Porque brasileiros falam no diminutivo?

Perguntado por: Bruno Almeida Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (10 avaliações)

O linguista da Universidade de Brasília Marcos Bagno explica: "O diminutivo em 'inho' e 'inha', além de indicar o tamanho pequeno de algo, traz uma sensação de bondade e afeição - muito característicos do espírito brasileiro".

Por que algumas pessoas falam no diminutivo?

"O diminutivo é uma maneira afetuosa e cautelosa de usar a linguagem. Carinhoso porque costumamos usá-lo para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido.

O que significa falar no diminutivo?

Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho.

É errado falar no diminutivo?

As pessoas que falam muito no diminutivo, elas precisam ser observadas com muito cuidado e atenção! Ele dizia que pessoas que falam demais no diminutivo têm neuroses que são disfarçadas pelas palavras aparentemente carinhosas e despretensiosas. Lembrando que em nenhum momento estou generalizando OK?

O que o diminutivo pode expressar?

O sufixo de diminutivo serve para expressar carinho, delicadeza – os namorados que o digam, sempre a se chamarem de “amorzinho”, “benzinho” e similares –, mas também para demonstrar desdém, ironia, exasperação (jornaleco, livreco, chefete etc.).

POR QUE OS BRASILEIROS FALAM AS PALAVRAS NO DIMINUTIVO?!

23 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do diminutivo na literatura infantil?

O diminutivo é também uma forma de disfarçar o nosso entusiasmo pelas grandes porções. E tem um efeito psicológico inegável.

Porque não falar no diminutivo com crianças?

Esse tipo de comunicação coloca em risco o desenvolvimento da fala, apesar de ser feita sempre com a melhor das intenções! Isto porque ao utilizar palavras erradas, no diminutivo ou em linguagem infantilizada a criança pode assimilar a fala da maneira incorreta.

Como usar palavras no diminutivo?

Porém, dependendo do contexto em que ele é utilizado, pode assumir diversos efeitos de sentido e significações:
  1. Atenuar Sentido. Ex: Senti um friozinho na barriga.
  2. Reforçar Sentido. Ex: João, vá depressinha buscar meu remédio.
  3. Afetividade. Ex: Que bolinho gostoso sua vó faz!
  4. Forma consolidada. ...
  5. Atenção:

Quais são as palavras no diminutivo?

Sufixos diminutivos
  • -inho/a: casinha, lisinho, lapisinho;
  • -zinho/a: animalzinho, pezinho, xicarazinha;
  • -ino/a: pequenino, cravina;
  • -im: flautim, festim, varandim;
  • -acho/a: riacho, populacho, penacho;
  • -icho/a: barbicha, canicho;
  • -ucho/a: papelucho, gorducha;
  • -ebre: casebre;

O que significa quando a pessoa te chama no diminutivo?

Ainda para denotar afeto, carinho fazemos uso do Diminutivo tanto para nomes de homens como de mulheres. Zezinho, Pedrinho, Carlinha, Aninha. Se um homem chama outro homem pelo Diminutivo do nome, provavelmente, é o pai falando com o filho, ou o avô com o neto, ou um amigo de infância.

Quando a criança começa a falar no diminutivo?

A fonoaudióloga Mauren Sordi Munhoz, ouvida pelo Sempre Família, orienta que por volta dos dois anos de idade a criança já deve estar soltando as primeiras palavras. “Se até os dois anos e meio ela ainda fica só no 'hã', apontando, e sem se comunicar, já é recomendado uma avaliação profissional”, disse.

O que significa uso de diminutivos afetivos?

Os diminutivos nos nomes dá-lhes um significado carinhoso, sentimental, de ternura.

O que significa quando alguém te chama de pessoinha?

Pessoa de pouca importância, vil, maldosa, fútil, ridícula, medíocre, de comportamento, caráter ou índole duvidosa. Tem sentido semântico depreciativo o sufixo (-inha) agregado a palavra que caracterize o ser humano.

O que quer dizer que a pessoa é bonitinha?

Significado de Bonitinha

substantivo feminino Quem expressa beleza; cujo aspecto ou aparência agrada. [Por Extensão] Pej. Pessoa que está entre o feio e o lindo: não é linda, mas é bonitinha. Regionalismo.

Qual o diminutivo de nome?

Significado de nominhos: Diminutivo de nome.

Como se forma o diminutivo?

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Qual é o diminutivo de exemplo?

O que é e.g.:

E.g. é a abreviação de exempli grata, expressão latina que significa "por exemplo", em português.

Qual é o diminutivo de Leão?

Leãozinho - Dicio, Dicionário Online de Português.

Como se escreve diminutivo?

Etimologia (origem da palavra diminutivo). A palavra diminutivo deriva do latim "diminutivus,a,um", com o sentido "que diminui".

Qual é o diminutivo da palavra fácil?

Significado de Facinho

[Gramática] Forma popular para o diminutivo de fácil. Etimologia (origem da palavra facinho). A palavra facinho provavelmente deriva de "facilzinho", junção de fácil, e do sufixo que marca o diminutivo -zinho.

Qual é o diminutivo de mão?

Significado de Mãozinha

substantivo feminino Diminutivo de mão.

O que é linguagem infantilizada?

Falar de maneira infantilizada, usando um tom de voz terno e pronunciando palavras de forma incorreta, é comum entre pais e familiares de bebês. O hábito, conhecido mundialmente como "baby talk”, gera dúvidas sobre a influência no desenvolvimento da fala da criança.

O que é comportamento infantilizado?

A infantilização está associada à superproteção na maioria dos casos, mas ainda assim é necessário uma avaliação de um psicólogo ou psicopedagogo para que seja dado um diagnóstico mais detalhado de cada caso. Para saber mais sobre o tema, entre em contato conosco.

Como tratar a fala infantilizada?

Sem infantilizar

Como se aprende a falar ouvindo, imitando e, principalmente, falando, o melhor incentivo é conversar com seu filho. Daí a importância de falar corretamente com a criança, o que inclui não infantilizar a linguagem.

O que é um sufixo diminutivo?

Os principais sufixos nominais diminutivos são: -acho(a), -icho(a), -ucho(a): riacho, populacho, governicho, rabicho, barbicha, gorducho, papelucho. -ebre: casebre. -eco(a), -ico(a): jornaleco, soneca, Antonico, burrico.

Artigo anterior
Como fica uma mama com câncer?
Artigo seguinte
O que significa câncer diferenciado?