Porque e que Aristóteles e considerado o pai da lógica?

Perguntado por: Emanuel Gaspar Moreira  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois ocupou-se do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse por este termo. No século IV a.C., Aristóteles chamou de “analítica” o que ficaria conhecido como lógica séculos mais tarde.

Qual filósofo foi considerado o pai da lógica?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Qual é a lógica de Aristóteles?

Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.

O que Aristóteles é considerado?

Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.

Quem é considerado o pai da lógica formal é o que ele defendia?

Nesse contexto, era muito importante saber elaborar e avaliar argumentos. Aristóteles (384-322 a.C.)é considerado o pai da lógica formal e durante milênios se pensou que tudo o que havia para ser descoberto nessa disciplina já havia sido dito pelo filósofo.

Filosofia - Aristóteles e a Lógica | Sala do Saber

28 questões relacionadas encontradas

O que é a lógica formal filosofia?

Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade.

O que é lógica formal Segundo Aristóteles?

A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.

O que o Aristóteles defendia?

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.

O que diz a teoria de Aristóteles?

A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.

Quais foram as principais ideias de Aristóteles?

A filosofia de Aristóteles tem suas principais ideias desenvolvidas sobre qual seria a natureza dos seguintes temas:
  • Lógica;
  • Metafísica;
  • Ética;
  • Política.

Quais são os 3 princípios lógicos criados por Aristóteles?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica?

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:

Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento. II. Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. III.

Quais são os princípios da lógica?

Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.

Quando apareceu a lógica na Grécia?

Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.

Quais são as quatro causas Segundo Aristóteles?

As quatro causas
  • Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
  • Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.

Qual é o principal objetivo da filosofia?

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade. ... A filosofia representa a fuga da ignorância e a busca pelo conhecimento de si e do mundo através do pensamento crítico.

O que é lógica formal é informal?

Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal. Os Diálogos de Platão são bons exemplos de lógica informal. Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal.

Quais os tipos de lógica formal?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar.
...
Alguns exemplos são:
  1. Lógica Matemática. ...
  2. Lógica Computacional. ...
  3. Lógicas Não-clássicas.

Quais as três partes da lógica formal?

A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.

O que é lógica formal e lógica dialética?

A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. ... A lógica dialética, criada por Platão, trabalha com forças contrárias, e depura essas contradições até chegar a uma verdade comum.

O que é lógica informal na filosofia?

Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal). ... Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais.

Qual é a principal diferença entre a lógica formal?

lógica material (ou maior), parte da lógica que trata da aplicação das operações do pensamento segundo a matéria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio à realidade.

Quais são os três princípios lógicos que a lógica matemática adota?

da identidade, da inferência e da não contradição.

Qual é a função da lógica?

A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.

Artigo anterior
Como calcular o valor de uma causa?
Artigo seguinte
O que é degeneração e quais os tipos?