Porque a Ritalina causa dependência?

Perguntado por: Xavier Barros de Cunha  |  Última atualização: 21. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

A ritalina possui o mesmo mecanismo de ação das substâncias anfetaminas e da cocaína, que são altamente viciantes. Esses tipos de substância aumentam a concentração de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer, que possui um efeito de êxtase no cérebro.

Por que Ritalina vicia?

Ocorre que essa droga pode trazer dependência química, pois tem o mesmo mecanismo de ação da cocaína, sendo classificada pela Drug Enforcement Administration como um narcótico.

Quanto tempo demora para viciar em Ritalina?

O tempo para o início dos efeitos varia de 20 a 60 minutos, com pico de ação por volta de 2 horas. A duração da ação é de três a cinco horas. Nos comprimidos de liberação prolongada (Ritalina LA®) o tempo de ação pode durar até 12 horas.

O que a Ritalina causa a longo prazo?

Em relação aos seus efeitos colaterais, a Ritalina pode ocasionar acatisia, alteração do humor, insônia, sendo que seu uso a longo prazo pode ocasionar alucinações e dependência, dentre outros efeitos.

Quais os perigos de usar Ritalina?

A Ritalina é um estimulante indicado para pacientes cujos quadros clínicos apontam a carência de dopamina e noradrenalina no cérebro. Quando o indivíduo não sofre da falta desses neurotransmissores, o uso do medicamento tem grandes chances de causar um aumento excessivo da disponibilidade dessas substâncias.

ENTENDA TUDO SOBRE RITALINA | ANA BEATRIZ

42 questões relacionadas encontradas

Pode tomar Ritalina sempre?

O uso continuado e abusivo da Ritalina pode levar o paciente a uma dependência e ainda existe a possibilidade de produzir transtornos que necessitarão de tratamento psiquiátrico.

Pode tomar Ritalina a vida toda?

Em princípio não existe um tempo máximo. Importante é fazer controle médico regular dos possíveis efeitos colaterais da ritalina e manter seu segmento médico. O uso da ritalina deve sempre ser pensado de acordo com outras doença que o paciente tenha e também outros medicamentos que use.

O que substitui a Ritalina de forma natural?

Opções de estimulantes cerebrais naturais
  • Ginkgo Biloba - é um componente de uma planta e facilita a circulação sanguínea no cérebro;
  • Arcalion - é um suplemento de vitaminas B1 indicado para problemas de fraqueza.
  • Rodhiola - uma planta que melhora o rendimento mental e físico.

Qual é o efeito rebote da Ritalina?

Esse efeito pode levar a um aumento na agitação, irritabilidade e hiperatividade da criança, que pode ser preocupante para os pais e cuidadores. O tempo de ação da Ritalina comum é de cerca de 4 horas, enquanto a Ritalina LA tem duração de até 8 horas.

Qual é a brisa da Ritalina?

Sua base é o metilfenidato, de composição similar à anfetamina, que estimula o sistema nervoso central. "Você se sente gostoso, bonito. Dá sensação de poder e um arrepio bom, como se você fosse ter um orgasmo", descreve André. Ele diz aspirar o farelo do comprimido para sentir o "barato".

Como saber se sou viciado em Ritalina?

Tremores, agitação, taquicardia e hipertensão são efeitos colaterais comuns do uso indevido de Ritalina. Os abusadores também são conhecidos por sofrer complicações psiquiátricas graves, incluindo episódios psicóticos, alucinações, paranoia e comportamento bizarro.

É bom tomar Ritalina no dia da prova?

A Ritalina não promove melhora cognitiva em pessoas saudáveis. Indicada para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ela tem sido usada por estudantes que buscam melhor desempenho em provas e concursos.

O que acontece se tomar Ritalina sem ter TDAH?

Estudos apontam que quando não há TDAH ou narcolepsia, os efeitos do medicamento são parecidos aos placebos, porém, há chances maiores de sofrer com efeitos colaterais graves. Além disso, não podemos nos esquecer do potencial de dependência química e psicológica devido à sua ação nos níveis de noradrenalina e dopamina.

Como se livrar do vício da Ritalina?

Com remédios como a Ritalina, não se deve terminar o uso de forma abrupta. A solução é o desmame, a diminuição da dosagem de pouco em pouco acompanhada, se necessário, pela implementação de outros tratamentos ou novos remédios.

O que a Ritalina faz no cérebro TDAH?

O princípio ativo da ritalina é o cloridrato de metilfenidato, um medicamento que age estimulando o sistema nervoso central. Para TDAH, esse medicamento age melhorando atividades do cérebro que não são muito ativas, aumentando a atenção e concentração, e diminuindo a impulsividade.

Como é feito o desmame da Ritalina?

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

Quem toma Ritalina dorme bem?

Olá. A ritalina em alguns paciente pode sim gerar sintomas de sonolência no início,mas é raro. A maior chance é dessa hipersonia ser de Paxil ou Rivotril.

Por que a Ritalina é faixa preta?

A ritalina possui o mesmo mecanismo de ação das substâncias anfetaminas e da cocaína, que são altamente viciantes. Esses tipos de substância aumentam a concentração de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer, que possui um efeito de êxtase no cérebro.

É bom tomar Ritalina para estudar?

Por fim, entenda que a ritalina até pode, sim, auxiliar na concentração. Porém, não foi criada para essa finalidade. Não é indicado usar sem orientação médica. Afinal, possui vários efeitos colaterais.

É possível tratar TDAH sem remédio?

É possível tratar a doença sem medicamentos, só com atividades físicas? Não. Casos leves de desatenção ou hiperatividade não são classificados como TDAH e quando há diagnóstico fechado os medicamentos são necessários.

Qual o remédio mais moderno para TDAH?

A Atomoxetina é um medicamento não estimulante utilizado no tratamento do TDAH em crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos como parte de um programa de tratamento integrado, o qual também inclui intervenções psicológicas, educacionais e sociais, além dos medicamentos.

Qual o melhor estimulante para estudar?

Alguns exemplos de remédios para memória e concentração são:
  1. Lavitan memória. ...
  2. Memoriol B6. ...
  3. Pharmaton. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Gerovital. ...
  6. Tebonin. ...
  7. Fisioton.

Qual a diferença entre o Venvanse e Ritalina?

Apesar de ambas serem estimulantes e terem mecanismos em comum, são drogas diferentes: Ritalina* é o metilfenidato e o Venvanse* (é assim que se escreve) é a lisdexanfetamina.

Quem tem TDAH tem que tomar Ritalina todo dia?

O uso da ritalina é recomendado apenas nos pacientes com diagnóstico de TDAH e nesses casos não há risco de dependência pois a medicação é o tratamento para o transtorno, que a longo prazo tende a melhorar com o desenvolvimento neurológico.

Pode tomar Ritalina em dias alternados?

O ideal é que se tome diariamente, pois a pessoa não deixa de teros prejuízos dos sintomas nos dias em que não toma a medicação. Em alguns casos pode-se fazer pausa aos finais de semana ou esquema diferente de posologia. O ideal é conversar com seu médico para adequar a melhor posologia para seu quadro.

Artigo anterior
Quais os signos mais quietos?
Artigo seguinte
Qual a função do Monoetilenoglicol?