Porque a gipsita gesso e adicionada ao clínquer de cimento?

Perguntado por: Hélder Flávio Fernandes Sá  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 2 a 5%, para retardar o tempo de pega do cimento.

Por que o gesso e adicionado ao clínquer?

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

Por que o gesso e adicionado ao clínquer de cimento qual é a quantidade de gesso normalmente adicionada?

As adições são outras matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado. ... O gesso tem como função básica controlar o tempo de pega, isto é, o início do endurecimento do clínquer moído quando este é misturado com água.

Qual é a finalidade da adição da gipsita ao cimento Portland?

Em que fase da fabricação do cimento portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.

Qual a função da adição do sulfato de cálcio gesso )?

A função do gesso é alterar a forma iônica do Al (tri-valente e mais tóxica) para uma forma menos tóxica.

AULA #034: HIDRATAÇÃO DO CIMENTO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ISSO?

26 questões relacionadas encontradas

Qual a função do gesso no solo?

A aplicação de gesso agrícola no solo visa aplicar cálcio e enxofre e, também, melhorar o ambiente em subsuperfície. Para solos salinos e sódicos, o gesso é utilizado, também, como corretivo. Entretanto, por ser uma fonte mais solúvel do que o calcário, o gesso não promove a neutralização da acidez do solo.

Qual o objetivo da adição de gesso ao final do processo de fabricação do clínquer?

Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

Quais são as principais adições usadas na produção de cimentos?

O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso.

O que é pozolana do cimento?

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

Como é o processo de fabricação do cimento Portland?

A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais: Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas); Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido); Moagem do clínquer e mistura com gesso.

Pode misturar gesso e cimento?

Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. ... A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.

Porque o gesso retarda a pega do cimento?

O cimento necessita de água para formar um processo cristalino que conduz a sua solidificação, principal característica reológica. ... Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata.

Por que a gipsita é adicionada ao clínquer de cimento qual é a quantidade de gipsita normalmente adicionada?

A forma natural da gipsita é amplamente utilizada na fabricação de cimento portland e na agricultura. Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 2 a 5%, para retardar o tempo de pega do cimento.

Qual a matéria prima do clínquer?

A principal matéria-prima natural usada para fabricação do clínquer é a rocha calcária, e o principal fator responsável pela emissão de dióxido de carbono no processo de fabricação de cimento Portland é a calcinação desse calcário, pois a cada 1.000 kg de calcita (CaCO3) calcinada são gerados 560 kg de CaO e 440 kg de ...

Como é produzido o clínquer?

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C.

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Quais os tipos de pozolanas?

As pozolanas podem ser naturais ou artificiais: as naturais são constituídas por materiais naturais ricos em sílica e alumina; as artificiais são constituídas por argilas cozidas entre 600 ºC e 900 ºC.

O que é um material pozolânico?

Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido a suas propriedades. Definição: Page 5 CONCEITUAÇÃO Page 6 POZOLANAS Os materiais pozolânicos são os mais utilizados como adições minerais.

Para que é indicada a utilização do aditivo pozolânico no cimento?

Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

O que são adições do cimento?

As adições atuam somando ou substituindo parcialmente o cimento, dadas as suas propriedades semelhantes e, em geral, adiciona-se teor maior ou igual a 5% em relação ao peso do cimento, melhorando significativamente o desempenho do concreto.

O que é utilizado na produção do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. ... O clínquer é o produto granulado que surge após a queima de calcário misturado com argila e pode receber adições (gesso, pozolana, fíler, calcário e escória).

Quais os 2 principais produtos fabricados com cimento na construção civil?

Uso na Construção Civil

O cimento é aplicado em uma infinidade de produtos da construção civil, divididos em três elementos principais: argamassa, concreto e artefatos de cimento (pré-fabricado).

Quais as etapas do processo de fabricação do clínquer?

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

O que é o clínquer do cimento Portland?

O principal constituinte do cimento portland é o clínquer portland, material sinterizado e peletizado, resultante da calcinação até aproximadamente 1450oC de uma mistura adequada de calcário e argila e, eventualmente, de componentes corretivos de natureza silicosa, aluminosa ou ferrífera, empregados de modo a garantir ...

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Artigo anterior
O que é esquizofrenia no idoso?
Artigo seguinte
Quanto vale 20 dezenas?