Por que os gases nobres são pouco reativos?

Perguntado por: Cátia Bruna Neto de Nogueira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

A explicação da baixa reatividade dos gases nobres se fundamenta pela regra do octeto, ou seja, é preciso que os elementos tenham oito elétrons em sua última camada para adquirirem estabilidade. No caso dos gases nobres, todos, com exceção do hélio, têm configuração na última camada do tipo ns2np6.

Qual é a característica de um gás nobre?

Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.

Qual característica confere aos gases nobres uma grande estabilidade e sua quase rara ligação com outros elementos?

Características dos gases nobres

Estes elementos possuem a última camada com oito elétrons, com exceção do hélio e, portanto, cumprem a regra do octeto o que os torna muito estáveis. ... É também devido a esse fato que estes gases podem ser encontrados isolados no ambiente.

Porque gases nobres são Monoatomicos?

Os gases nobres receberam essa denominação por dois motivos: São inertes (possuem dificuldade em interagir com outros átomos); São gases monoatômicos na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão). Por isso, esses gases são representados apenas pela escrita da sigla deles.

Por que os gases nobres apresentam valores para afinidade eletrônica muito pequenos negativos?

No que respeita à afinidade eletrônica dos gases nobres, ela é irrelevante. Isso porque eles não conseguem receber elétrons e, assim, não liberam energia. Quanto mais estável um átomo, mais energia ele libera. Ao mesmo tempo, quanto mais negativa essa afinidade for, mais elétrons são atraídos pelos átomos.

Gases Nobres - Brasil Escola

36 questões relacionadas encontradas

Porque o nitrogênio tem o valor da afinidade eletrônica negativa?

O N também não tem nenhuma afinidade por elétrons. A configuração eletrônica do nitrogênio é 1s22s22p3. Portanto o elétron adicionado teria de ocupar o orbital 2p que está semi- preenchido e as repulsões elétron-elétron seriam muito significativas.

Quais são os fatores que influenciam na afinidade eletrônica dos átomos?

Raio atômico: quanto menor for o tamanho de um átomo, maior será a sua afinidade eletrônica. Isso ocorre porque a força de atração do núcleo em relação aos elétrons da periferia é maior. Período: em um mesmo período, quanto maior for o número atômico, maior será a afinidade eletrônica.

Qual o tipo de ligação que os gases nobres fazem?

São chamados de gases nobres por serem elementos que não fazem combinação com nenhum outro elemento. Ou seja, os gases nobres são constituídos por átomos que possuem a camada de valência completa. Desta forma, não precisam fazer ligações químicas para ficarem estáveis.

O que é considerado gases nobres?

Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Qual a utilidade de cada um de gases nobres?

Resposta:
  • Hélio (He) = utilizado para inflar balões e dirigíveis.
  • Neônio (Ne) = utilizado em letreiros neon.
  • Argônio (Ar) = utilizado em extintores, lâmpadas e letreiros luminosos nas cores azul ou vermelho.
  • Criptônio (Kr) = utilizado em lampadas, lasers e projetores.

O que é a estabilidade dos gases nobres?

A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a última camada completa, ou seja, com o número máximo de elétrons que essa camada pode conter, enquanto última.

Por que o Hélio é o gás nobre com maior valor de energia de ionização?

Por exemplo, o H (hidrogênio) possui somente uma camada eletrônica, então seu elétron está bem próximo ao núcleo. Já o Cs (césio) possui seis camadas eletrônicas, estando seus elétrons bem distantes do núcleo. É por isso que a energia de ionização do H é bem maior (1312) que a do Cs (376).

O que os átomos instáveis fazem para adquirir estabilidade?

Os átomos tendem a compartilhar elétrons até adquirir uma configuração estável, ou seja, a camada de valência completa. ... Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade. Isso quer dizer que não se ligará a outros átomos, pois não apresenta tendência a ganhar ou perder elétrons.

Como identificar um gás?

Os gases são moléculas ou átomos que se movimentam constantemente. Dentre as suas características, podemos destacar volume variável, difusibilidade e compressibilidade.

Qual é a configuração eletrônica de um gás nobre?

Os demais elementos da Tabela Periódica precisam realizar ligações químicas para ficar com a configuração eletrônica dos gases nobres, ou seja, ficarem com oito elétrons na última camada eletrônica ou com dois elétrons para os átomos que possuem somente uma camada eletrônica, a camada K.

Qual a configuração eletrônica de um gás nobre?

e) gás nobre. Alternativa “e”. O átomo que possui número atômico 18 possui a seguinte configuração eletrônica em ordem de camadas eletrônicas: 2 – 8 – 8. Se possui oito elétrons na camada de valência, ele é então um gás nobre; no caso, o argônio (Ar).

Quais são os gases nobres é porque eles recebem esses nomes?

Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem. Dentre eles, temos o hélio (He), o neônio (Ne), o argônio (Ar), o criptônio (Kr), o xenônio (Xe) e o radônio (Rn).

Quais são os gases nobres Brainly?

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Quais são os gases inertes?

Saiba mais sobre Gases Inertes

Obtido pela mistura de tres gases, Nitrogênio (52%), Argônio (40%) e Dióxido de Carbono (8%), os Gases Inertes para a supressão de incêndio, atuam sobre o fogo reduzindo o Oxigênio no ambiente, para um nível abaixo do ponto de sustentação da combustão.

Quais são os gases nobres e onde são utilizados?

Os Gases Nobres
  • neônio, usado em letreiros luminosos (é conhecido como gás néon);
  • xenônio, usado em lâmpadas de flash de máquinas fotográficas;
  • hélio, um gás de pequena densidade, usado em certos tipos de bexiga e balões dirigíveis;

Qual é o gás nobre de menor número atômico?

O gás nobre com menor numero atômico é o Hélio, e o metal alcalino(1A) de maior numero atômico é o Frâncio.

Quando um átomo está estável?

A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons.

Qual elemento possui a maior afinidade eletrônica?

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

Quem tem maior afinidade eletrônica?

Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos).

Qual o significado do valor negativo para afinidade eletrônica de determinados elementos químicos?

Assim, se este valor é negativo significa que o átomo libera energia ao receber o elétron, tornando este processo favorável para o elemento. por exemplo, um dos elementos com afinidade eletrônica negativa é o cloro.

Artigo anterior
Quanta calorias tem mortadela?
Artigo seguinte
O que significa a palavra ostentamos?