar da boca, prejudicando o sorriso.

O que fazer quando o implante não dá certo?

Pensando nisso, algumas alternativas são sugeridas, pois são necessárias para resolver esta situação, tais como: aumento de gengiva com enxertos, remoção de implantes, imediatamentea colocação de enxerto ósseo e posteriormente (após seis meses) recolocação do implante na posição correta.

Como aliviar dor de implante dentário?

Após a cirurgia de implante dentário, deve-se fazer uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos prescritos pelo dentista. O objetivo é aliviar dores e desconfortos, favorecer o processo de cicatrização e ajudar a restabelecer o organismo.

Como fica a gengiva depois do implante?

Um dos principais prejuízos do implante dentário aparecendo na gengiva envolve a questão estética. Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região.

Como fica a gengiva depois do implante dentário?

Além da osseointegração, a gengiva passa pelo processo de cicatrização também. Pode parecer complexo, mas a recuperação é mais rápida do que você imagina: normalmente, os pontos já podem ser retirados após uma semana.

Quais são os sinais de rejeição?

Se sentir rejeitado ou sentir isso pelo parceiro é mais comum do que se imagina. Nas duas situações, os sentimentos são os mesmos: decepção, frustração, dúvida, insegurança, tristeza e incerteza.

É normal sentir os pinos?

Sim, é normal, procure um fisioterapia para amenizar a dor e promover a reabilitação da região.

É normal sentir os parafusos?

Não se trata de rejeição do organismo, geralmente são proeminência das placas ou parafusos que irritam alguma parte que se movimenta como músculos ou tendões. Mas a grande maioria dos pacientes não tem incômodo algum e esse material não precisa ser retirado nunca mais.

Qual remédio tomar para desinchar a gengiva?

Usualmente é usado um medicamento ou remédio anti-inflamatório (ex. ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

Como fazer a limpeza dos dentes implantados?

Faça uma higienização correta dos implantes dentários
  1. limpe os dentes suavemente utilizando escovas de cerdas macias;
  2. utilize o modelo interdental nos espaços entre os dentes e as próteses;
  3. passe o fio dental por todos os dentes;
  4. utilize um raspador de língua para retirar toda a placa do local;
  5. enxágue bem.

Como saber se a gengiva está infeccionada?

Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental. Outros sintomas incluem mau hálito e tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.

Quantos dias para a gengiva cicatrizar?

entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas; entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade; entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia na gengiva?

O tempo médio para uma recuperação completa do paciente após a cirurgia oral pode variar entre 7 e 15 dias aproximadamente, dependendo do tipo de intervenção. Durante este período, os cuidados necessários visam evitar possíveis complicações, bem como aliviar os sintomas associados.

Quanto tempo leva para cicatrizar o implante?

Tempo de recuperação de implante dentário

Por isso, o tempo de duração da recuperação após a cirurgia de implante dentário depende diretamente da extensão do procedimento, da técnica adotada e dos cuidados do paciente durante esse período, podendo variar entre 3 semanas até 6 meses.

Quais as etapas do implante dentário?

Entenda quais são as 5 fases de um implante dentário
  1. Diagnóstico. O primeiro passo para iniciar um tratamento de implante dentário é realizar o diagnóstico do paciente. ...
  2. Cirurgia. A etapa da cirurgia costuma ser bastante ágil. ...
  3. Cicatrização. ...
  4. Colocação da prótese. ...
  5. Acompanhamento do pós-operatório.

O que não pode comer quando faz implante dentário?

Antes da colocação de um implante dentário, muitos pacientes se questionam sobre o que poderão ter de deixar de comer durante o processo.
...
E que alimentos devo evitar nestes primeiros dias?
  • Alimentos quentes, duros e picantes;
  • Frutos ácidos;
  • Frutos secos;
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Porque o pino do implante fica mole?

O parafuso que é colocado na prótese fica, na verdade, dentro de outro parafuso. A sua função é fazer a ligação entre a coroa e o implante. Quando ele recebe uma carga maior do que pode suportar — seja durante a mastigação ou por falta do aperto adequado —, é normal sentir o implante dentário mole.

Artigo anterior
Qual o formato para Imprimir boleto?
Artigo seguinte
O que comer para evitar Pré-eclâmpsia?