Porque descascar o pepino?

Perguntado por: Filipa Débora Figueiredo Branco  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.

Por que tirar a casca do pepino?

Ricas fontes de nutrientes

Além disso, a casca do pepino é fonte de fibras, o que torna a sua digestão mais fácil.

Porque tem que cortar a ponta do pepino?

Diz a sabedoria popular que esfregar a pontinha do pepino diminui tanto o amargor quanto a má digestão. Nenhuma das fontes consultadas nesta reportagem confirma que o recurso funcione (para suavizar o amargor, o sal é mais eficaz), mas se isso dá tranquilidade a quem consome, ótimo.

Como tirar o veneno do pepino?

O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca. Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles.

Qual o pepino que não precisa descascar?

Comprar pepinos orgânicos é a única maneira que você tem de deixar seus pepinos com a casca. Você será capaz de se beneficiar de todos os nutrientes contidos nela, sem consumir produtos químicos e pesticidas perigosos.

Dica da Ana. Aprenda a tirar o gosto amargo do pepino!

24 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor tipo de pepino?

Cultivares com acúleos brancos são os preferidos, pois apresentam maior conservação pós-colheita! O pepino tipo japonês se caracteriza por frutos alongados e de coloração verde escura, com a presença de espinhos brancos, sendo colhidos quando os mesmos atingem cerca de 20 a 30 cm de comprimento.

Qual a diferença entre o pepino japonês e pepino normal?

Trazida pelos primeiros imigrantes nipônicos que vieram ao Brasil, o pepino japonês se difere das outras variedades devido ao seu formato mais longo e fino, casca mais fina, escura e brilhosa, com sabor menos amargo e sementes menores que as demais.

Precisa tirar o veneno do pepino?

Segundo a sabedoria popular, esfregar as pontas do pepino, retira um pouco do seu amargor, evitando a azia e má-digestão, pois libera o componente chamado de Cucurbitacinas. Esse componente também é encontrado no melão e na abóbora.

Qual a melhor maneira de consumir o pepino?

O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.

Como tirar o amargo de pepino?

Você sabe como eliminar aquele sabor amargo do pepino? É simples! Corte as duas extremidades e esfregue bem até sair uma espuma branca. Depois, lave-o em água corrente e corte-o em rodelas bem fininhas com a casca, para conservar as vitaminas.

O que fazer para o pepino não ficar indigesto?

Para que o pepino se torne menos indigesto
  1. Depois de descascado e cortado em rodelas finas, ponha por duas horas numa panela com água fria.
  2. Depois escorra e coloque os temperos de seu agrado.

É bom comer pepino de noite?

Pepino à noite faz mal: Só para quem possui estômago sensível. Pepino à noite faz mal para pessoas que possuem estômago sensível. Já que ele contém um ingrediente chamado cucurbitacina. É um ingrediente poderoso, conhecido por causar problemas de indigestão.

Faz mal comer pepino amargo?

Tudo bem comer pepinos amargos Frutas amargas podem ser consumidas com segurança. Se o sabor amargo não lhe agradar, pode eliminá-lo cortando a casca e parte da fruta onde o pedúnculo cresce. Ao aparar e descascar um pepino, você se livrará não apenas do amargor, mas também de uma grande quantidade de vitaminas úteis.

Porque o pepino faz mal?

Na realidade, apesar de ser um hortícola muito pouco calórico (20kcal / 100g) e sumarento (95% água), pode causar problemas significativos ao nível da digestão, e provocar azia. E é exatamente neste ponto que a casca do pepino pode estar envolvida.

O que tem na casca do pepino?

A casca do pepino tem alta concentração de fibras e minerais, incluindo sílica e magnésio. A sílica é essencial para um tecido conjuntivo saudável – músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e osso.

Qual o mal que pepino faz?

O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado, assim como diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Pode comer pepino com a casca?

Olá, O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.

O que acontece com o corpo quando se come pepino todos os dias?

O consumo diário de pepinos ajuda a manter o cérebro mais afiado e focado. Nos pepinos pode ser encontrado um flavonoide, conhecido como fisetina, que contribui para que o cérebro fique mais saudável.

É bom comer pepino todos os dias?

Os pepinos contêm fibra dietética e uma boa quantidade de água que ajuda na digestão. As suas vitaminas também auxiliam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Comer um por dia pode resolver problemas relacionados com os movimentos intestinais, o que ajudará a desenvolver uma digestão saudável e regular.

Como limpar o pepino?

Abacaxi, laranja e pepino

Se forem itens onde a casca pode ser consumida (muitas delas possuem grandes nutrientes) o ideal é lavar bem em água corrente, com uma escova ou esponja e detergente neutro. Esse modo é perfeito para o pepino, além da maçã e da laranja (no caso de sucos).

Pode colocar óleo no pepino?

E o modo de preparo é extremamente simples, basta cortar em fatias finas o pepino e a cebola e temperar muito bem com o coentro, sal, azeite e bastante suco de limão!

Tem quantos tipos de pepino?

Existem cinco tipos de pepino: japonês, holandês, caipira, aodai (comum) e industrializado (conserva).

Quais os benefícios do pepino chinês?

Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.

Quais tipos de pepino existem?

10 variedades de pepino para a sua lavoura
  • Pepino Híbrido Banglas (942) ...
  • Pepino Híbrido Targa (946) ...
  • Planta muito rústica, bastante adaptável à cultivo em campo aberto. ...
  • Pepino Híbrido Maestro (945) ...
  • Pepino Híbrido Green Pick (tipo caipira) (198) ...
  • Pepino Caipira (201) ...
  • Pepino Conserva Wiscosin SMR 18 (199)

Qual o nome do pepino para conserva?

O pepino em conserva é perfeito para acompanhar sanduíches e saladas. Também conhecido como picles, esta é uma opção que pode ser feita em casa sem ter muito trabalho e muito mais saudável do que os industrializados.

Artigo anterior
Quantas horas por dia um diplomata trabalha?
Artigo seguinte
Quem foi a primeira Petrova?