Porque atrai partícula se?

Perguntado por: Mélanie Borges  |  Última atualização: 13. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' A posição do pronome átono em relação ao verbo é dúvida constante. Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.

O que atrai a partícula se?

A partícula SE como CONJUNÇÃO

Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.

Quando se usa a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

O que atrai a ênclise?

A ênclise ocorre quando o pronome aparece após o verbo, sendo ligado por hífen. Assim como no caso da mesóclise, a ênclise também ocorre quando não houver justificativa para uso da próclise, sendo usada em todas as outras conjugações verbais que não pedem o uso da mesóclise.

Qual a função sintática do SE?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

FUNÇÕES DA PARTÍCULA "SE": REGRAS E DICAS PARA PROVAS - Profa. Pamba

33 questões relacionadas encontradas

Qual é a classificação de se?

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.

O que é a conjunção se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Porque ênclise?

A ênclise ocorre quando o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo. A ênclise é indicada em qualquer circunstância em que não se justifica o uso de próclise nem de mesóclise, ou seja, quando não há elementos que atraiam o pronome para antes do verbo, nem que justifiquem a ocorrência no meio do verbo.

Como saber se o se é Apassivador?

PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA:

Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

Quando não usar a ênclise?

Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”

O que é ênclise e exemplo?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

Quando a próclise é proibida?

Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.

O que é mesóclise e ênclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

Pode começar a frase com se?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Qual o conceito de próclise mesóclise e ênclise?

Próclise – é quando o pronome está antes do verbo. Mesóclise – o pronome encontra-se entre o verbo. Ênclise – Encontra-se depois do verbo.

O que atrai os pronomes oblíquos?

→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos: Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. Não me incomodo com esse tipo de barulho. Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc.

Como usar a conjunção se?

Se - Conheça as funções dessa palavra
  1. Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. ...
  2. Partícula expletiva ou realce: quando pode ser retirada da frase sem prejuízo algum no sentido da oração. ...
  3. Parte integrante do verbo: faz parte dos verbos pronominais: queixar-se; apiedar-se, arrepender-se, zangar-se; romper-se, etc.

Que tipo de conjunção E o se?

Condicionais: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de condição em relação a outra oração. As principais conjunções subordinativas adverbiais condicionais são “se”, “caso”, “desde que”.

Qual é o valor semântico da conjunção se?

A conjunção "SE", além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar oração subordinada substantiva com função de sujeito ou de objeto direto, sendo denominada, nesse último caso de conjunção integrante.

Onde colocar o se?

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

Quando a partícula se é parte integrante do verbo?

O pronome "se" torna-se, portanto, parte integrante dos verbos reflexivos. São esses os verbos indicativos de sentimentos ou mudança de estado, tais como preocupar-se, queixar-se, indignar-se, admirar-se, comportar-se, congelar-se, derreter-se e etc.

Artigo anterior
Como funciona o salário maternidade pago pela empresa?
Artigo seguinte
Quem é o vilão da oitava temporada de Arqueiro?