Porque eu preciso do CREA?

Perguntado por: Melissa Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

O CREA representa o suporte legal ao exercício profissional.
Ele é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação, e de aprimoramento das atividades profissionais de Engenharia, e tem a função de proteger a sociedade e os profissionais, proteger a coletividade de pessoas que exerçam a profissão irregularmente.

Porque temos que ter o Crea?

Esse registro atesta que o engenheiro está habilitado para desenvolver suas funções com segurança e qualidade. Além disso, permite uma fiscalização mais eficiente, ajudando a atingir o objetivo de prezar pela defesa da sociedade contra serviços ilegais.

Quem precisa ter CREA ativo?

O registro no CREA é obrigatório para toda pessoa jurídica que presta ou executa serviços e/ou obras em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Sanitária, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Telecomunicações, Agrimensura, Engenharia Mecânica, Industrial, Engenharia Ambiental, entre tantas outras, além de ...

Para que serve o CREA Jovem?

O CREA Jovem é um programa criado pelo CREA SP para beneficiar os estudantes e os recém-formados da área tecnológica. ... A ideia é aproximar o sistema da instituição de ensino através dos alunos. Todos os estudantes e recém formados de cursos registrados no sistema CREA-SP podem participar do programa CREA jovem.

Qual o poder do CREA?

As principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CREA

23 questões relacionadas encontradas

O que o Crea faz com o dinheiro?

Para muitos a anuidade se torna até dívida, o que faz o CREA realizar mutirões regionais de regularização. Então, é um dinheiro que escorre pelo ralo! Enquanto você realizou o pagamento em dia, outros podem pagar atrasado e com 90% de desconto nos valores de juros e multas.

O que o Crea fiscaliza em uma obra?

O que o CREA fiscaliza? O CREA-RR é responsável por fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.

Quais profissões precisam de CREA?

Quais profissões são abrangidas pelo Sistema Confea/Crea?
  • engenheiro;
  • engenheiro agrônomo;
  • geólogo;
  • geógrafo;
  • meteorologista; e.
  • tecnólogo.

Qual o prazo para tirar o Crea depois da formação?

O registro provisório já permite que o profissional exerça suas atividades e é concedido normalmente pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado, devendo o profissional apresentar o diploma ao Crea-SP após esse período.

Tem que fazer prova para tirar o Crea?

Preciso obter prova de registro e de estar quite com o pagamento de anuidades no Crea.

Quais empresas precisam de registro no Crea-SP?

O registro no Crea-SP é obrigatório para a fabricação (produção técnica especializada) e prestação de serviços técnicos especificados na Resolução n° 417/98 do Confea e de acordo com a Lei Federal nº 5.194/66 .

Como saber se o Crea está ativo?

Essa consulta está disponível no CREANet em Consulta Pública > Atendimento > Serviços Online > Pesquisa Pública de Profissionais ou Pesquisa Pública de Empresas. Ou ainda, através do aplicativo CREA-SP (Somente profissionais).

Que tipo de empresa precisa ter o registro no Crea MG?

É o registro concedido às empresas para exercício legal das atividades de engenharia, agronomia e geociências, apresentando o quadro técnico e os responsáveis técnicos. De matriz: é concedido para empresa cuja sede está localizada no estado de Minas Gerais.

Qual o papel que o Crea deveria representar na vida do engenheiro?

O CREA representa o suporte legal ao exercício profissional.

Ele é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação, e de aprimoramento das atividades profissionais de Engenharia, e tem a função de proteger a sociedade e os profissionais, proteger a coletividade de pessoas que exerçam a profissão irregularmente.

Como tirar o Crea depois de formado?

Para fazer o registro no Conselho Regional de forma regular, o requerente precisa comparecer a sede do CREA de sua região portando o diploma ou declaração de conclusão de curso, bem como o histórico escolar com notas e cargas horárias.

Como solicitar o Crea depois de formado?

O requerente precisa acessar o site do CREA de sua região, pois nele encontrará o Requerimento Profissional, que é uma espécie de formulário, indispensável para a conclusão do processo. Esse documento precisa ser preenchido e assinado. Depois, faz-se necessário organizar a documentação.

Como tirar o Crea Recém-formado?

Neste caso, o profissional deve solicitar o Registro Profissional Provisório, que terá validade de 01 (um) ano, e neste período, deve ser apresentado o diploma de conclusão de curso para que o registro seja convertido para definitivo.

Quem trabalha no Crea?

Os CREA's são responsáveis pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

Quem participa do Crea?

Além de títulos de engenharia, há outros títulos que o CREA abrange, como técnico, tecnólogo, urbanista, geólogo, meteorologista e outros. No que diz respeito às atribuições, atualmente há 560 cursos cadastrados na área tecnológica (engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e tecnologias).

Quais engenheiros fazem parte do Crea?

O Crea-SP fiscaliza, controla , orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia Hídrica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de ...

O que o CREA pode fiscalizar?

O que o CREA fiscaliza? O Crea-SP é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos.

Quando o CREA pode embargar uma obra?

Essa medida ocorre quando não há licença para realizar a construção ou mesmo se as obras infringem alguma lei. Normalmente, o embargo acontece após uma fiscalização de algum órgão competente, sendo CREA, IBAMA, FEEMA e mesmo sindicatos.

Quem fiscaliza as obras?

Qual o profissional responsável pela fiscalização de obras? O profissional especializado para atuar nessa atividade é o fiscal de obras. Ele é quem será o responsável por analisar e corrigir falhas que possam prejudicar a execução de um projeto.

Como ganhar dinheiro com o CREA?

A primeira dica de como um engenheiro pode ganhar dinheiro é prestar serviço como redator freelancer de relatórios técnicos. Esses documentos, geralmente, levam mais tempo para escrever e muitas empresas terceirizam a função em alguns projetos.

O que acontece se eu não pagar a anuidade do Crea?

Se o profissional deixar de pagar duas anuidades consecutivas, terá seu registro automaticamente cancelado, na forma do art. 64 da lei 5.194/66, mas deverá quitar as duas últimas anuidades. Se não o fizer, o débito será inscrito em dívida ativa, podendo ser protestado e até cobrado judicialmente.

Artigo anterior
Como saber se foi luxação ou fratura?
Artigo seguinte
Quem tá na semifinal da Copinha?