Porque meu filho não desenvolve?

Perguntado por: Iris Núria de Reis  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

As causas do não crescer
São várias as causas. Na maior parte das vezes, a criança baixa é saudável, mas vem de uma família de baixa estatura, ou tem uma maturação óssea um pouco atrasada, e deve entrar em puberdade um pouco mais tarde.

Quando a criança não desenvolve?

São várias as causas de um crescimento deficiente, como desnutrição, erros alimentares, e qualquer doença crônica tem potencial para prejudicar o crescimento normal, incluindo as síndromes genéticas (como nas síndromes de Turner e de Noonan), crianças que nascem muito pequenas e não recuperam seu canal de crescimento ...

Como saber se meu filho tem problema de crescimento?

Uma forma fácil de identificar se seu filho tem problemas de crescimento, é observar se as roupas ou sapatos dele demoram a ficar apertados, ou se ele tem estatura mais baixa que os colegas da escola. Além disso, durante as consultas com o pediatra, o médico deve medir e pesar a criança.

Qual a doença que impede o crescimento?

Nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo.

Quais são os principais sinais de atraso no desenvolvimento infantil?

Quais são os principais sinais de atraso no desenvolvimento?
  • Hipotonia: músculos fracos e postura descaída até 6 meses.
  • Dificuldade de sustentar a própria cabeça aos 3 meses.
  • Não conseguir se sentar sozinha aos 6 meses.
  • Não começar a engatinhar antes dos 9 meses.
  • Não andar sozinha antes dos 15 meses.

Por que meu filho não cresce? Endocrinologista explica o que fazer quando seu filho não cresce.

43 questões relacionadas encontradas

Como identificar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?

Os principais sintomas são:
  1. Postura caída e músculos muito fracos.
  2. Dificuldade de segurar a cabeça após os três meses.
  3. Não conseguir se sentar aos seis meses.
  4. Não começar a engatinhar antes dos nove meses.
  5. Não andar sozinho antes dos 15 meses.
  6. Não conseguir comer sozinho com um ano e seis meses.

Como identificar atraso cognitivo?

As dificuldades com o julgamento e raciocínio são dois sintomas comuns do atraso cognitivo. Com isso, podem ser afetados aspectos como regulamento das emoções, noções da passagem de tempo e de perigo, comportamento (com dificuldade de sustentar a atenção e a memória em situações cotidianas) etc.

O que causa a falta de crescimento?

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

O que pode afetar o crescimento?

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

O que pode retardar o crescimento de uma criança?

Causas do crescimento lento

Baixos níveis de GH. Baixos níveis de tiroxina devido ao hipotireoidismo. Síndrome de Turner, uma condição genética que afeta as mulheres que nascem com apenas um cromossomo X. Síndrome de Down, uma condição genética em que os indivíduos têm 47 cromossomos em vez dos habituais 46.

Qual a idade em que se cresce mais?

A pessoa cresce até chegar à puberdade. Os homens costumam crescer, em média, até os 18 anos e as mulheres por volta dos 15 anos. A criança tem a maior fase de crescimento durante o primeiro ano de vida, depois reduz a velocidade até chegar ao "estirão" da puberdade.

Quando devo me preocupar com a altura do meu filho?

O pediatra costuma colocar a altura da criança em curvas de crescimento. Quando devemos nos preocupar? Quando a criança está muito abaixo do canal familiar, ou naquelas crianças que vinham crescendo direitinho, mas que começam a desacelerar , ganhando menos centímetros que o esperado.

Quais são os sintomas da fase de crescimento?

Principais sintomas
  • Dor nas pernas que não melhoram;
  • Dor ainda presente de manhã;
  • Dor que interfere nas atividades do dia a dia;
  • Sensibilidade ou aumento do calor na região afetada;
  • Dor nas articulações das pernas;
  • Vermelhidão ou inchaço na região afetada;
  • Perda do apetite;
  • Fraqueza ou cansaço excessivo;

O que ajuda a crescer mais rápido?

Faça muitas atividades. Assim como a alimentação, a prática de exercícios e a movimentação são coisas muito importantes para o crescimento. Praticar esportes ajuda a reforçar os músculos e os ossos, o que é muito importante para o desenvolvimento do seu corpo. Pratique pelo menos uma atividade física por dia!

O que é bom para o crescimento?

Os alimentos que auxiliam no crescimento são aqueles que são ricos em cálcio e proteínas. O cálcio é um mineral essencial para um crescimento saudável e para a resistência dos ossos. Já as proteínas são a matéria prima utilizada pelo organismo para a produção e crescimento dos músculos.

O que causa o atraso cognitivo?

Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética.

Quais os tipos de deficiência cognitiva?

Como a Deficiência Intelectual é classificada
  • Retardo mental leve (Qi entre 50-69)
  • Retardo mental moderado (Qi entre 35-49)
  • Retardo mental grave (Qi entre 20-40)
  • Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

O que é deficiência cognitiva leve?

Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.

O que é o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?

O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) consiste na aquisição progressiva de habilidades (p ex. andar, falar, reconhecer pessoas) por parte da criança à medida que ela vai crescendo. O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada.

O que as mãos do bebê dizem?

Elas podem dizer muito! Apesar do recém-nascido ainda não falar, ele pode dar pistas sobre o seu estado emocional no momento. Além do choro, os gestos com as mãozinhas ajudam a identificar quando ele está com fome, irritado, satisfeito ou com sono.

Quando começa a dor do crescimento?

O diagnóstico de dor de crescimento se baseia em critérios clínicos. O início das crises tem início geralmente em idade compreendida entre 3 e 6 anos, em ambos os sexos.

Onde são as dores do crescimento?

A dor de crescimento se refere às queixas de dores nos membros, principalmente nos inferiores, como coxas, canelas, panturrilhas e atrás dos joelhos. Esses sintomas geralmente surgem no período da noite, ou de madrugada, e podem ser intensos a ponto de levar ao choro, mas são raros os casos de dores durante o dia1.

Onde dói a dor do crescimento?

A dor de crescimento existe e é comum em crianças. Geralmente é sentida nas pernas, um pouco abaixo do joelho, podendo se estender até o tornozelo, e costuma aparecer durante a realização de atividades físicas ou à noite.

Quando se preocupar com o tamanho da criança?

Existem alguns fatores a que os pais devem estar atentos. É necessário reparar caso ocorra uma diminuição na velocidade de crescimento e no peso, conforme indica a pediatra Lucia Diehl. Se passou um ano e o filho ainda não trocou o número do calçado e das roupas pode ser motivo para buscar orientação.

Artigo anterior
Qual material usar para desenhar na parede?
Artigo seguinte
O que é ART e sua importância?