Por que os jesuítas queriam catequizar os índios?

Perguntado por: Álvaro Abreu de Araújo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Brasil Colônia
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.

Por que os indígenas foram catequizados?

A tarefa coube aos jesuítas, membros da ordem religiosa Companhia de Jesus admirados na época por sua capacidade “civilizadora”. Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa.

Por que os portugueses queriam catequizar os índios?

Os jesuítas catequizaram os índios para ganhar mais adeptos à Igreja Católica.

Qual era o principal objetivo dos jesuítas?

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições.

O que pretendia a atuação dos jesuítas do ponto de vista filosófico na catequização dos indígenas?

O objetivo dos jesuítas era tanto catequisar os indígenas quanto educá-los na disciplina do trabalho executado na Europa. Não era raro a utilização de castigos físicos para que essa disciplina fosse mantida.

Jesuítas no Brasil - Brasil Escola

19 questões relacionadas encontradas

Qual era o objetivo das missões jesuíticas?

Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.

Qual o motivo da vinda dos jesuítas para o Brasil?

Para expulsar demônios e trazer santos padroeiros, os jesuítas vieram de Portugal ao Brasil. Os inacianos não foram os primeiros missionários na Terra de Santa Cruz.

Qual era a função dos jesuítas nas expedições de colonização da América?

A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões.

Como os portugueses descrevem os hábitos dos indígenas?

Desde os contatos iniciais com os indígenas, os portugueses, de um modo geral, desenvolveram uma visão ambígua sobre eles. O próprio Caminha, em sua carta ao rei Dom Manuel, descreveu-os como "rijos, saudáveis e inocentes". Ao mesmo tempo, comparou-os com animais, chamando-os de "gente bestial e de pouco saber".

Como os portugueses trataram os indígenas?

Os portugueses dividiam os índios em dois grupos: os "índios mansos" e os "índios bravos". Os índios "bravos" eram inimigos e faziam alianças com europeus inimigos: eram considerados estrangeiros, justificando as chamadas "guerras justas".

Qual era a visão dos portugueses sobre os índios?

Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.

Quais os impactos de catequização para os indígenas?

O impacto da catequização para os indígenas

A ação dos jesuítas, causou um profundo impacto ao impor aos nativos um modo de vida cristão, condenar suas práticas e crenças tradicionais, alterar suas estruturas sociais desvalorizando a função dos pajés e substituindo seu tipo de moradia.

Quando ocorreu a catequização dos índios?

TRANSMITINDO CULTURA: A CATEQUIZAÇÃO DOS ÍNDIOS DO BRASIL, 1549-1600.

Por que a guerra era tão importante para os índios?

Vê-se também que a guerra e os conflitos eram práticas recorrentes entre tribos por conta da diversidade de culturas disputando territórios. Com a finalidade também de acabarem com seus inimigos, algumas tribos se aliavam aos portugueses e, assim, estes conseguiam indígenas para trabalharem.

Como os portugueses chamavam os indígenas?

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no continente americano tomaram posse das terras e logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, chamados pelos portugueses de “selvagens”.

Porque os portugueses ficaram impressionados com a maneira de os indígenas?

Os portugueses ficaram impresssionados com a maneira dos indígenas lidarem com a posse da terra. Ela pertencia a todos os membros da comunidade, e os frutos do trabalho eram repartidos entre eles em uma relação de cooperação.

Como os europeus tratavam os indígenas?

Segundo os cronistas da época, os indígenas consideravam os europeus amigos ou inimigos, conforme fossem tratados: amistosamente ou com hostilidade. Com o passar do tempo, e ante a necessidade crescente de mão de obra dos senhores de engenho, essa relação sofreu alterações.

Qual era a função das expedições?

As expedições exploradoras vinham ao litoral brasileiro com a finalidade de mapear suas potencialidades e fazer um reconhecimento geográfico e antropológico da terra e de seus habitantes, os índios.

Qual foi o papel dos jesuítas no desenvolvimento do teatro no Brasil?

Nesse período, os jesuítas utilizavam o teatro como instrumento de transmissão dos valores católicos. Para isso, as peças eram construídas contendo referências da cultura indígena, em especial as associadas às suas crenças, e dogmas da igreja católica.

Qual a função da catequese jesuítica no Brasil?

Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa. Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa.

Qual foi o motivo que a família real portuguesa transferiu a sede do governo para o Brasil em 1808?

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Como foi a chegada dos jesuítas no Brasil?

Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.

Qual o objetivo de Portugal ao trazer os jesuítas ao Brasil?

Segundo Fausto (2009), junto ao primeiro governador-geral – Tomé de Souza – que chegou ao Brasil em 1549 vieram os primeiros jesuítas – Manoel da Nóbrega e cinco companheiros – com o objetivo de catequizar os índios e disciplinar o ralo clero de má fama existente na colônia.

O que aconteceu com as missões jesuíticas?

As missões acabaram após a expulsão dos jesuítas em 1759 pelo Marquês de Pombal, por conta da sua influência e domínio da educação, além da sua autonomia própria, desvinculada do Estado de Portugal.

O que podemos destacar na atuação jesuíta?

- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica; - Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões; - Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

Artigo anterior
Quantos paletes vazios cabem em um Truck?
Artigo seguinte
O que a progressiva com formol pode causar?