Porque é que a Lua existe?

Perguntado por: Jaime Mateus Neto Castro  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu.

O que existe e não existe na Lua?

A Lua. A Lua é o satélite natural da Terra. Consiste de um corpo rochoso com 3 476 km de diâmetro, quase um terço do tamanho da Terra. ... Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).

Como foi que surgiu a Lua?

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

Porque a Lua é tão importante para a Terra?

Mas talvez o mais importante seja que não haveria marés. Ou, mais exatamente, haveria marés, mas seriam muito menores porque só existiriam as marés provocadas pelo Sol (marés solares) e desapareceriam as provocadas pela Lua, que são as mais importantes. Isso teria efeitos importantes.

Como Lua é feita?

A superfície da Lua é feita de rochas e poeira. Ela é mais fina sob a maria(grande piscina de lava endurecida) e mais densa sob as partes altas. Talvez mesmo, exista mais maria no lado mais próximo, porque a crosta é mais fina. É mais fácil, numa crosta fina, a lava subir até a superfície.

Curiosidades sobre a Lua - O PORQUÊ DAS COISAS

32 questões relacionadas encontradas

Qual é a matéria da Lua?

Estrutura e Composição

A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, que é a camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

Como a Lua fez parte da Terra?

A Lua separou-se da Terra, mas foi formada dentro dela, possivelmente no "buraco" que hoje é ocupado pelo oceano Pacífico. Os planetesimais que bombardearam a Terra nos estágios primordiais do Sistema Solar colidiram e formaram a Lua a partir dos restos da colisão.

Qual é o papel da Lua?

A Lua freia a rotação do planeta. ... Mas aí o nascimento da Lua mudou tudo. A gravidade dela começou a diminuir o ritmo da rotação. O fenômeno é difícil de visualizar, mas funciona assim: a força das marés cria um atrito entre a água do mar e o leito do oceano.

O que vai acontecer se a Lua desaparecer?

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

O que aconteceria com o mar se não tivesse Lua?

Sem a Lua lá no céu, as marés ainda existiriam, mas o movimento de subida e descida seria bem mais lento, reduzindo em cerca de dois terços o tempo atual, de acordo com Matt Siegler, pesquisador da NASA. ... Por isso o movimento seria bem mais lento se a Lua deixasse de existir.

Quando a Lua chegou na Terra?

2. Em que ano o homem pisou a Lua pela primeira vez? O primeiro homem a pisar na Lua foi o norte-americano Neil Armstrong, que realizou o feito em 20 de julho de 1969, como parte da Missão Apollo 11, da Nasa.

Quem fez a Lua?

A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu.

Qual a lenda da Lua?

Abaangui é o deus da Lua na mitologia Guarani. De acordo com uma versão da lenda, Abaangui tinha um nariz enorme. Este, foi arrancado pelo próprio deus, lançando-o até o céu, criando dessa forma a Lua.

Quantas vezes o homem já foi à Lua?

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

Porque a Lua não tem luz própria?

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Que imagem tem dentro da Lua?

Já as manchas mais claras da Lua são as chamadas terras altas, como os Montes Apeninos, os Pirineus, e outras elevações. A coloração diferenciada vista da Terra indica um solo mais arenoso e o aspecto branco se deve a uma ilusão de ótica gerada simplesmente pelo seu contraste contra a escuridão do céu noturno.

É verdade que a Lua está se afastando da Terra?

Devido às forças de maré, a Lua está se afastando da Terra a uma taxa de 3,74 centímetros por ano.

O que aconteceria se o mundo parasse de girar?

Tudo o que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta. ... Se o planeta parasse de girar, a vida se extinguiria. Com a interrupção do movimento de rotação, o lado da Terra que ficasse virado para o Sol acabaria se transformando em um deserto com temperaturas altíssimas.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos?

“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

Como se chama o movimento da Lua em torno da Terra?

A Lua apresenta três movimentos principais: Rotação: em torno do seu próprio eixo Revolução: ao redor da Terra Translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.

O que veio primeiro o Sol ou a Lua?

Até recentemente, as estimativas variavam de 30 a 200 milhões anos após o surgimento do Sistema Solar. Agora, um trabalho com a participação de um pesquisador brasileiro, dá uma data mais precisa: 4,51 bilhões de anos atrás, ou seja, 50 milhões de anos após a aparição do Sol e seus planetas.

Qual o material do solo lunar?

O solo lunar é composto de vários tipos de partículas, incluindo fragmentos de rochas, fragmentos mono-minerais e vários tipos de vidros, incluindo partículas aglutinadas, esférulas vulcânicas e de impacto.

Qual o material do solo da Lua?

O regolito, ou solo lunar, é composto de grãos minerais não consolidados, fragmentos de rochas, e combinações destes amalgamados por vidros gerados por impacto. Ele é encontrado em toda a Lua, com excessão das paredes íngremes das crateras e vales.

Qual a rocha da Lua?

Rocha lunar é a rocha formada na Lua. O termo também é aplicado amplamente a outros materiais lunares recolhidos no decurso da exploração humana da Lua. Em geral, as rochas coletadas a partir da Lua são muito antigas, em comparação com rochas encontradas na Terra, medido por técnicas de datação radiométrica.

Qual a lenda do Sol e da Lua?

A lenda do Sol e da Lua é uma história bastante difundida no território brasileiro, a qual busca contar como estes dois astros foram habitar o céu. Assim como grande parte das lendas brasileiras, esta lenda possui origem indígena, tendo sido bastante difundida principalmente entre os habitantes da região amazônica.

Artigo anterior
Quantos o Brasil tem de grafeno?
Artigo seguinte
Qual é o maior exportador do mundo?