Porque a cerâmica trinca?

Perguntado por: Matheus Sebastião de Marques  |  Última atualização: 24. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

De forma resumida, as principais causas para trincas no piso estão relacionadas a erros de rejunte, argamassa, nivelamento do contrapiso e umidade. Todas podem ser facilmente evitadas com uma mão de obra especializada que faça o assentamento correto do revestimento.

O que faz a cerâmica rachar?

A cerâmica é um material que dilata, então é comum que se expanda no calor e contraia no frio. Sendo assim, ela pode se soltar da parede ou piso, ou até mesmo trincar, quando ocorre um choque térmico.

Qual o motivo de trinca no piso?

Existem diversos fatores que podem ocasionar rachaduras no piso, sendo que muitas deles se devem a fatores anteriores à concretagem e ao assentamento do piso. Além disso, é possível destacar que questões externas, como umidade, calor e peso, também podem causar desgaste no piso e provocar rachaduras.

Porque o azulejo trinca?

Azulejos podem se deslocar ou até trincar devido a mudanças de temperaturas (Foto: Reprodução/TV Globo) A baixa umidade do ar e a grande variação de temperatura durante o dia, características típicas do outono, podem fazer com que revestimentos de pisos e azulejos se desloquem, estalem e até cheguem a trincar.

O que pode causar trincas?

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

POR QUE APARECEM TRINCAS NO RESFRIAMENTO DA CERÂMICA? | Ginetom Rodrigues

17 questões relacionadas encontradas

O que fazer para evitar trincas?

Aprenda a evitar fissuras e trincas
  1. Utilize produtos específicos no concreto. A aplicação de aditivos plastificantes durante a aplicação do concreto reduz a quantidade de água e cimento necessários. ...
  2. Umedeça as fôrmas. ...
  3. Contrate um especialista. ...
  4. Faça uma prevenção inteligente.

Como saber se é trinca ou rachadura?

Trinca: São aberturas mais profundas, possuindo de 1 até 3 mm de espessura. É mais perigosa que uma fissura, pois, além do fato de que é maior, pode acabar impactando a estrutura da construção. Rachadura: É o tipo de abertura mais sério e perigoso dentre os três, necessitando de cuidados urgentes.

É normal casa nova rachar?

Em geral, podem surgir fissuras, como as de cimento queimado ou argamassas. Retrações diversas: a tinta, quando seca, apresenta um pouco de retração e pode apresentar fissuras mais tarde. Uma estrutura feita de madeira que não foi seca em estufa, tende a secar durante os primeiros anos da obra pronta.

Quando trincas são preocupantes?

Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes. Segundo a norma de impermeabilização (NBR 9575:2003), as microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm. As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas.

O que fazer com azulejo rachado?

Limpe o azulejo trincado com papel-toalha e uma solução de limpeza. Derrame um pouco de álcool isopropílico ou removedor de manchas industrial em uma ou duas folhas de papel-toalha. Em seguida, umedeça o papel com água e passe-o na superfície trincada do azulejo até ela ficar limpa.

Porque a parede da casa trinca?

Dilatação: outro fator muito comum no surgimento de rachaduras na parede são as variações de temperatura e intempéries. Em outras palavras, chuvas e sol a longo prazo resultam em diversas avarias em qualquer obra, por exemplo, a pintura desbota, a parede descasca e as rachaduras aparecem.

O que é trinca na parede?

Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca. Nessa etapa, a abertura divide estruturas, como paredes, em duas partes distintas. Elas também são mais profundas. Rachaduras: esse estágio da abertura requer atenção imediata.

Que tipo de rachadura e perigosa?

Rachaduras inclinadas da diagonal e profundas indicam problemas na estrutura do imóvel. No caso de rachaduras com esse aspecto, é possível que a casa tenha problemas na fundação ou por excesso de peso.

Por que o rejunte trinca?

Rejunte trincado: o principal motivo pelo qual isso ocorre é o excesso de água na hora do preparo da mistura.

O que é uma rachadura estrutural?

O que são as rachaduras nas estruturas de concreto e o que elas representam. A princípio, as rachaduras são manifestações patológicas que impactam a construção civil e que podem intervir negativamente na estética, na durabilidade, especialmente nas particularidades estruturais da obra.

Como saber se a casa vai desabar?

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Quando o piso racha?

A principal causa para trinca no piso é um fenômeno natural chamado movimentação técnica, que sempre deve ser previsto pela mão de obra. Trata-se de um princípio físico no qual a variação de temperatura provoca a dilatação e contração da maioria dos materiais que conhecemos.

Como saber se minha casa está cedendo?

Sinais de alerta

Outro sinal de alerta, apontado pelo coronel Rossano, da Defesa Civil do DF, é o aparecimento de infiltração com manchas marrom avermelhadas. “Portas e janelas emperrando também são sinais de que a estrutura está cedendo”, explica o agente.

Como saber se a estrutura da casa está comprometida?

5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Qual o melhor produto para vedar trinca?

A Suvinil Selatrinca é ideal para isso, já que veda as trincas nas paredes. A trinca na parede é um problema que pode afetar a qualidade da pintura e gerar retrabalho. Com a Suvinil Selatrinca, é possível garantir que a superfície esteja pronta para receber as demãos de tinta.

É normal ter rachaduras no teto?

Movimentações do solo, encolhimento e expansão derivados do clima, idade e degradações causadas pela água são exemplos de fatores que podem causar danos a estrutura dos mais variados tipos de construções. Um dos problemas mais comuns observados em residências é o surgimento de rachaduras e fendas em tetos de gesso.

O que fazer com trincas na parede?

Para fissuras e rachadura na parede que se limitam ao acabamento do imóvel, ocorridas por meio de variações de temperatura é indicado preencher com uma espátula a abertura com massa – cimento, gesso ou seladores industriais.

Quais os tipos de trincas?

Principais tipos de fissuras na parede
  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

Como saber se a trinca está aumentando?

Como saber se a trinca está aumentando? Faça o seguinte teste: Para trincas em áreas internas: Prepare uma pasta com gesso e água e feche as trincas, passando a massa com os dedos; Para trincas em áreas externas: Faça o mesmo procedimento, mas usando uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais.

Como evitar trinca na parede?

6 formas de evitar aberturas na parede
  1. Tenha cuidado com os materiais utilizados para evitar as retrações. ...
  2. Observe trepidações ou vibrações. ...
  3. Fique atento às infiltrações. ...
  4. Evite construir em terrenos instáveis. ...
  5. Observe a incidência de insetos na sua residência. ...
  6. Chame um profissional.

Artigo anterior
Quais as características da fauna do Cerrado?
Artigo seguinte
Sou técnico em segurança do trabalho posso dar aula?