Porque as paredes das casas racham?

Perguntado por: Samuel Baptista Costa  |  Última atualização: 21. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

O que pode causar rachaduras na parede?

Normalmente, as trincas na parede na diagonal aparecem próximas a janelas ou portas. Na maioria dos casos, estão relacionadas à carga aplicada na alvenaria ou à falha nas vergas e nas contravergas da construção. Lembrando que os itens estruturais tem como objetivo superar as movimentações das esquadrias.

Quando a rachadura na parede e perigosa?

Quando a rachadura é muito profunda, ela pode resultar em problemas estruturais na parede ou em outras áreas da construção. Assim, a segurança do imóvel pode ser comprometida, tornando-o inapto para moradia até que a situação seja resolvida.

O que causa rachaduras em casas?

Material de baixa qualidade: Entre as causas mais comuns de rachaduras nas paredes de casas, está o uso de materiais de baixa qualidade, como areia contaminada, e o excesso de cimento, por exemplo.

Quando se preocupar com uma rachadura na parede?

Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal. E, sobretudo, quando aparecem entre piso (ou teto) e parede, e quando geram desalinhamento em portas e janelas. Isso pode ser melhor percebido quando elas ficam difíceis de fechar ou abrir.

Rachadura, Fissura ou Trinca nas PAREDES, como entender se elas são GRAVES?

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se a estrutura da casa está comprometida?

5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

O que fazer quando a parede está rachada?

Uma rachadura na parede simples pode ser consertada em poucas horas. Seja cobrindo com uma camada de massa corrida, gesso ou tinta, é indicado respeitar o tempo de secagem de cada produto. Isso vale especialmente para superfícies que vão receber tinta, pois a umidade dos materiais pode gerar novas rachaduras no futuro.

Como saber se a casa vai desabar?

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Qual a diferença entre trinca e rachadura?

As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.

Como evitar rachaduras na casa?

Aprenda a evitar fissuras e trincas
  1. Utilize produtos específicos no concreto. A aplicação de aditivos plastificantes durante a aplicação do concreto reduz a quantidade de água e cimento necessários. ...
  2. Umedeça as fôrmas. ...
  3. Contrate um especialista. ...
  4. Faça uma prevenção inteligente.

É normal casa nova rachar?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Qual a rachadura mais perigosa?

Fissuras recortadas que se movem em uma direção diagonal ou que parecem um conjunto de escadas subindo sua parede podem ser um sinal de movimento estrutural e podem ser um pouco mais graves do que as fissuras que simplesmente sobem e descem.

O que causa trincas no reboco?

Porém, nem sempre a construção cede por igual, e quando uma parte desce mas que a outra, formam-se as rachaduras; cálculo errado da sobrecarga de uso: além do peso dos elementos da construção, é preciso calcular o peso do uso do imóvel, o que inclui móveis e tráfego de pessoas.

É normal trincar o reboco?

Reboco irregular e mal feito

O uso de materiais de má qualidade ou de procedência duvidosa não suporta muitas vezes as oscilações de temperatura e movimentação natural da fundação, resultando no aparecimento de fissuras, trincas e rachaduras na parede.

Como evitar rachaduras em paredes?

6 formas de evitar aberturas na parede
  1. Tenha cuidado com os materiais utilizados para evitar as retrações. ...
  2. Observe trepidações ou vibrações. ...
  3. Fique atento às infiltrações. ...
  4. Evite construir em terrenos instáveis. ...
  5. Observe a incidência de insetos na sua residência. ...
  6. Chame um profissional.

Que tipo de trinca e perigosa?

Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança . Elas são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes dimensões e profundidades.

O que é uma rachadura estrutural?

O que são as rachaduras nas estruturas de concreto e o que elas representam. A princípio, as rachaduras são manifestações patológicas que impactam a construção civil e que podem intervir negativamente na estética, na durabilidade, especialmente nas particularidades estruturais da obra.

Porque a massa corrida trinca?

Entre as causas das microfissuras, podemos citar a má aderência do revestimento à estrutura, falta de juntas de dilatação, má compactação do terreno de assentamento da estrutura, retração da argamassa por quantidades incorretas dos componentes e sobrecarga da estrutura.

Quando uma casa pode cair?

"Se o imóvel não foi construído com rigor, ele vai cair. Pode ter certeza que o custo de construir de forma segura é altíssimo. Quando o terreno plano é ruim, e se é de encosta, é sinal de muitos problemas e pode desmoronar", alerta o especialista.

O que pode abalar a estrutura de uma casa?

Presença de manchas, bolhas e mofo nas paredes ou no teto muitas vezes não recebem a atenção devida, mas é necessário ter cuidado, pois esses são sinais de infiltração.

Como saber se a laje está comprometida?

“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

Pode colocar papel de parede em parede rachada?

Texturizados - Os papéis texturizados são muito indicados para paredes irregulares ou com rachaduras, porque ajudam a disfarçar as imperfeições. Mesmo assim, não dispensam uma preparação adequada da parede: ela deve estar mais limpa e lisa o possível para receber o papel.

Quando a rachadura é preocupante?

Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes. Segundo a norma de impermeabilização (NBR 9575:2003), as microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm. As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas.

Quando devo me preocupar com trincas?

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

Quando se preocupar com uma trinca?

2. Trincas: As trincas são aberturas mais profundas e acentuadas e tem espessuras de 1 a 3 mm. Apresenta maior preocupação visto que ela pode afetar alguns elementos estruturais ou até ocasionar a ruptura destes elementos.

Artigo anterior
Qual é o salário de um médico na Suíça?
Artigo seguinte
Estou duvidando da realidade?