Por que os moluscos são invertebrados?

Perguntado por: Matilde Margarida de Baptista  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

O que é um molusco?

O que são moluscos? Basicamente, a classe dos moluscos compreende animais invertebrados de corpo mole, e que na maioria das vezes são protegidos por uma concha feita de calcário.

Como os moluscos podem ser classificados?

As sete classes de moluscos são: Monoplacophora, Polyplacophora, Aplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda e Cephalopoda.

Qual a origem do molusco?

Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.

Quais características colocam os moluscos no grupo de invertebrados?

Os moluscos são animais invertebrados que apresentam um corpo mole, o qual, em algumas espécies, está protegido por uma concha. São encontrados tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático, sendo mais abundantes no meio marinho.

Moluscos para crianças - Animais invertebrados - Ciências

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do molusco?

Características gerais dos moluscos

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos?

São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos:
  • sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada.
  • rádula e massa visceral.
  • sistema circulatório aberto e manto.
  • simetria bilateral e mesoderme na fase embrionária.
  • sistema digestório completo e brânquias.

O que causa molusco na pele?

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.

Como o molusco se reproduz?

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). ... Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Como se classificam os moluscos Cite exemplos?

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.

Quais são as três classes do molusco?

De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas.

O que o molusco se alimenta?

Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.

O que são moluscos importância e exemplos?

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Qual é a importância dos moluscos?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Como ocorre a reprodução dos anelídeos e moluscos?

A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).

Como nasce um marisco?

Sua reprodução ocorre pela liberação de espermatozoides do macho em água. Os espermatozoides são capturados pelas fêmeas e, então, produzem ovos. A partir desses ovos nascem pequenas larvas; que se fixam em plânctons até alcançarem níveis maiores de água, onde são capazes de se desenvolver.

Como as conchas se reproduzem?

Os moluscos se reproduzem através da reprodução sexuada, ou seja, dentro de cada espécie existem indivíduos unisexuados, moluscos fêmeas ou machos. ... O macho introduz espermatozóides através do pênis dentro da fêmea, na qual os óvulos serão fertilizados.

O que fazer para acabar com molusco contagioso?

Como é feito o tratamento
  1. Pomadas: com ácido tricloroacético, combinação de ácido salicílico e ácido lático ou hidróxido de potássio;
  2. Crioterapia: aplicação de frio sobre as bolhas, congelando-as e removendo-as;
  3. Curetagem: o médico retira as bolhas com um utensílio semelhante a um bisturi;

Como acabar com molusco naturalmente?

Vinagre de cidra de maçã

É conhecido por combater as bactérias e acabar naturalmente com os moluscos. Deve ser aplicado antes de dormir em toda a área afetada com um algodão e depois um curativo em cada bolha deve ser colocado.

Qual o risco do molusco contagioso?

Se devidamente tratado, o molusco contagioso não costuma causar complicações mais graves. No entanto, em alguns casos, pode haver persistência, propagação ou recorrência de lesões. Infecções cutâneas bacterianas secundárias também podem surgir em alguns casos.

Que características permitem considerar os moluscos mais complexos que os cnidários?

Que características permitem considerar os moluscos mais complexos que os cnidários? ... Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido. Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.

Quais são as principais características dos artrópodes?

Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). ... Essa metameria é mais nítida apenas nas formas larvais.

Qual característica corporal exclusiva dos moluscos é fundamental em atividades como respiração e proteção do corpo?

a) A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, respiração cutânea.

Artigo anterior
Qual é a diferença do Pokémon XY?
Artigo seguinte
O que acontece quando bloqueamos e denunciamos alguém no WhatsApp?