Porque a gravidez na adolescência é considerada de alto risco?

Perguntado por: Cláudia Maria Carneiro  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

adolescentes e jovens possam planejar a vida reprodutiva Independentemente de ser ou não desejada, a gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando ainda riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia, depressão pós- parto, entre outros.

Por que os casos de gravidez na adolescência são tão preocupantes?

A gravidez precoce é considerada de alto risco durante a infância e a adolescência, pois aumenta a possibilidade de mortalidade da mãe e do bebê. Esse tipo de gestação também está relacionado ao aumento de doenças psicológicas, dos casos de suicídio e do abandono dos estudos.

Por que a gravidez na adolescência é um problema?

A gravidez nessa fase subtrai da mãe a chance de passar cada fase da vida de maneira natural, tirando dela a oportunidade de amadurecer. Além disso, é uma espécie de círculo vicioso da miséria, pois nem sempre a adolescente tem condições financeiras para cuidar da criança.

Quais são as consequências de riscos da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.

Quais as causas para o alto índice de gravidez na adolescência?

As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir:
  • Primeira menstruação muito cedo;
  • Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Famílias com outros casos de gravidez precoce;
  • Conflitos e mau ambiente familiar.

Quais os riscos de uma gravidez na adolescência? | Momento Papo de Mãe

22 questões relacionadas encontradas

O que falar sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada de alto risco para as meninas, podendo acarretar diversos problemas de saúde como hipertensão e anemia, além de episódios de morbimortalidade, quando a adolescente vem a óbito na gravidez ou no parto.

O que diz a lei sobre a gravidez na adolescência?

A Lei 13.798/2019 prevê a realização da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciativa que teve origem em projeto de lei do Senado (PLS 13/2010). Ações da campanha, que deve ocorrer na semana que inclui 1° de fevereiro, são feitas pelo poder público e organizações da sociedade civil.

Quais os riscos de engravidar com 14 anos?

Riscos da gravidez na adolescência

Foram registradas 17,5 mil gestações nessa faixa etária. Toda a gravidez na adolescência tem o risco aumentado. Mas para as menores de 15 anos, o risco de mortalidade materna aumenta em cinco vezes, segundo o Ministério da Saúde.

O que acontece se uma menina de 15 anos engravida?

A faixa etária dos 10 aos 15 anos é a que apresenta maior risco. Para a menina gestante, existe maior risco de mortalidade materna, eclâmpsia, diabetes gestacional, hipertensão, anemia, infecções urinárias e infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Quais são os riscos para recém nascido de mãe adolescente?

Nos recém-nascidos de gestantes adolescentes, o risco de prematuridade e baixo peso ao nascer é maior, bem como o risco de uma série de condições neonatais graves que podem resultar em desfechos desfavoráveis.

De quem é a responsabilidade da gravidez na adolescência?

Tanto a Constituição quanto o ECA são unânimes ao afirmar que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar vários direitos aos adolescentes, como vida, saúde, educação, profissionalização, lazer, dignidade, cultura e outros mais.

Qual a faixa etária de gravidez na adolescência?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência se caracteriza quando ocorre entre os 10 e os 20 anos de idade.

O que pode ser feito para diminuir a gravidez na adolescência?

Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.

Quais são os direitos de uma adolescente grávida?

Você, adolescente-pai ou adolescente-mãe, ainda tem o direito de estudar, de estar com a saúde física e mental em dia, de se alimentar adequadamente, de fazer cursos que te possibilitem ter uma formação profissional, de ter atividades de cultura e lazer, de ser respeitado ou respeitada.

Como a gravidez na adolescência é vista pela sociedade?

Em função disso, a gravidez na adolescência passou a ser vista como uma situação de risco biopsicossocial, capaz de trazer consequências negativas não apenas para as adolescentes, mas para toda a sociedade. Tornou-se, por isso, um problema social e de saúde pública.

Como a gravidez na adolescência pode afetar a família?

Assim, a gravidez na adolescência pode representar um momento de conflito para a família, exigindo uma redefinição de crenças, valores e atitudes, além da necessidade de novos arranjos no espaço físico no lar, de tempo e de finanças.

Qual idade o homem faz filho?

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.

É possível engravidar com o próprio sêmen?

Sim, ela pode.

É possível uma menina de 11 anos engravidar?

Dúvidas comuns sobre gravidez na adolescência

Se a garota estiver no período fértil poderá sim, engravidar.

Quem é a mãe mais nova do mundo?

Nascida em 27 de Setembro de 1933, no Peru, Lina Medina entrou para a história da medicina após se tornar a mãe mais nova do mundo: ela teve um filho aos cinco anos de idade. Ela teve um desenvolvimento sexual precoce e, com apenas oito meses de idade, teve sua primeira menstruação.

É possível engravidar com 10 anos de idade?

No entanto, um novo grande estudo publicado no Jama foi além e analisou os riscos de acordo com a faixa etária e constatou que engravidar entre 10 e 13 anos aumenta em 56% o risco de parto prematuro e em 32% o de uma cesárea, em comparação com adolescentes que ficam grávidas entre 14 e 17 anos.

É possível engravidar com 8 anos de idade?

Rodrigo Aboudib. Em contato com a reportagem de A Gazeta, o especialista falou também sobre a possibilidade de gravidez na infância, que se dá após a primeira menstruação, chamada de menarca. Segundo Aboudib, isso varia de criança para criança e varia entre os 9, 10, 11 e 12 anos.

Pode ser mãe com 14 anos?

Gestação precoce pode resultar em parto prematuro, má-formação fetal, hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia. Gravidez de menores de 14 anos é considerada de risco por especialistas devido a uma série de possíveis complicações para a mãe e o bebê decorrentes da gestação em um corpo ainda em formação.

Qual o papel do Conselho Tutelar na gravidez na adolescência?

Conselho Tutelar sensibiliza população sobre a prevenção da gravidez na adolescência. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, regulamentada pela Lei 13.798/2019, visa disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência ...

Pode ter parto normal com 14 anos?

O tipo de parto independe da idade. È errôneo acreditarmos que a adolescente não tem “passagem“ e que deve ter cesariana.

Artigo anterior
Qual o tipo de equipo utilizado na transfusão sanguínea?
Artigo seguinte
Como evitar menstruação na lua de mel?