Porque as feridas fede?

Perguntado por: Gaspar Branco  |  Última atualização: 8. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

Um odor desagradável, forte e pungente pode ser um sinal de que as bactérias estão se proliferando na ferida e causaram uma infecção.

É normal a ferida feder?

Se sim, é bem provável que o odor se deva à infestação daquele local por microrganismos. Nesse caso, procure o seu médico ou um serviço de saúde imediatamente. Na maioria dos casos, o fedor aparece em feridas crônicas, aquelas que não cicatrizam e permanecem abertas por mais de 6 meses.

O que é bom para tirar mau cheiro de ferida?

Carvão Ativado e Prata

É uma placa de carvão ativado impregnado de prata (0,15%), é indicado para feridas com odor fétido, infectadas ou com grande quantidade de exsudato.

Como saber se a ferida está apodrecendo?

Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção. Alerta vermelho se a ferida exala um odor forte ou ruim. Este é outro sinal de infecção. Não ignore o alerta de pus: proteja suas feridas com curativos que ajudam na luta contra a infecção.

Qual o cheiro do exsudato?

Por exemplo: o exsudato seroso, o tipo mais comum, é clarinho, transparente e surge à medida que a cicatrização avança. O purulento, por outro lado, é mais grosso e tem uma coloração que vai do amarelado ao amarronzado, podendo ter um odor bastante ruim. Geralmente, ele indica a presença de infecções.

Feridas que não cicatrizam - Dr. Paulo Müller Dermatologista

19 questões relacionadas encontradas

Quando o ferimento fede?

Além disso, o mau cheiro pode vir da morte de células na região ferida ou do excesso de exsudato. Se mesmo depois de limpar o machucado e remover o excesso de líquido o odor persistir, é provável que microrganismos tenham se instalado por ali. Nesse caso, o recomendado é buscar a ajuda de um profissional de saúde.

Quando sai pus é bom ou ruim?

Em alguns casos, quando os cuidados são insuficientes ou outros fatores aumentam o risco, pode ocorrer uma ferida com pus, que é um sinal de alerta muito relevante. A secreção é produzida pelo corpo como resultado do combate às bactérias detectadas no ferimento.

Qual a cor da ferida quando está sarando?

Conforme a cicatrização progride, o tecido vermelho se transforma em uma tonalidade cor-de-rosa. Essa coloração rosada é conhecida como tecido epitelial e é um sinal de que o processo de cicatrização está entrando em seus estágios finais.

Como saber se a ferida está com bactéria?

Inchaço, calor, dor e sensibilidade local; Presença de pus ou secreção; Mau cheiro da ferida; Febre.

Como saber se a necrose está sarando?

À medida que a cicatrização continua a acontecer, o tecido que antes era vermelho vai começar a ficar mais claro, chegando quase ao cor-de-rosa. Esse tecido rosado é chamado de epitelial. Quando ele se forma, é sinal de que o processo de cicatrização está quase terminando.

Qual o melhor antibiótico para cicatrizar feridas?

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Qual antibiótico para mau cheiro?

Metronidazol oral, 500 mg duas vezes por dia, por 7 dias. Metronidazol gel a 0,75%, 5 g (um aplicador cheio), por via intravaginal, uma vez ao dia, durante 5 dias.

Qual a cor do exsudato?

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Como saber se minha ferida está infectada?

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

Como saber se a ferida está Necrosando?

Sintomas de infecções necrosantes da pele

A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e inchada. A dor é intensa.

O que significa quando a ferida lateja?

Você pode saber se uma ferida está inflamada observando as características e sintomas que ela apresenta. Geralmente, os sinais de inflamação são: dor, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e latejamento no local da lesão e áreas ao redor. Esse processo é decorrente de reações do sistema imunológico.

Qual a cor de uma ferida infeccionada?

A ferida esverdeada: sinal de infecção

A coloração esverdeada é um sinal de infecção e costuma ser acompanhada de dor ao toque. Quando o paciente apresenta essa cor, o enfermeiro pode avaliar a pele ao redor da lesão para verificar se está vermelha e quente, o que pode indicar uma infecção.

Como matar bactéria de ferida?

Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabonete de pH neutro.

É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?

Quando deixamos de colocar um curativo sobre ela, o que acontece é que o contato com o ar torna o ferimento ressecado, aumentando a dor e desacelerando a cicatrização. Funciona mais ou menos assim: tão logo nos ferimos e começa a sangrar, o corpo entra em ação para estancar o sangramento.

O que fazer para acelerar o processo de cicatrização?

Ter nutrição adequada, limpar adequadamente a ferida, aplicar compressas frias, usar o calor com moderação, usar tratamentos à base de plantas e usar bandagens são todas boas maneiras de acelerar o processo de cicatrização.

Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?

A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. A epitelização ocorre precocemente.

O que é a água que sai da ferida?

Observar a presença de secreção ou exsudação em uma ferida é importante! Em geral, isso é um indicativo positivo de cicatrização. No entanto, quando o exsudato se torna excessivo, pode amolecer as bordas da ferida, prejudicando a cicatrização e proporcionando um ambiente favorável para o crescimento de microrganismos.

O que é bom para puxar infecção para fora?

Colocar uma compressa de gaze absorvente sobre a ferida. Se em uma extremidade, prender a compressa com gaze seca circular. Utilizar tala na parte afetada, se possível, particularmente se uma articulação está afetada.

Como saber se o machucado está inflamado ou infeccionado?

A principal característica de um machucado inflamado é o inchaço e a dor no local da lesão. O motivo é a reação do sistema imunológico ao detectar um trauma ou infecção no tecido cutâneo. Isso dilata os vasos sanguíneos na área afetada, para facilitar o envio de células de defesa e iniciar a recuperação do ferimento.

O que é o líquido amarelo que sai da ferida?

O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.

Artigo anterior
Como se escreve amississima?
Artigo seguinte
Pode tomar GH com quantos anos?