Porque a nobreza apoiava o rei?

Perguntado por: Wilson Nelson de Baptista  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.

Por que a nobreza acabou apoiando os reis absolutistas?

Por que a nobreza acabou apoiando os reis absolutistas? R: para não perder seus privilégios, suas terras e conseguir cargos no governo junto ao rei.

Por que parte da nobreza também apoiou a concentração de poder nas mãos dos reis?

A nobreza, por sua vez, via com bons olhos a concentração do poder na figura do monarca como forma de garantir o controle das terras que possuía. Assim, a concentração do poder nas mãos do rei era uma demanda da burguesia em ascensão e também da nobreza.

Quem apoiava a nobreza?

Costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes e jornalistas. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza.

Por que a burguesia apoiava o fortalecimento do poder do rei?

Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.

[ATENÇÃO] - OLHA O QUE ELE DISSE - DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE AMERICANO SOBRE A TERCEIRA G...

43 questões relacionadas encontradas

Por que a burguesia nascente apoiava a centralização política nas mãos do rei?

Isso porque submetia os burgueses aos impostos cobrados pelos senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados.

Qual era o interesse da burguesia na centralização do poder?

A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.

O que são os burgos?

O burgo era um modelo de pequena cidade, cidadela, que começou a aparecer na Europa na transição da Idade Média para a Idade Moderna, isto é, entre os séculos XIV e XV.

Como o rei fazia para controlar a nobreza e o seu apoio?

Para governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.

Que fazia parte da nobreza?

Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.

Qual foi o cenário político que favoreceu a concentração de poderes nas mãos dos reis?

O absolutismo defendia a centralização do poder político pelas mãos do rei. A partir da Baixa Idade Média, o cenário político europeu sofreu transformações que romperam com o caráter local que o poder assumia durante o auge das relações feudais.

Quais condições favoreceram a concentração do poder político nas mãos dos reis?

A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia.

Qual foi o grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política?

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança? RESPOSTA: A burguesia comercial se aliou aos reis porque pretendia driblar os tributos e as variadas moedas cunhadas em cada feudo, o que prejudicava seus negócios.

Porque a nobreza feudal perdeu a força na baixa Idade Média?

A diminuição da população europeia em decorrência das mortes causadas pela Peste Negra ocasionou a diminuição da oferta de força de trabalho na produção agrícola, o que causou diminuição da produção e da parte destinada aos senhores feudais.

O que a nobreza queria?

A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos.

Quando a nobreza acabou?

A conquista da supremacia social pela burguesia capitalista no século XIX não significou o fim da nobreza, e de fato muitos críticos entendem alguns aspectos do período, pelo menos em algumas regiões europeias, como uma reação conservadora, onde uma alta burguesia composta maciçamente de novos-ricos absorve princípios ...

Qual é a função de um rei?

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

Qual o papel do rei na forma de governo absolutista?

Monarquia Absolutista

Afinal, nesse regime o Rei representava todo o poder político, econômico e social. Em toda a existência da monarquia absolutista, os reis exerceram sobre o seus reinos poder absoluto – sendo chefes de seus exércitos e líderes da nobreza.

Como era o poder do rei no absolutismo?

Durante o absolutismo, a monarquia concentrava todo o poder do Estado, utilizando-a de acordo com seus interesses. Leis, impostos e tributos eram criados sem a participação da sociedade ou de qualquer outro órgão da soberania.

Para que serviam os burgos?

Significado de Burgo

substantivo masculino Fortificação que, na Idade Média, servia para abrigar as populações que vivam fora das muralhas. Castelo ou mosteiro protegido por muralhas.

O que foram os burgos medievais?

Os burgos (cidades com muros) se desenvolveram economicamente e ampliaram de tamanho. Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.

Como os burgos eram caracterizados?

Em suma, os "burgos" (cidade medievais amuralhadas), que até então eram centros administrativos dos feudos e religiosos da Igreja, passaram a ser o centro comercial, resultante das aglomerações de diversas pessoas, as quais buscavam ascensão social, política e econômica.

Qual era o interesse da burguesia europeia ao apoiar a transferência de poder para o rei?

Benefício para a expansão do comércio, o fortalecimento do Estado-nação, por seu turno, induzia ao aumento dos impostos para o pagamento de exércitos profissionais, do corpo jurídico, da máquina administrativa e, em alguns casos, para comprar a submissão e a fidelidade da nobreza ao rei.

Quais eram os interesses da burguesia durante a Revolução Francesa?

Eles desejavam acabar com o absolutismo e o poder do rei, já que eles sustentavam o estado. Além disso, queriam romper as restrições do comércio internacional, acreditando que o Liberalismo Econômico pudesse ajudar a resolver os problemas. Os burgueses buscavam por mais participação nas decisões políticas do país.

Como se explica a centralização do poder?

Na forma extrema de centralização do poder que ficou conhecido como Absolutismo, o rei assumiu para si o controle das principais instituições do Estado, estabelecendo leis e decidindo questões da justiça, sendo que sua autoridade não estava limitada por outros poderes a não ser as leis de Deus.

Artigo anterior
Pode jogar limpa contato na placa mãe?
Artigo seguinte
Quais são as formas de Transfiguração?