Porque a publicidade infantil é considerada abusiva?
Perguntado por: Micael Guilherme Marques de Reis | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)
“Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos: Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores. Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança.
Por que a publicidade infantil e antiética?
A publicidade infantil, isto é, aquela que fala diretamente com as crianças menores de 12 anos de idade é intrinsecamente abusiva, pois fere os valores humanos mais relevantes à nossa sociedade. E flagrantemente antiética, porque viola o conceito do que seria uma vida boa para e com outrem em instituições justas.
O que é proibido na publicidade infantil?
#01 A publicidade infantil é proibida no Brasil: FATO
Direcionar publicidade ao público infantil, de qualquer produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, lei de 1990.
O que é uma propaganda abusiva?
É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...
O que é uma propaganda abusiva e enganosa?
Enquanto a publicidade enganosa é aquela inverídica e que visa levar o consumidor a erro, a publicidade abusiva é aquela que encontra fundamento no art. 37, §2º, do CDC, e que viola diretamente outros valores da sociedade, como a moral e os costumes.
Publicidade infantil pode gerar influência abusiva sobre crianças I Jornal da Novo Tempo
O que é propaganda abusiva CDC?
37, § 1°). Abusiva é a discriminatória, que incite à violência, explore medo ou superstição, desrespeite valores ambientais, abuse da inexperiência de crianças ou induza o consumidor a se comportar de forma perigosa a sua saúde ou segurança (CDC, art.
O que é proibido na publicidade?
Qualquer informação falsa que seja capaz de construir uma ideia diferente da realidade de um produto ou serviço é configurada como “publicidade enganosa”. Portanto, clareza é fundamental em qualquer campanha.
Quais são os principais riscos da publicidade infantil?
“A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce”, é o que afirma a Publicidade Infantil Não.
O que pode causar a publicidade infantil?
O Instituto Alana, referência no assunto por meio do programa Criança e Consumo, sinaliza outras consequências da publicidade infantil como a erotização precoce; a sustentabilidade, frente a um incentivo de consumo exacerbado; e o estresse familiar, com o endividamento por parte dos pais para atender ao desejo embutido ...
Como resolver o problema da publicidade infantil?
- Dê o exemplo. ...
- Diminua a exposição das crianças à publicidade. ...
- Faça combinados. ...
- Evite unir lazer a consumo. ...
- Cuidados com as longas listas de presentes. ...
- Saiba que dizer “não” é importante.
Quais são os perigos da propaganda?
A ganância de se destacar pode fechar os olhos para as consequências que determinada campanha pode causar. Estas podem acabar sendo diretamente proporcionais ao tamanho e peso da empresa. Isso quer dizer que, empresas com nome e já estabilizadas no mercado devem ter mais cautela.
O que é ilegal no marketing digital?
De modo geral, produtos farmacêuticos, mesmo os legais, não podem ser anunciados na plataforma. Já no Google Ads, os produtos farmacêuticos só poderão ser anunciados se a empresa anunciante for certificada pelo Google, segmentando os países aprovados.
O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
O que diz o artigo 37 do Código do consumidor?
O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem. Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
O que diz o artigo 66 do Código do consumidor?
Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.
O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?
Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?
Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.
Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?
PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.
É possível ficar rico com marketing digital?
1- É fácil ficar rico com marketing digital
Se você pretende ganhar muito dinheiro em pouco tempo: esqueça. É verdade que este setor pode ser mais acessível que o marketing offline, o “tradicional”, mas isso não quer dizer que você vá ficar rico do dia para a noite.
O que é publicidade ilícita?
Considera-se publicidade ilegal o anúncio que ameace a dignidade das pessoas ou viole alguns dos direitos reconhecidos na Constituição; como, por exemplo, as que se referem a crianças, jovens e/ou mulheres.
Qual o lado ruim do marketing digital?
Quando as estratégias que compõem o marketing digital são utilizadas para ludibriar o público-alvo e promover marcas e produtos que são não apenas ilegais, mas também que causam riscos à saúde dos usuários, há um distanciamento do propósito do segmento.
O que a propaganda influência na vida das pessoas?
A propaganda pode influenciar de forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influencia de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras.
Qual é o poder da propaganda?
Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.
Como a propaganda faz a cabeça das pessoas?
O senso de humor é de extrema importância para o cérebro. Não à toa tantas propagandas utilizam esse recurso. “O humor pode apaziguar qualquer mensagem, acalmando a amígdala, o centro das emoções do cérebro, com grandes descargas de endorfinas e dopaminas, hormônios do prazer”, diz o livro.
Como combater a publicidade infantil no espaço ilimitado da internet?
Existem dois recursos simples que ajudam muito a garantir uma internet segura para crianças: bloqueador de anúncios e navegação anônima. Instalar um ad block impede que os pequenos encontrem publicidade por onde navegarem.
Qual é a importância de cuidar da saúde?
Qual a diferença de bronquite asmática e asma?