Porque Marie Curie ganhou o Prêmio Nobel?

Perguntado por: Raquel Clara Guerreiro Carneiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

Marie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, reconhecimento pela sua contribuição nas pesquisas sobre radioatividade. O Nobel de Física de 1903 foi dividido com Becquerel e com Pierre Curie.

Como Madame Curie morreu?

Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em Sancellemoz (Alta Saboia), na França, de anemia aplástica, causada por exposição à radiação durante sua pesquisa científica e seu trabalho radiológico em hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Qual foi a importância de Marie Curie para a ciência?

Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, a caçula da família Sklodowska, foi batizada como Maria.

Qual a 1 mulher a ganhar o Prêmio Nobel?

Talvez você ainda não a conheça, mas Marie Curie foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a única a ser condecorada duas vezes em áreas diferentes (Química e Física), além de ter sido a primeira professora mulher da Universidade de Sorbonne, na França.

Quem foi Marie Curie e qual a importância dela sobre a radioatividade?

Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos em 1910.

Por que o Brasil nunca ganhou o Prêmio Nobel? Como funciona o Nobel? Injustiças? #historia #ciencia

40 questões relacionadas encontradas

O quê Marie Curie descobriu com suas pesquisas?

Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda. Um ano após terem isolado o rádio, dividiriam o Prêmio Nobel de Física de 1903 com o cientista francês Henri Becquerel por suas investigações pioneiras da radioatividade.

Qual a importância das descobertas de Marie Curie para a medicina?

A energia de Marie Curie na actividade de inves- tigação científica e o empenho que colocou na aplicação das suas descobertas modificaram de forma significativa o tratamento de doenças da pele e tumores, e deram início às disciplinas de radioterapia e curieterapia (actual braquitera- pia).

Qual doença matou Marie Curie?

Marie Curie, cujo nome de nascimento era Maria Salomea Skłodowska, morreu em 1934, de uma anemia aplásica, um tipo raro de anemia que provavelmente resultou de sua frequente exposição ao rádio e ao polônio — dos quais costumava carregar amostras em seu bolso.

Qual cientista se suicidou?

Turing, famoso por ter liderado os esforços para a quebra do Enigma, o código utilizado para as comunicações militares alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, suicidou-se em 7 de junho de 1954, dois anos após ser processado por indecência.

Que prêmio recebeu Pierre Curie da Royal Society de Londres?

A Royal Society de Londres solicitou a presença do casal. Nesse mesmo ano foi lançada a segunda edição da memorável tese de Marie, que, juntamente com Pierre e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física.

Que doença pegou a mãe de Marie Curie que provocou a sua morte em 1876?

Marie teve duas perdas significativas em sua infância: sua irmã morreu de tifo, e sua mãe, de tuberculose. Apesar de enfrentar um quadro depressivo, ela foi incentivada por seu pai a se dedicar aos estudos, formando-se aos 15 anos e sendo destaque em sua turma.

Quem descobriu que a radioatividade faz mal?

Prêmio Nobel

Em 1903, Marie e Pierre dividiram o Prêmio Nobel de Física com Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e, em 1911, a cientista foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta e pelos estudos em torno dos elementos rádio e polônio.

O que o marido de Marie Curie e seu cunhado inventaram que ajudou nos trabalhos dela?

Mas foi num laboratório improvisado, mais parecido com um celeiro ou uma estrebaria, que, em dezembro de 1898, o casal de franceses Pierre e Marie Curie fez uma descoberta que revolucionaria a ciência: um elemento químico que chamaram de radium – ou, em bom português, rádio.

Quais foram as descobertas feitas por Pierre e Marie Curie?

Foi ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio. Seu primeiro Prêmio Nobel - pelas pesquisas sobre radiação, em 1903 - foi dividido com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel. O segundo, em química, em 1911, deveu-se à descoberta do elemento rádio.

Quais foram as radiações descobertas por Ernest?

Em 1898, Ernest Rutherford testou as radiações provenientes de um material radioativo sob uma tela fluorescente, descobrindo então dois tipos de radiação: alfa (α) e beta (β).

O quê Marie Curie chamou de radioatividade?

A descoberta do efeito produzido pelo tório deu novo impulso à pesquisa dos "raios de Becquerel". Agora, percebia-se que esse não era um fenômeno isolado, que ocorria só no urânio. Marie Curie é quem dá a esse fenômeno o nome "radioatividade": "Os raios urânicos foram freqüentemente chamados raios de Becquerel.

Quem descobriu a radioatividade e como isso ocorreu?

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.

Quem descobriu a radioatividade natural?

A radioatividade natural foi descoberta por volta de 1896, pelo físico francês Henry Becquerel (1852-1908), ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações ao deixar filmes fotográficos em contato com o elemento radioativo.

Quem foi Marie Curie na radiologia?

O nome de nascimento de Marie Curie (1867–1934) era Maria Salomea Sklodowska. Ela nasceu no dia 7 de novembro de 1837, em Warsaw, na Polônia. Era a mais nova de cinco crianças e cresceu numa família pobre, mas com boa educação.

Como Marie Curie conheceu seu marido?

Eles se conheceram em um laboratório de química física, enquanto ele fazia um experimento. Pouco tempo depois, eles se casaram - Isabella tinha 20 anos.

O que aconteceu com os filhos de Marie Curie?

Apesar de terem seguido caminhos diferentes, as duas filhas de Marie Curie brilharam nas suas trajetórias. Irene morreu em 1956 aos 58 anos, após sofrer de leucemia, possivelmente causada pela exposição prolongada a material radioativo. Sua mãe faleceu da mesma causa. Eve morreu aos 102 anos, em 2007.

Artigo anterior
O que é defeito construtivo?
Artigo seguinte
Porque os peixes morrem no frio?