Porque criar um governo-geral se já existia as capitanias hereditárias?

Perguntado por: Filipe Joaquim Assunção de Anjos  |  Última atualização: 19. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

Resposta. Resposta: Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

Por que criar um governo-geral se já existiam as capitanias hereditárias?

O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Por que foi criado o sistema de governo-geral?

O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. Sua implantação foi acompanhada de uma ordem para que uma capital fosse construída para a colônia. Dessa ordem surgiu a cidade de Salvador, no atual estado da Bahia.

Por que o governo português criou o sistema de capitanias hereditárias?

A ameaça de perder os territórios levou os portugueses a criar o sistema de capitanias e a incentivar o povoamento do Brasil por portugueses. Além disso, a instalação das capitanias permitiria aos portugueses fazer uma exploração do território e, assim, localizar os metais preciosos que tanto buscavam.

Quais fatores explicam a criação do governo-geral?

Governo-Geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.

Capitanias Hereditárias em 3 minutos

25 questões relacionadas encontradas

O que foi o sistema de capitanias hereditárias e o Governo-Geral?

b) As Capitanias Hereditárias foram instituídas para a exploração do açúcar no Brasil. O sistema foi bastante eficiente, garantindo a produtividade colonial em quase todas as capitanias. c) O Governo Geral foi instituído como forma de garantir a expulsão dos holandeses da capital, Salvador.

O que ocorreu no Governo-Geral?

O Governo-Geral foi uma administração organizada pela Coroa portuguesa e caracterizada pela construção da cidade de Salvador e a instalação dos primeiros engenhos de açúcar. A cidade de Salvador, Bahia, foi construída durante o primeiro Governo-Geral, liderado por Tomé de Sousa.

Qual era a característica principal das capitanias hereditárias?

As Capitanias Hereditárias foram um sistema implantado no Brasil do século XVI. A Coroa Portuguesa o adotou para administrar o território recém descoberto. Sua principal característica é a divisão do território da América Portuguesa em faixas de terra, comandadas individualmente.

O que foi as capitanias hereditárias no Brasil?

Capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.

Em que ano o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.

Quem controlava as capitanias hereditárias?

Terras doadas pelo rei de Portugal

As capitanias hereditárias tinham esse nome pela possibilidade de serem passadas de pais para filhos. O território do Brasil era pertencente a Portugal, quando foram separadas faixas de terras e concedidas aos nobres, que eram da confiança do rei D. João III (1502 – 1557).

Quando o Governo-Geral foi criado?

O governo-geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o governo-geral.

Como o sistema de capitanias gerais não conseguiu sucesso na colonização do Brasil?

Entre estes, podemos destacar que muitos donatários não tinham recursos para investir nas terras recebidas; a grande extensão das terras acabava prejudicando a exploração e a proteção das capitanias; muitos dos donatários não possuíam qualquer experiência administrativa; e a própria falta de apoio da Coroa para o ...

Qual foi a primeira capitania hereditária?

A primeira capitania hereditária que o Brasil teve foi Fernando de Noronha. As ilhas foram descobertas por Gonçalo Coelho em 1503. Em 1504, D. Manuel I estabeleceu a divisão da colônia brasileira em capitanias hereditárias e então, doou o arquipélago a Fernão de Noronha, navegante e comerciante de pau-brasil.

O que aconteceu com as capitanias hereditárias?

As capitanias também fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação, seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.

O que são as 15 capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram as primeiras divisões territoriais do Brasil, possuindo grandes dimensões no sentido leste-oeste, cujo objetivo era incentivar a colonização do Brasil, àquela época ainda dividido pelo Tratado de Tordesilhas. Para incentivar a ocupação da colônia, em 1534, o rei D.

Qual é a maior capitania?

De todos os territórios Brasileiros que foram divididos em capitanias, o lugar onde se verificou maior desenvolvimento foi a região da Nova Lusitânia (correspondente aos atuais Estados de Pernambuco e Alagoas), seguido pela Capitania de São Vicente.

Quem foi o 1 governador geral do Brasil?

Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, chegou em 1549 e fundou a cidade de Salvador, a primeira da Colônia. Trouxe três ajudantes para ocupar os cargos de: provedor - mor, encarregado das finanças; ouvidor - geral, a maior autoridade da justiça; e o de capitão - mor da costa, encarregado da defesa do litoral.

Que tipo de administração substitui as capitanias hereditárias?

Com o insucesso do sistema de capitanias hereditárias, o governo português se viu obrigado a reformular sua política de controle sob as possessões coloniais do Brasil. Em 1548, os governos gerais inauguraram uma nova forma de controle da metrópole portuguesa.

Quem é o criador do Brasil?

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

Quem governou o Brasil em 1500?

Brasil Colônia

Pedro Álvares Cabral reivindicou o Brasil para o domínio de Portugal em 1500. A colônia foi governada a distância, a partir de Lisboa, que só em 1530 iniciou a ocupação do território.

Quanto tempo durou o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias existiram até 1821. À medida que iam fracassando, voltavam às mãos da Coroa Portuguesa e eram redimensionadas, gerando novas estruturas de administração.

Artigo anterior
O que é um curso de curta duração?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para o peeling químico fazer efeito?