Porque Freud abandonou o método catártico?

Perguntado por: Sara Fonseca Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

Essa técnica consistia em pressionar a testa do paciente na tentativa de trazer ao consciente os conteúdos inconsciente. Porém, Freud logo abandonou essa prática, porque encontrou resistências e defesas dos pacientes.

Por que Freud abandonou a sugestão hipnótica e o método catártico?

O ABANDONO DA HIPNOSE

Freud, durante a evolução do uso do método catártico, observou que as representações traumáticas permaneciam ativas no inconsciente, pois o acesso que os pacientes tinham às recordações se dava de forma inconsciente durante a hipnose.

O que levou Freud a abandonar a teoria do trauma e a hipnose como método de tratamento e adotar a teoria da fantasia e o método da associação livre?

Freud foi substituindo progressivamente o método da hipnose e o método catártico – que utilizava no início – pela associação livre. Essa evolução foi motivada por um objetivo muito concreto: evitar que o paciente fosse sugestionado.

Como Freud abandonou o método catártico e a hipnose e desenvolveu a técnica de associação livre?

Freud desenvolveu a associaçao livre com seus pacientes de uma forma gradual, possivelmente entre 1892 e 1898, e como resultado de experimentaçao de diversos outros métodos pré-psicanalíticos, como a hipnose, a sugestao e o método catártico.

O que é o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.

Catarse e Método catártico | Freud e Breuer | Psicanálise

25 questões relacionadas encontradas

Quem criou o método catártico?

Freud formulou o método catártico quando tratava pacientes com histeria, depois que ouviu de um amigo sobre a catarse Aristotélica. O método catártico tem sua origem na escuta do sujeito que sofre.

O que é catarse para a psicanálise?

A Catarse é um conceito filosófico que significa limpeza e purificação. Esse conceito é muito amplo, uma vez que é utilizado em diversos ramos do conhecimento: artes, psicologia, medicina, religião, educação, dentre outros. Do grego, o termo catarse (kátharsis) significa “purificação”.

Qual foi a técnica desenvolvida por Freud ao abandonar a hipnose?

Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.

Quando Freud desistiu da hipnose?

Freud não abandonou a hipnose

Segundo Peter Gay (1989), as sessões com a paciente Emmy permitiram a Freud ver que a hipnose era de fato “inútil e sem sentido”. Uma afirmação questionável, ainda mais quando se observa o trabalho desenvolvido por Charcot, Breuer e etc.

O que é associação livre para Freud?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

O que é hipnose para Freud?

Era a técnica da sugestão hipnótica direta. Freud percebeu que, se a sugestão hipnótica era capaz de livrar os pacientes dos sintomas, a histeria não era uma doença fisiológica com origem no útero, mas um mal psicológico. Desbravar esse terreno oculto passou a ser seu grande objetivo de vida.

Quais foram as técnicas que Freud escolheu para lidar com os pacientes que tinham a mente doente?

Em 1886, Freud abriu seu consultório em Viena para atender pacientes com distúrbios nervosos. Ele tentou usar a hipnose de forma terapêutica, mas acabou desenvolvendo outra técnica: tratar pessoas com a chamada talking cure (tratamento pela palavra), que se tornou a base de toda psicoterapia.

O que está por trás da hipnose?

A hipnose é uma técnica que possibilita, através de um estado alterado de consciência e de indução, ativar algumas áreas do cérebro e criar um elo de comunicação com a mente inconsciente, proporcionando mudanças de estados emocionais.

Qual o método usado pela psicanálise freudiana?

O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.

O que é o método psicanalítico?

O método psicanalítico é o que o psicanalista deve colocar em movimento para que uma análise possa ser levada adiante, pois, engendra, do lado do paciente, uma outra experiência com sua fala, diferentemente da cotidiana.

Como identificar catarse?

A catarse emocional é um processo no qual nossas emoções se mostram da forma mais pura, por isso, costuma fazer parte de situações onde o mal-estar é muito intenso. Justamente por ser uma expressão intensa da emoção, para muitas pessoas costuma ser perturbadora e, inclusive, podem vir a pensar que a catarse é perigosa.

Como se faz uma catarse?

Para criar o rascunho do seu projeto no Catarse basta seguir este passo a passo:
  1. Faça seu login no Catarse. ...
  2. Clique em "Comece seu projeto" (no topo esquerdo da tela)
  3. Clique em "Comece Já"
  4. Escolha a modalidade de financiamento do seu projeto. ...
  5. Informe o Título e a Categoria do seu projeto e clique em "Comece seu rascunho"

Como praticar a catarse?

Há pesquisas que comprovam o que muitas empresas já adotam momentos para provocar a catarse em em sues funcionários: descontrair-se no ambiente de trabalho contribui para que a pessoa desenvolva com mais qualidade suas funções. O Segundo exemplo são as artes (em geral). As músicas, por exemplo.

O que é a catarse de Aristóteles?

A palavra catarse significa purgação ou purificação. ... 37), Aristóteles (384-322 a.C.) apresenta a sua noção de catarse. Segundo ele, a tragédia descreve em forma dramática, não- narrativa, incidentes que suscitam piedade e temor; desse modo, consegue-se a catarse (purificação) dessas paixões.

É perigoso fazer hipnose?

O uso da hipnose em si não oferece nenhum risco especial ou efeito colateral. O que pode acontecer é a pessoa ir buscar ajuda com um profissional despreparado, mas isso é um risco que todos estamos sujeitos a todo momento.

É verdade a hipnose?

E a redação cheia de incrédulos foi obrigada a admitir o que a ciência está começando a aceitar: a hipnose realmente existe, não é mágica nem truque e vai além do simples ato de sugestionar os outros. É um fenômeno neurológico, que acontece bem no meio do cérebro e é capaz de alterar o estado normal das pessoas.

Quem não pode fazer hipnose?

A contra indicação para hipnose, são pessoas com grandes delírios ou esquizofrênicas, do contrário, qualquer pessoa pode fazer e deve sim ser acompanhada pelo hipnólogo/hipnoterapeuta para que haja coerência nas inducoes e para que haja um planejamento das sugestões, e não seja algo aleatório e desassociado da ...

Como Freud tratava os pacientes na psicanálise?

Os pacientes de Freud, ao serem por ele analisados, eram induzidos a buscar a origem de seus traumas e problemas. Origem que estava em seu inconsciente. E assim, trazendo-os à consciência, por meio de conversa, se tornava possível tratá-los.

Como se divide a mente para Freud?

2 - A psique humana é dividida em três partes

Em alguns de seus trabalhos propostos durante a década de 1920, Freud sugeriu que a mente humana é dividida entre Id, Ego e Superego: o primeiro representa o inconsciente completo, parte impulsiva da psique que, durante a infância, proporciona apenas as capacidades básicas.

Quais são as principais ideias de Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Artigo anterior
Pode ajudar a encher a máquina de lavar com balde?
Artigo seguinte
Qual o pior time de Santa Catarina?