Por que ou pelo qual?

Perguntado por: Samuel Lourenço  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”. ... Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”. Leia também: Serrar ou cerrar?

Quando o por que equivale a pelo qual?

Com esse exemplo, ele explica que o “por que” também é separado quando equivale a "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais". No caso da música, a letra também poderia ser: “Só eu sei as esquinas pelas quais passei”.

Como usar a qual o qual?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.
...
Ao qual, do qual, no qual ou pelo qual
  • a + o qual = ao qual;
  • de + o qual = do qual;
  • em + o qual = no qual;
  • por + o qual = pelo qual.

Como usar os 4 porquês?

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

Como usar corretamente os sinais de pontuação?

Pontuação
  1. Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
  2. Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
  3. Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
  4. Parênteses ( ( ) ) ...
  5. Ponto de Exclamação ( ! ) ...
  6. Ponto de Interrogação ( ? ) ...
  7. Vírgula ( , ) ...
  8. Ponto e vírgula ( ; )

PELO QUE ou PELO O QUE?

29 questões relacionadas encontradas

Por Que exemplo?

Usamos POR QUE (separado e sem acento circunflexo) nos seguintes casos: a) Nas frases interrogativas (quando escrevemos no início das frases) e quando equivale à "razão", "motivo" e "causa". Por exemplo: Por que você não varreu o chão?

Qual a qual a qual?

As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Tem vírgula antes de a qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Qual a diferença entre os porquês?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Para que serve o por quê?

= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.

Onde ou aonde Qual a diferença?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. ... Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”.

Tem vírgula antes de a fim de?

(1) As orações iniciadas por "a fim de", "com o objectivo de" e "porque" devem ser precedidas por uma vírgula? ... 1) As orações introduzidas pelas conjunções ou locuções que refere são orações subordinadas (finais, causais etc.). São, geralmente, separadas da oração subordinante por uma vírgula.

Qual o pronome de qual?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Que substituído por a qual?

Que é um pronome relativo quando: substitui um substantivo, evitando a sua repetição; ... aparece após o substantivo que substitui; pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Que pôr o qual?

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado. O público perante o qual se pronunciou manteve-se indiferente.

Qual pronome relativo substitui QUE?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.

Qual ou o qual?

“O qual” pode ser utilizado para substituir ou mencionar um substantivo e sempre é precedido de uma preposição, locução prepositiva e artigo. Exemplo: Entregamos o pacote para o cliente, o qual ficou feliz ao receber os produtos. Neste caso, “o qual” evita a repetição de “o cliente”.

Qual a tem crase?

A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome “a qual”/ “as quais” e o verbo exigir a preposição “a” em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

O que quer dizer pés?

1. Parte do corpo humano que se articula com a extremidade inferior da perna. 2. Parte final dos membros, especialmente posteriores, dos vertebrados terrestres.

Quais os tipos de porquê?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Por que no meio da pergunta?

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida. ... Sendo assim, sempre que você conseguir fazer essa relação, deverá utilizar essa forma de escrever.

Como usar a fim de?

A fim de é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”: Exemplo: Ela marcou um horário com o médico, a fim de verificar seus exames.

Quando se usa a fim ou afim?

Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.

Artigo anterior
O que é consciência fonológica exemplos?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para a tinta acrílica secar?