Porque as esponjas não possuem tecidos verdadeiros?

Perguntado por: Alexandre Manuel de Valente  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Os poríferos são animais que não possuem tecidos verdadeiros porque não passam pelo processo de diferenciação celular durante a embriogênese – característica própria dos seres parazoários.

Por que dizemos que as esponjas não tem tecido verdadeiro qual a função dos coanócitos e das espículas em uma esponja?

b) A função dos coanócitos, células típicas desse filo, é promover o fluxo de água pelo corpo do animal e absorver partículas de alimentos, as quais são digeridas intracelularmente pelos próprios coanócitos. A função das espículas é dar sustentação ao corpo da esponja.

O que as esponjas não possuem?

Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos. Por apresentarem características tão diferentes de outros animais e por não reagirem a estímulos externos é que os poríferos, ou esponjas, foram classificados primeiramente como sendo plantas, devido ao seu comportamento séssil, isto é, de pouco movimento.

Qual tecido é encontrado nas esponjas?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas.

Como as esponjas podem viver sem tecidos ou órgãos?

Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.

Poríferos

17 questões relacionadas encontradas

Porque alguns autores acreditam que as esponjas não devem ser consideradas animais verdadeiros?

Sobre o filo Porifera

Alguns autores acreditam que as esponjas não devem ser consideradas animais verdadeiros porque elas não apresentam tecidos verdadeiros e nem sistemas de órgãos.

Quais características diferenciam as esponjas dos outros animais invertebrados?

Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.

Como a esponja se alimenta?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Quais são as estruturas das esponjas?

A estrutura corporal dos poríferos pode se assemelhar a um cilindro, barril, vaso ou tubo, contendo em seu interior uma cavidade chamada de átrio ou espongiocele. Na parte oposta à base, encontra-se uma abertura para o meio externo chamada de ósculo, por onde saem os materiais absorvidos.

Por que as esponjas são animais?

Ser Pluricelular e heterotrófico por digestão. Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.

Como é a respiração das esponjas?

As esponjas respiram por meio da filtração, quando a água passa pelos micro poros é feita a oxigenação das células da esponja. A excreção se dá por meio da difusão, igual a sua respiração.

Quais são as células encontradas nas esponjas?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

É correto afirmar que as esponjas não possuem órgãos?

não formam órgãos nem sistemas e apresentam células chamadas coanócitos, relacionadas com a nutrição.

Qual é a função das espículas nas esponjas?

As espículas são praticamente o esqueleto da esponja, ela pode ser feita de sílica, calcário de cálcio, dependendo da classe da esponja, tendo função principal sustentação da esponja no substrato.

Qual a função dos coanócitos das esponjas?

Utilizam células flageladas chamadas coanócitos para promover a circulação da água atra- vés de um sistema de canais exclusivo do filo, o sistema aquífero, ao redor do qual se corpo é construído. Esta corrente de água traz partículas orgâ- nicas que são filtradas e digeridas.

Por que a esponja tem dois lados?

A maioria das esponjas encontradas no mercado possuem dois lados diferentes: o lado verde e o lado amarelo. E esses dois lados não existem por acaso: cada um deles possui uma finalidade específica para tornar a sua limpeza mais eficiente. O lado verde, por exemplo, é uma fibra abrasiva.

Quais são as principais características das esponjas?

Características dos poríferos

Poríferos (do latim: porus= poro e ferre= possuidor) são animais invertebrados, aquáticos e que possuem um corpo repleto de pequenos poros. Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação.

Por que as esponjas são animais filtradores?

Eles recebem, em seu interior, quantidades significativas de água, sendo dela que retiram oxigênio e alimento. Após tais substâncias serem captadas, a água é eliminada para o meio externo. Por este motivo, são considerados animais filtradores.

Qual é o tipo de reprodução das esponjas?

Reprodução assexuada

Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Qual a importância das esponjas para o meio ambiente?

Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.

Quem são os possíveis ancestrais das esponjas?

Só recentemente adiciona-se uma provável esponja à esta fauna antiga, originalmente constituída de cinco espécies proximas aos anelídeos atuais, dezenove medusas e outros indivíduos difíceis de identificar, mas que poderiam ser ancestrais ou dos artrópodes ou dos equinodermos.

Qual é o animal que não tem osso?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Como ocorre a reprodução sexuada das esponjas?

Nas condições propícias, os amebócitos eclodem por uma abertura existente na dupla membrana da gêmula, reorganizando uma nova esponja. Reprodução sexuada: na reprodução sexuada, os gametas são originados a partir de amebócitos modificados. Em sua maioria, as esponjas são hemafroditas.

Qual o tipo de simetria dos poríferos?

Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água.

Artigo anterior
Qual o papel do ministro do STF?
Artigo seguinte
Qual é a importância do estudo?