Por que usar CentOS?

Perguntado por: Rodrigo André de Pinho  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Entre as distribuições de Linux que surgiram a partir do Red Hat Enterprise Linux, o CentOS se destaca pela sua confiabilidade e capacidade de se adaptar a vários ambientes de TI. Totalmente gratuito e com o apoio de milhares de usuários, esse sistema pode ser visto como uma alternativa ao RHEL em várias situações.

Para que serve o CentOS?

CentOS é uma distribuição de código aberto do Linux. Muitos se referem a ele como uma réplica do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), que é considerado uma das tecnologias corporativas de TI mais usadas no mundo. O CentOS é um sistema operacional de classe empresarial amplamente suportado pela comunidade.

O que usar no lugar do CentOS?

Debian Linux

O sistema operacional universal fornece uma distribuição de servidor sólida. Uma escolha ideal para quem deseja um sistema estável. Se você investiu muito tempo e habilidade no CentOS, pode achar Debian um pouco diferente, especialmente o sistema de gerenciamento de pacotes.

Por que usar Red Hat?

A solução de gerenciamento de identidades da Red Hat protege o datacenter ao integrar sistemas, serviços e aplicativos em um único ecossistema que fornece autenticação, controle de acesso e logon único corporativo. Dessa forma, ela oferece gerenciamento de identidades centralizado para a empresa.

Qual a base do CentOS?

Os ciclos de lançamento do CentOS refletem as versões do RHEL. O CentOS 8, por exemplo, tem como base o Red Hat Enterprise Linux 8. Essa abordagem também faz o CentOS manter o tempo de suporte oferecido pela Red Hat para cada versão que, normalmente, é de dez anos.

Por que utilizar Centos Linux como plataforma para servidor

21 questões relacionadas encontradas

O que é o CentOS Minimal?

O CentOS é uma distribuição Linux derivada do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e é distribuída de maneira gratuita pela comunidade. Este sistema é amplamente utilizado pelo mercado.

Quem criou o CentOS?

O lançamento de a nova versão de CentOS 8.3 (2011) Qual chega incorporando mudanças do Red Hat Enterprise Linux 8.3 e em paralelo o fundador do CentOS, Gregory Kurtzer, anunciou que já está trabalhando no desenvolvimento de uma nova distribuição baseada em RHEL, que é chamada Rock Linux.

Como surgiu a Red Hat?

A origem da Red Hat. A Red Hat é uma distribuição Linux criada em 1995 e mantida, até 2004, por uma empresa homônima. Suas primeiras versões eram chamadas de Red Hat Commercial Linux e, desde então, ela tem se destacado como a fonte de outras distribuições famosas, como o Mandriva e o Fedora.

Qual distribuição está relacionada ao Red Hat?

Red Hat Linux foi uma distribuição de Linux, criada e mantida pela Red Hat até ser descontinuada em 2004. Em 2003, a empresa Red Hat decidiu descontinuar a distribuição, em favor da distribuição com suporte empresarial, o Red Hat Enterprise Linux.

O que aconteceu com o CentOS?

Como o CentOS 8 foi anunciado em 2019, o seu ciclo de suporte seria encerrado em 2029. ... Com a mudança anunciada nesta semana, o sistema teve seu suporte encurtado para o final de 2021 (curiosamente, o CentOS 7, lançado em 2014, só vai ter seu suporte encerrado em 2024).

O que muda CentOS stream?

A mudança não agradou. Porém, agora, alguns críticos ferrenhos do CentOS Stream começam a mudar de opinião ao experimentarem a distribuição Linux. Dentro desta onda, vários forks começaram a surgir como AlmaLinux, RockyLinux e outros. Porém, passados pouco mais de seis meses, os ventos começam a mudar de direção.

Qual a diferença entre CentOS Linux e CentOS stream?

Agora o sistema operacional CentOS Linux (Community Enterprise Linux Operating System) que é controlado pela Red Hat desde 2014, passará a se chamar CentOS Stream, porém sem lançamentos de versões finais. Com essa mudança, o uso em produção pode acarretar em instabilidades e falta de suporte. 01.

O que é CentOS 8?

CentOS é uma distribuição Linux baseada no Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e amplamente utilizada em ambientes corporativos. Atualmente o sistema se encontra na oitava versão, lançada em 2019, derivada do RHEL 8.

Qual é a melhor distribuição Linux para servidor?

Sendo assim, vamos para a lista das 10 Melhores Distribuições Linux Para Rodar em Servidores.
  • Debian.
  • CentOS.
  • Slackware.
  • Fedora.
  • openSUSE.
  • Arch Linux.
  • Gentoo.
  • Oracle Linux.

Qual a melhor versão do Linux para jogos?

Lista das 10 melhores distribuições de Linux para jogadores
  • Steam OS. Steam OS é o primeiro sistema operacional a combinar Steam e Linux. ...
  • Sparky Linux (GAMEOVER EDITION) ...
  • Fedora Games Spin. ...
  • Game Drift Linux. ...
  • Ubuntu GamePack.

Quem comprou a Red Hat?

A compra da Red Hat pela IBM é uma operação global considerada a maior transação de software da história.

Quanto é um CentOS?

Noventa mais dez (100); cem. Grupo de cem objetos; centena, cem. Diz-se desse número: ela vive na casa cento e dois.

Qual versão do CentOS baixar?

Baixe e experimente o CentOS 8.0.1905

A imagem ISO do CentOS 8.0.1905 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Como saber qual versão do CentOS?

Como saber a versão do CentOS/RedHat
  1. Em seguida digite o comando. # cat /etc/redhat-release.
  2. O comando irá retornar a versão do CentOS/RedHat. CentOS release 6.9 (Final)
  3. Dúvidas, deixe seu comentário!

Como saber a versão do Linux?

Como descobrir qual a versão do Linux você está usando
  1. Exibindo o conteúdo do arquivo /etc/os-release. Abra o terminal e digite o seguinte comando: ...
  2. Exibindo o conteúdo do arquivo /etc/issue. ...
  3. Usando o comando lsb_release.

Artigo anterior
Quanto tem de carboidrato na cerveja Skol?
Artigo seguinte
Quanto tempo vive uma pessoa com esquizofrenia?