Porque a cabeça do bebê fica amassada?

Perguntado por: Leonor Miriam Simões de Nunes  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.

Como arrumar a cabeça do bebê redondinha?

O tratamento envolve geralmente fisioterapia motora para alongar e fortalecer os músculos cervicais e deve ser desenvolvido em paralelo ao tratamento da assimetria craniana”, orienta Gerd. Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho.

Quanto tempo demora para cabeça do bebê voltar ao normal?

A força de sucção, durante o nascimento, torna a massa mole do crânio disforme e inchada. Mas a cabecinha do bebê volta ao normal em pouco tempo. Em geral, antes de três dias. No máximo, em uma semana.

Quando o bebê nasce com a cabeça amassada volta ao normal?

O aspecto de “amassado” pode acontecer, principalmente, no parto vaginal, pois a cabeça é moldável ao canal de parto. Isso também pode ocorrer devido à posição do bebê no útero ou ainda porque, dentro da barriga, próximo ao momento do parto, ele encaixa a cabeça na bacia e vai, aos poucos, pressionando para nascer.

Como corrigir assimetria craniana em bebê?

Segundo ele, nesta idade, o bebê começa a adquirir força e habilidade, então a eficácia do reposicionamento se torna muito menor. Outra tática para a correção da assimetria craniana é o uso da órtese, conhecida popularmente como “capacete”. A órtese é feita a partir do escaneamento a laser da cabeça da criança.

COMO EVITAR QUE A CABEÇA DO BEBÊ FIQUE ACHATADA | MACETES DE MÃE

21 questões relacionadas encontradas

Como consertar assimetria craniana?

Para maior parte das assimetrias cranianas graves é indicada a colocação de órtese craniana (“capacetinho”), pois sabe-se que nestes casos a assimetria dificilmente vai se reverter apenas com medidas de reposicionamento e fisioterapia.

O quê assimetria craniana pode causar?

A assimetria craniana pode alterar o posicionamento dos olhos, orelhas e mandíbula na medida em que a criança cresce. Uma das causas da assimetria é o torcicolo congênito, uma tendência de a criança ficar com a cabecinha virada sempre para o mesmo lado. Assim, um dos lados da região posterior fica mais tempo apoiado.

Como tirar o resto de parto do bebê?

Usar soro fisiológico nas narinas para higiene também pode ajudar. Porém, não deixe de levar seu bebê para ser reavaliado.

Como tratar cabeça achatada?

O tratamento para corrigir o formato da cabecinha é usar esse capacete, que age com uma contraposição de forças. É um apoio nas áreas proeminentes, que contém o crescimento nessas e deixa as áreas achatadas livres para crescerem, direcionando o próprio crescimento do crânio do bebê.

Como eliminar resto de parto do bebê?

O tratamento para retirar os restos de placenta do útero é feito pelo obstetra através da remoção da placenta ou de qualquer parte que tenha permanecido no útero logo após o parto, fazendo remoção manual ou com o auxílio de instrumentos cirúrgicos.

Quando se preocupar com o formato da cabeça do bebê?

O ideal é identificar precocemente e tratar o mais rápido possível, pois o formato crânio se define entre 1 ano e 3 meses a 1 ano e 6 meses de idade, e a assimetria que permanecer até então será mantida para a vida adulta.

Quando a cabeça do bebê fica redonda?

Essa deformidade do crânio na fase neonatal pode ocorrer desde o nascimento até os primeiros meses de vida e se resolve espontaneamente. A posição que o bebê dorme também influencia muito na forma da cabeça do bebê nos primeiros meses de vida, quando o crânio tem mais capacidade de se deformar.

Quanto tempo demora para fechar a moleira do bebê?

Quando a moleira do bebê fecha? A região da moleira localizada na frente da cabecinha do bebê, por ser a maior, demora mais tempo para se solidificar, o que pode levar de 12 a 18 meses. Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar.

É possível mudar o formato da cabeça?

Geralmente a reconstrução craniana ou a cranioplastia são realizadas em caso de craniossinostose (uma malformação do crânio) ou deformidades adquiridas como em traumas ou pós-operatório. A técnica vai depender de vários fatores como a doença de base, idade e indicação do procedimento.

Porque o bebê fica com o pescoço torto?

— Sim, é muito comum bebês manterem uma posição preferencial. O grande problema é que, se for muito recorrente, a cabecinha pode se “ajeitar” nessa posição, fazendo com que os ossos do crânio ganhem uma conformação diferente.

O que é uma testa proeminente?

A Protuberância frontal é uma condição em que o portador tem a testa proeminente, ou seja, quando a pessoa está de perfil, é perceptível que sua testa seja um pouco mais avançada do que o resto do rosto. Essa condição aparece na infância, ou é uma condição congênita.

É normal ter ondulações na cabeça?

É normal, todas as pessoas possuem irregularidades na parte óssea . Isso faz parte da estrutura humana.

O que é uma cabeça achatada?

A síndrome da cabeça chata, ou plagiocefalia, ocorre em crianças que ficam por tempo demais na mesma posição, porque o osso da criança ainda é moldável. Só que, para isso ocorrer, ela tem de ficar muito tempo mesmo – como ocorre em crianças com paralisias ou torcicolo congênito.

Qual o valor de uma órtese craniana?

Nos casos em que o médico recomenda a terapia com capacete de órtese craniana, o alto custo do tratamento ser um problema. Isso porque os valores para esse procedimento ficam em torno de R$12 mil a R$14 mil. Ocorre que, além do capacete, o tratamento inclui consultas e acompanhamento médico e o escaneamento a laser.

O que acontece se não tratar plagiocefalia?

De nome complicado, a Plagiocefalia Posicional é um tipo de deformidade craniana que, quando não tratada, pode gerar complicações estéticas e até mesmo funcionais dos órgãos localizados na cabeça. O problema pode ocorrer por conta do posicionamento intra-uterino, parto mais complicado e gestação de gêmeos.

Qual médico trata assimetria craniana?

Diagnóstico. É muito importante que o diagnóstico seja sempre feito com a ajuda de um neurocirurgião pediátrico especialista em assimetria craniana, que geralmente é indicado pelo próprio médico pediatra da criança.

Como saber se a moleira do bebê está normal?

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

Como saber se a moleira fechou?

Os exames de imagem (como raio-X do crânio, tomografia computadorizada e ressonância magnética) podem ser feitos para confirmar o diagnóstico.

O que acontece quando a moleira não fecha?

Moleira baixa ou funda pode ser sinal de que o crescimento craniano no bebê está abaixo do esperado; Moleira alta pode significar aumento da pressão craniana ou até mesmo um quadro de infecção. Nesse caso, é importante levar o bebê para ser consultado por um pediatra com urgência.

Como saber se uma criança tem hidrocefalia?

Os bebês que nascem com hidrocefalia freqüentemente têm características físicas peculiares, como por exemplo:
  1. a cabeça pode parecer maior que o normal.
  2. a pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes.
  3. as fontanelas ( ou “moleiras”) podem estar mais tensas.

Artigo anterior
Pode dar arroz à peixe de aquário?
Artigo seguinte
Quantas vezes na semana devemos Tomar banho?