Porque as briófitas e pteridófitas dependem da água para a reprodução?

Perguntado por: Davi Marco Pires Guerreiro  |  Última atualização: 22. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois só na presença de água é possível a germinação da semente. As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os anterozoides necessitam de água para se deslocarem até a oosfera.

Porque as briófitas são dependentes da água?

A reprodução das Briófitas é completamente dependente da água, pois elas possuem gametas masculinos flagelados, os anterozóides (n), que nadam até os gametas femininos, as oosferas (n), para que ocorra a fecundação.

Como Briofita se reproduz?

A reprodução das briófitas ocorre de maneira assexuada, através da fragmentação do corpo e produção de gemas, e de maneira sexuada, dependendo da presença de água e alternância de gerações. Essas plantas de pequeno porte englobam musgos, hepáticas e antóceros entre seus representantes.

Qual a diferença entre a reprodução de briófitas e pteridófitas?

Dessa forma, fica evidente as diferenças de reprodução entre as pteridófitas e as briófitas: Nas briófitas, a fase dominante é o gametófito haplóide (n), enquanto que nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n).

Como é feita a reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas

Algumas espécies de pteridófitas apresentam reprodução assexuada através do brotamento. O novo broto surge a partir do caule da planta mãe e, após se desprender desta, origina um novo indivíduo.

BRIÓFITAS: tipos, características e reprodução. RESUMO DE BIOLOGIA ENEM. Profe Juliana Evelyn Santos

37 questões relacionadas encontradas

Porque as pteridófitas dependem da água?

Nessas plantas observa-se a necessidade de água para que a fecundação ocorra. Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino).

Onde ocorre a reprodução das pteridófitas?

As pteridófitas não apresentam flores ou sementes, sendo que as folhas, que são divididas em folíolos, apresentam função reprodutiva. Na parte inferior dos folíolos, encontram-se distribuídos esporângios, os soros. Cada esporângio é uma estrutura fechada onde células-mãe sofrem meiose e originam esporos.

O que as briófitas e as pteridófitas têm em comum?

De modo geral, briófitas e pteridófitas compartilham várias semelhanças, como o porte mais reduzido (elas não costumam crescer tanto) e a ausência de flores, frutos e sementes. Essa última característica, inclusive, faz com que elas sejam classificadas como plantas criptogramas.

Qual a relação da água com a reprodução das briófitas?

As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois o gameta feminino precisa nadar em direção ao gameta masculino.

Qual a principal característica que distingue as briófitas das pteridófitas?

As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez pra toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão.

Qual é o principal órgão reprodutivo das briófitas?

Quando maduro, no alto do gametófito se desenvolve um órgão que na planta masculina é denominado de anterídio, e na feminina chamado de arquegônio. No interior do anterídio são produzidos os anterozoides (gametas biflagelados), e no arquegônio, a oosfera.

Como as briófitas absorvem a água?

Na maioria das briófitas não existe um sistema especializado para a absorção de água e sais minerais. Estes são captados diretamente do substrato, por difusão através das células do gametófito. Musgos providos de rizoides podem absorver os nutrientes através destas estruturas.

Como as briófitas obtêm água e nutrientes?

Como as briófitas não possuem sistema vascular, o transporte de água e nutrientes tem de ser feito célula a célula, através de, respectivamente, osmose e difusão.

Por que as briófitas mesmo vivendo em ambiente terrestre são tão dependentes da água para sobreviver?

Embora as briófitas já vivessem na terra não podiam se desenvolver e alcançar grandes dimensões. Os seus vasos são simples demais e elas perdem água muito facilmente, por isso, as briófitas necessitam viver em locais úmidos, o que mostra que esses organismos ainda são muito dependentes da água.

O que são os gametas?

Gametas são células reprodutivas responsáveis pela formação de uma nova vida e continuidade das espécies animais. Em humanos, nós temos: Espermatozoides: gametas masculinos; Óvulos: gametas.

Qual é a função das briófitas?

As briófitas cobrem o solo, os troncos, caules, ramos e as folhas das plantas em florestas úmidas da região tropical, onde desempenham papel importante na colonização de substratos nus, formação e retenção do solo (prevenção da inundação e do assoreamento dos rios), retenção de água (conservação da umidade e prevenção ...

Quais são os três tipos de briófitas?

Sobre as briófitas

Atualmente estão sistematizadas em três divisões: antóceros (Anthocerotophyta), hepáticas (Marchantiophyta) e musgos (Bryophyta). Existem cerca de 17.900 espécies de briófitas no mundo, das quais 12.800 são musgos, 5.000 hepáticas e 100 antóceros.

Quais os grupos não dependem da água para a fecundação?

As Fanerógamas também podem ser chamadas de Espermatófitas, e são as Gimnospermas e Angiospermas, que apresentam sementes e não dependem diretamente da água para reprodução. Neste grupo há conquista definitiva do ambiente terrestre, onde o gameta não depende da água para realizar a fecundação.

Como as briófitas sobrevivem?

Todas as briófitas, assim como as plantas vasculares, apresentam ciclo de vida com alternância de gerações. Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, maior e de vida livre, sendo o esporófito menor, nutricionalmente dependente do gametófito e de vida curta.

Porque as briófitas e as pteridófitas são encontradas em ambientes úmidos?

- Vivem em ambiente úmido, pois dependem da água do meio para a reprodução.

Quanto às briófitas e pteridófitas é correto afirmar que?

Questão Quanto ao ciclo reprodutivo das plantas é CORRETO afirmar que: nas Briófitas e Pteridófitas, a geração com indivíduos maiores, de vida independente e duradoura, é o esporófito. o gametófito será sempre diplóide e produtor de gametas.

Qual é a importância do vento na reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas

Os esporos geralmente são levados pelo vento e são germinados ao encontrar um substrato em condições favoráveis (ambientes úmidos) e assim formam o prótalo.

Qual a planta que não tem flor e nem fruto?

Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

O que as briófitas e as pteridófitas são mais comuns em locais úmidos e sombreados?

Resposta: Porque elas precisam de água pra se reproduzirem, já que seus anterozóides (gameta masculino) nadam até a oosfera, local onde ocorre a fecundação.

Artigo anterior
Quais são os princípios do SUAS?
Artigo seguinte
Como representar segundos e Centesimos?